28/02/2010

16ª CLÁSSICA DA PRIMAVERA

Realiza-se no Dia 20 de Março, a 16º Clássica da Primavera - Troféu José Zeferino, na cidade da Póvoa de Varzim. Esta prova está inserida no escalão de ciclismo para todos. Participa!

26/02/2010

RÉGIA BIKE - REPRESENTANTE OFICIAL DA TOKEN PRODUCTS


A Régia Bike foi nomeada como representante Oficial em Portugal dos produtos da marca TOKEN. Componentes com design atractivo estão agora disponíveis aos melhores preços. Destaca-se a linha de rodas Token C19A Rocket com um peso de 1650 gramas e um preço de 222 Euros.
Consulta toda a informação do site do representante em: www.regiabike.com

25/02/2010

2011????

Novidades para 2011?
Em Fevereiro de 2010?
Mas que é isto?
Ainda agora começaram a chegar às lojas algumas das novidades de 2010, clientes à espera de bicicletas Cannondale recebem agora as suas Flash e já se começa a falar em 2011?
A Fox já apresenta uma linha de tendência para o o próximo ano?
Será que eu estou a ver mal isto?
As lojas da especialidade sofrem no período de Inverno uma redução da sua actividade comercial. Vendem-se menos bicicletas que no período de verão é certo. A partir de Maio as vendem tendem a aumentar.
E que modelos se vendem? Os de 2010 claro!
Mas em Maio já se conhecem muitas das intenções para 2011. Quem pensa em comprar uma bicicleta nova fica a saber que já terá substituta no mercado dentro de alguns meses.
Será que a inovação muda assim tanto? Será que a tecnologia avança assim tanto de ano para ano?
Claro que não, trata-se apenas de estratégia empresarial.
Será que isto vai funcionar por muitos anos?




digite o restante do post

24/02/2010

CICLISMO A FUNDO Nº 7 NAS BANCAS


A edição n.º 7 da Ciclismo a fundo, revista dedicada ao fenómeno velocipédico de estrada, já se encontra à venda.
Uma vez mais, os testes a bicicletas terão lugar de destaque, com a escolha a recair, desta feita, na Look 595, na Van Nicholas Mistral, na B`Twin Comp Pro FC 900 e na Corratec CCT Team.
Em evidência ainda nesta nova edição (que este ano passou a bimestral) está uma Grande Reportagem que tem por temática o mundo do doping - no desporto em geral e também no ciclismo -, a qual conta com testemunhos de quem luta este flagelo, e também de quem afirma já ter recorrido a substâncias ilícitas.
No que concerne a competição propriamente dita, destaque para a entrevista a Tiago Machado, ciclista que este ano se mudou de "armas e bagagens" para o estrangeiro, nomeadamente para a RadioShack, equipa liderada por Lance Armstrong onde milita igualmente Sérgio Paulinho.
Já Joaquim Andrade, que em 2009 se despediu da competição, foi o nome escolhido para recordar alguns dos momentos mais inusitados da sua carreira desportiva, na rubrica "Estórias do arco-da-velha".
Finalmente, destaque para os artigos de mecânica (que explica como remendar furos na hora) e de saúde (o qual elucida a importância da suplementação).
De recordar que a Ciclismo a fundo tem um preço de venda ao público de 3,95 euros.

23/02/2010

BICICLETAS E QUADROS CKT CARBON


Bicicletas à medida do cliente. Não será concretamente uma novidade o facto de o cliente poder escolher os componentes, cores e equipamento da sua bicicleta, no entanto, a CKT propõe tudo isso a preços interessantes, aliando a qualidade e baixo peso dos seus produtos. Através do site www.ckt-carbon.com poderão escolher o quadro CKT 368, construído em carbono Torayca T-700 com o excelente pormenor do espigão de selim integrado, que oferece 3cm de ajuste vertical. O peso dese quadro, contando já com o espigão de selim integrado fica-se pelas 1189 gramas, para um preço de 1190 Euros, já com caixa de direcção, espigão integrado e forqueta. Qualquer coisa como um Euro por grama.

Esta marca Francesa, faz a venda dos seus produtos online, através do site acima indicado mas também podem ser encontrados em diversas lojas Europeias. Para Portugal desconheço empresas que comercializem esta marca.
Todos os quadros têm garantia de 3 anos.

Fica a descrição de um modelo e respectivos peso e preço:

Quadro: Carbono Torayca T-700
Forqueta: Carbono
Rodas: DT Swiss MonChasseral
Manetes: Shimano Ultegra
Desviador: Shimano Ultegra
Travões: Shimano Ultegra
Corrente: Shimano Ultegra
Pedaleiro: Stronglight Fission
Cassete: Shimano Ultegra 12x25
Caixa de Direcção: CKT
Espigão: CKT
Selim: Selle Italia SLR
Avanço/Guiador: CKT Carbono
Pneus: Vittoria Open Corsa Evo

Peso: 7.370g (Em tamanho L sem pedais)

PVP: 3.232€ (Quadro, Forqueta, Caixa de direcção e espigão: 1190€)


21/02/2010

UP AND DOWN 2010 - CALENDÁRIO DE PROVAS

É já conhecido o calendário de provas do campeonato Up and Down para 2010. Em breve será disponibilizado o regulamento, o qual trará alterações significativas, inclusive a nível ambiental.

16/02/2010

PNEU SCHWALBE ROCKET RON BRANCO (WHITE EDITION)



Uma versão especial do Rocket Ron da Schwalbe que está a criar muitos adeptos. A cor branca não se fica apenas pelos quadros ou capacetes, sapatos ou vestuário. A saga segue para os pneus e o facto é que cada vez mais são os interessados neste pneu. Para já a marca não comercializa esta versão, a qual apenas é fabicada para o construtor Scott que os utiliza nos seus modelos de topo das Spark e Scale. O efeito meramente estético parece resultar enquanto novos, mas será que depois de umas saídas o efeito permanecerá?

FLOYD LANDIS ALVO DE MANDADO DE CAPTURA

O Ciclista Norte-Americano, Floyd Landis volta a estar na "boca do mundo", pelas piores razões. Desta vez, o ciclista é alvo de mandado de captura, que se prevê, Internacional. Tudo por supostamento por piratia informática.
Floyd Landis foi convocado pelo juiz Thomas Cassuto, do tribunal de Nanterre, para prestar esclarecimentos devido a ter utilizado, na sua defesa por uso de substâncias dopantes, dados pirateados do laboratório que efectuou as análises, em 2006.

Toda a notícia pode ser consultada AQUI

13/02/2010

MAVIC KSYRIUM SL vs MAVIC R-SYS

Para que cumpram os critérios da UCI, as marcas têm de desenvolver testes no sentido de garantir a segurança.
Os testes que podem ver no vídeo provam que as rodas, após um impacto forte mantêm a integridade, não pondo assim em causa a segurança do cilista.
MAS SERÁ BEM ASSIM?
Um simples teste de laboratório, a meu ver, não contempla todas as variantes. Neste caso a roda não está em rotação, a roda não está montada numa bicicleta e não existe um ciclista em cima dela. Não existe torção, lateral, própria do andamento do ciclista etc.
Será que assim continuavam a manter a integridade da roda?



08/02/2010

PNEUS COM CAMARA OU PNEUS TUBULARES


Esta é uma questão que muitos de nós podemos colocar, pneus com camara ou tubulares?
Normalmente esta pergunta é feita por aqueles que, como eu, usam pneus com camara. Qual será a justificação para que tantos prefiram os dispendiosos "Boiaux"?
Logo à partida, os tubulares partem em vantagem relativamente ao peso, pois chegam a pesar cerca de 300 gramas a menos!
Alguns, principalmente os mais jovens, poderão pensar que os tubulares surgiram há relativamente pouco tempo, o que é totalmente errado. Nos tempos de outrora, o que existia era precisamente os "boiaux", em competição o que se usava eram os tais tubulares. Na volta à França era visível os uso destes pneus, já que os pneus com camara, mais conhecidos por "clincher" eram muito mais duros, não tinham um rolamento tão suave e eram claramente mais pesados.

Com o passar dos anos a tecnologia foi evoluindo bastante, o que permitiu que os "clinchers" atinginssem um nível bastante alto, rivalizando com os tubulares e, alguns pontos, até os superando.
Hoje em dia, existem pneus com camara com um rendimento bastante favorável, quase equivalente ao de um pneu tubular mas, que no campo da comodidade, ficam um passo atrás. O formato circular dos boiaux faz com que este tenham uma suavidade e um comportamento em curva sem igual. É precisamente neste ponto que os grandes atletas apostam, depois de os testarem chegam à conclusão de que em curva, um pneu tubular é imbatível. Outro dos pontos a favor dos boiaux é o facto de necessitarem de um impacto muito mais forte que os clincher para que um furo aconteça. Claro está que um pneu com camara é muito mais fácil de substituir e neste ponto o tubular perde um pouco. Um Clincher é muito mais prático e menos dispendioso.
CLIQUE EM LEIA MAIS PARA RESTANTE INFORMAÇÃO:
-

Os pneus tubulares são colados directamente no aro específico e necessitam de quase 48 Horas para que o sistema fique perfeito. A TUFO, mundialmente conhecida pela qualidade dos seus produtos desenvolveu uma fita de dupla face para facilitar a colagem dos Boiaux, porém só oferece garantia quando usada com pneus Tufo.
Todo este trabalhoso processo de colagem de um pneu tubular faz com que muitos optem pelo pneu com camara, mais barato, mais prático, facilmente substituível e com prestações muito boas.

Convém referir que os tubulares suportam pressões muito mais altas, o que influencia em muito a capacidade de rolamento. Obviamente que o conforto fica afectado quando pressão é muito alta, mas quando se trata das melhores prestações em competição, este fica preterido.
Outro dos pormenores a favor dos tubulares é a segurança, ou seja, em caso de furo em alta velocidade, um pneu deste tipo oferece mais segurança que um clincher. Torna-se mais fácil de controlar permitindo travar com segurança.
Imaginem numa daquelas descidas dos pirinéus, ou dos Alpes em que Eddie Merkx descia a cerca de 100 Km/h o que seria um furo num pneu com camara!!!
Em resumo:
Pneus Tubulares - Vantagens:
- Mais cómodo
- Mais leve
- Maior controlo em caso de furo
- Menor risco de furo por "snake bite" (trilho)
- Melhor controlo em curva

Pneus tubulares - Desvantagens:
- Mais caro
- Mais trabalhoso na montagem
- Mais dificuldade de substituição em caso de furo

Pneus com camara - Vantagens:
- Mais barato
- Mais prático
- Mais fácil utilização

Pneus com camara - Desvantagens:
- Menos cómodo
- Mais pesado
- Maior risco de furo

Baseado num artigo de Gonzalo Vilaseca

06/02/2010

ELITE PARA O HAITI


A Empresa Italiana ELITE irá promover uma acção solidária para como povo do Haiti, que foi terrivelmente afectado por violentos sismos ultimamente.
A campanha irá designar-se de "Elite for Haiti" e prevê a comercialização de bidons de água como o que vêm na imagem. O bidon tem referência ao site criado para o efeito em: www.elite-haiti.org e um logotipo com duas mãos, simbolo universal para AJUDA.
Todos os custos de produçao destes bidons, serão suportados pela ELITE e os proveitos da sua comercialização serão totalmente doados às organizações responsáveis pela recuperação do Haiti. Estas garrafas, que ser servem para transportar água, servirão também indirectamente para fazer chegar água potável ao povo Haitiano.

05/02/2010

ENCONTREI NA NET... COTTONQUIPS.COM


"My wife has no idea what my bike really cost"
Traduzindo para Português: "A minha Esposa não faz ideia quanto é que a minha bicicleta realmente custa!
Afinal não é só por cá!
João é um individuo que, como nós, é doido por bicicletas. Costuma trasnportar a sua bike de 5000 Euros num citroen AX 11 TRE de 1993. A bike quase todos os meses vai ao mecânico, mais uma peça, mais um espigão, mais uns avid ultimate, etc.
A esposa, Maria, nem desconfia do preço real da bicicleta.
Por muito temp, João consegue ocultar os movimentos de capital destinados aos melhoramentos da bike. Um dia porém, uma factura de um guiador de carbono fica esquecida lá em casa, á vista de todos!
Maria chega a casa e vê a factura!
CLIQUE EM LEIA MAIS PARA SABER O FINAL DA HISTÓRIA:

Os únicos pormenores que Maria consegue reter da factura são:
"Loja de bicicletas" e "Total".
No total da factura, Maria vê 220€ (duzentos e vinte Euros)
Em pânico Maria grita:
"JOÃAAAAAOOOOOO!!!!!!
tu compraste uma bicicleta nova!!!

Trata-se apenas de uma história mas...que pode reflectir uma realidade do mercado neste momento.
A comprovar esse facto está o site que encontrei, o qual comercializa vestuário alusivo a este desporto e com temas como este.
Consultem o site em: www.cottonquips.biz

03/02/2010

NO COMMENTS - 78

RODAS HUTCHINSON RT1 PARA PNEUS TUBELESS


A marca francesa Hutchinson irá lançar um conjunto de rodas em carbono, específicas para pneus tubeless de estrada.
Esta aposta designa-se de HUTCHINSON RT1.
Segundo a marca, este conjunto oferece o mesmo nível de prestações que as rodas para pneus tubulares.
Oferece uma grande resitência aos furos já que não existe camara de ar e ao mesmo tempo elevada segurança pois o pneus nunca sai do aro mesmo depois de furado.
O conjunto está montado com raios Sapim e cubos em carbono.
Quantos a pesos, a roda da frente alcança 680 gramas enquanto que a traseira pesa 890 gramas.
Preço: 1895 Euros.
CLIQUE EM LEIA MAIS PARA RESTANTE INFORMAÇÃO:

Peso:
Roda da frente: 680g+/-15
Roda de trás: 890g +/-1
Raios: Sapim
frente: 18 CX Radial (aero)
Trás: 20 CX (round & aero)
Tensão dos raios calibrada.
Possibilidade de substituição dos niples e dos raios.
Válvula: Tubeless integrada no aro e removível sem ferramentas.
Possibilidade de uso de camara se necessário.
Pressão: 8 bars no máximo
Altura do aro: 45mm
Largua do Aro: 22.6mm

V UPHILL DE SÃO PEDRO DO SUL


A Associação Cultural e Recreativa de Negrelos, através da secção de BTT denominada
gingasBTTe em parceria com Sidónio Pinto Madanelo Lda. irá organizar no próximo dia 25 de Abril o V UPHILL de São Pedro do Sul/Coelheira.
Está previsto para este evento um "Prize Money".
Consultem o blog www.gingasbtt.blogspot.com para obterem toda a informação.

01/02/2010

RASMUSSEN - QUE É FEITO DELE?

24 HORAS DE BTT DE CORUCHE


A edição 2010 das 24 Horas de Coruche em BTT, agendada para 10 de Abril de 2010, já está a “pedalar”!!
A Organização conta com a participação de todos os entusiastas e adeptos do BTT que em 2009 fizeram parte da criação deste evento, e por todos os que não puderam ou conseguiram inscrever-se na primeira edição.

Para 2010 a Comissão Organizadora preparou um traçado mais equilibrado, corrigindo ainda alguns aspectos menos conseguidos na edição 2009, esperando como resultado uma prova do agrado de maioria dos participantes.

A UVP-FPC volta a integrar as 24Horas de Coruche em BTT no calendário oficial apostando num evento que se pretende de qualidade e pro­motor das boas práticas da modalidade de BTT, pelo que a Organização continuará a desenvolver acções que permitam uma adesão a nível nacional para esta prova.

A Organização actualizou o site oficial procurando torná-lo mais eficaz e de fácil navegação, mantendo toda a informação sobre a prova e as actividades actualizada.
Clique em "Leia Mais" para restante informação:


As inscrições estão limitadas a 800 participantes pelo que esperamos por todos no próximo dia 10 de Abril em Coruche, para mais 24 Horas de emoção. Regulamento Oficial disponível em www.24horascoruchebtt.com/regulamentos.
A lista de inscritos será brevemente editada no site oficial www.24horascoruchebtt.com.

Emoção do Challenge regressa à FIL

O Challenge, modalidade constituída por BTT, Tirolesa, Escalada e Rapel, regressa à FIL, Parque das Nações, com a perspectiva de reunir mais de dois mil entusiastas, no Sport Show – Feira do Desporto Activo, que se realiza de 3 a 7 de Fevereiro.

A prova tem a duração de dois minutos e coloca em acção, simultaneamente, dois atletas, que podem ser de ambos os sexos, sendo que 12 anos é a idade mínima de participação. O objectivo é apurar os 16 melhores, que, no Domingo, vão, num sistema de eliminatórias, lutar pela primeira posição.


António Pedro, administrador da Alfarroba, empresa associada à organização deste evento, mostra-se entusiasmado com esta nova presença do Challenge, depois das participações em 2003, 2004 e 2005, ainda no âmbito da Nauticampo. “O turismo de natureza movimenta, anualmente, 20 milhões de pessoas, enquanto ao golfe está associado um milhão. Portanto, faz sentido existir uma feira que dê resposta a estas pessoas. Aliás, Lisboa é uma cidade vocacionada para este tipo de iniciativas, quer em espaços naturais, como o Monsanto, ou em espaços artificiais. Apostamos que vamos crescer com o Sport Show”.
A segurança é uma das principais preocupações da organização: “Vai ser tudo monitorizado, com dois comissários de pista, apoio de secretariado, apoio ao material – bicicletas, capacetes, luvas e ‘boudrier’, e haverá, também, um pequeno ‘briefing’, refere António Pedro, que estuda a entrega de prémios aos quatro primeiros classificados.