08/02/2010

PNEUS COM CAMARA OU PNEUS TUBULARES


Esta é uma questão que muitos de nós podemos colocar, pneus com camara ou tubulares?
Normalmente esta pergunta é feita por aqueles que, como eu, usam pneus com camara. Qual será a justificação para que tantos prefiram os dispendiosos "Boiaux"?
Logo à partida, os tubulares partem em vantagem relativamente ao peso, pois chegam a pesar cerca de 300 gramas a menos!
Alguns, principalmente os mais jovens, poderão pensar que os tubulares surgiram há relativamente pouco tempo, o que é totalmente errado. Nos tempos de outrora, o que existia era precisamente os "boiaux", em competição o que se usava eram os tais tubulares. Na volta à França era visível os uso destes pneus, já que os pneus com camara, mais conhecidos por "clincher" eram muito mais duros, não tinham um rolamento tão suave e eram claramente mais pesados.

Com o passar dos anos a tecnologia foi evoluindo bastante, o que permitiu que os "clinchers" atinginssem um nível bastante alto, rivalizando com os tubulares e, alguns pontos, até os superando.
Hoje em dia, existem pneus com camara com um rendimento bastante favorável, quase equivalente ao de um pneu tubular mas, que no campo da comodidade, ficam um passo atrás. O formato circular dos boiaux faz com que este tenham uma suavidade e um comportamento em curva sem igual. É precisamente neste ponto que os grandes atletas apostam, depois de os testarem chegam à conclusão de que em curva, um pneu tubular é imbatível. Outro dos pontos a favor dos boiaux é o facto de necessitarem de um impacto muito mais forte que os clincher para que um furo aconteça. Claro está que um pneu com camara é muito mais fácil de substituir e neste ponto o tubular perde um pouco. Um Clincher é muito mais prático e menos dispendioso.
CLIQUE EM LEIA MAIS PARA RESTANTE INFORMAÇÃO:
-

Os pneus tubulares são colados directamente no aro específico e necessitam de quase 48 Horas para que o sistema fique perfeito. A TUFO, mundialmente conhecida pela qualidade dos seus produtos desenvolveu uma fita de dupla face para facilitar a colagem dos Boiaux, porém só oferece garantia quando usada com pneus Tufo.
Todo este trabalhoso processo de colagem de um pneu tubular faz com que muitos optem pelo pneu com camara, mais barato, mais prático, facilmente substituível e com prestações muito boas.

Convém referir que os tubulares suportam pressões muito mais altas, o que influencia em muito a capacidade de rolamento. Obviamente que o conforto fica afectado quando pressão é muito alta, mas quando se trata das melhores prestações em competição, este fica preterido.
Outro dos pormenores a favor dos tubulares é a segurança, ou seja, em caso de furo em alta velocidade, um pneu deste tipo oferece mais segurança que um clincher. Torna-se mais fácil de controlar permitindo travar com segurança.
Imaginem numa daquelas descidas dos pirinéus, ou dos Alpes em que Eddie Merkx descia a cerca de 100 Km/h o que seria um furo num pneu com camara!!!
Em resumo:
Pneus Tubulares - Vantagens:
- Mais cómodo
- Mais leve
- Maior controlo em caso de furo
- Menor risco de furo por "snake bite" (trilho)
- Melhor controlo em curva

Pneus tubulares - Desvantagens:
- Mais caro
- Mais trabalhoso na montagem
- Mais dificuldade de substituição em caso de furo

Pneus com camara - Vantagens:
- Mais barato
- Mais prático
- Mais fácil utilização

Pneus com camara - Desvantagens:
- Menos cómodo
- Mais pesado
- Maior risco de furo

Baseado num artigo de Gonzalo Vilaseca

Sem comentários: