31/07/2009

ASTARLOZA - EPO


O título deste post combina duas palavras que infelizmente parecem estar bem ligadas. Miguel Astarloza, é só mais um. Nem me vou alongar no assunto, apenas dizer que uma amostra de 26 de Junho (antes do Tour) deu positiva numa combinação qualquer de EPO. Falta a contra-análise mas...enfim, é só mais um...

MARATONA NELAS CORAÇÃO DO DÃO


Um evento a ter em conta. Realiza-se no dia 06 de Setembro na Vila de Nelas mais uma edição da maratona de BTT, inserida nas festividades da Feira do Vinho de Nelas, pelo que se adivinha alguma compensação vinícola.
As inscrições já decorrem há alguns meses, no entanto, o valor das mesmas é de 10 euros para os(as) participantes masculinos e 8 para os(as) participantes femininos até o dia 31 de Julho.
A partir de Agosto, o valor sobe para 15€ e 10€ respectivamente.
Não faltem!

Toda a informação AQUI

30/07/2009

MANUTENÇÃO DO AMORTECEDOR ROCK-SHOX MONARCH

Mais um dos vídeos do canal SRAM, neste caso a manutenção do amortecedor ROCK SHOX MONARCH. Mesmo para quem tem dificuldades no inglês, este vídeo está muito objectivo, sendo fácil perceber cada passo a tomar.

29/07/2009

ORBEA ALMA - 2010

Circulam já algumas fotos daquele que vai ser o modelo ALMA da ORBEA para 2010. O surgimento deste quadro há cerca de dois anos mostrou uma estética de vanguarda, com um tubo diagonal sobredimensionado e umas escoras traseiras que formavam um triângulo de 4 angulos, se é que se pode chamar assim.
Pois bem, para 2010, o tubo diagonal mantem-se e o triângulo de 4 ângulos também. Surgem no entanto, dus inovações de relevo. A primeira prende-se com a forma de união do tubo horizontal ao tubo do espigão do selim. Sendo esta uma zona que em muitos casos necessita de ser reforçada, esta alteração, que em termos de melhoria parece ser apenas ao nível estético deixa-nos algo de pé atrás. Mas...claro que esta marca, seguindo sempre altos padrões de qualidade de construção, não iria colocar no mercado um quadro deste nível se não tivesse sido mais do que testado.
Outra das inovações, é a passagem dos cabos das mudanças. Ao contrário de outras marcas, que optam pela passagem no interior dos tubos, a Orbea tomou a opção de manter esta passagem no exterior usando para o efeito uma peça na caixa de direcção que mantém a tensão dos mesmos evitando que estes "roçem" no quadro.
Não se sabe ainda números oficiais, mas tudo indica que deverá ter um peso entre as 1000 e as 1050 gramas.
Quanto ao preço, ainda vamos ter de esperar para saber ao certo, mas será concerteza acima dos 2000 Euros.





Dica de Rui Pais

CAMPAGNOLO VENDIDA AOS CHINESES


Segundo notícias que circulam no "Mundo Online", a CAMPAGNOLO terá sido vendida a investidores Chineses. Estas notícias circulam não só no círculo Europeu como também no Asiático. Não há ainda oficialmente qualquer informação confirmada mas, como se cosutma dizer, "onde há fumo há fogo".
Este é realmente o resultado do funcionamento da economia ao nível global, as exigências do mercado mundial e do capitalismo. Não pretendo aqui fazer qualquer invocação de lições de economia mas a verdade é que cada vez mais as marcas tradicionais, as suas origens, as suas bases e tradições tendem a desaparecer. Os grandes grupos assumem o controlo e liderança destas empresas com nome e reputação muito favorável no mercado e procuram rentabilizá-las ainda mais no sentido de obtenção de lucro. Poderemos pensar que o cliente/comprador sai beneficiado e, algumas das vezes isso acontece, mas o Mundo das bicicletas como o conhecíamos vai desaparecendo a pouco e pouco.
Esperemos que para melhor!

TODA A NOTÍCIA EM www.bike-eu.com


O ITALIAN JOURNAL DESMENTE A NOTÍCIA


Gentullio Campagnolo nasceu em 26 de Agosto de 1901 e morreu em 03 de Fevereiro de 1983. Em 1930 patenteou o sistema de libertação rápida das rodas, conhecidos agora como os "apertos rápidos". Ainda hoje é o sistema padrão nas indústrias de bicicletas. Em 1949 apresentou aquilo que ficou conhecido como o moderno desviador, chamado na altura de "Gran Sport. A campagnolo foi sempre uma marca inovadora, que procurou introduzir novos materiais e conceitos de engenharia aplicados à indústria das bicicletas.

28/07/2009

PEDAIS LOOK KEO 2 MAX PERSONALIZADOS


Feitos especialmente para Alberto Contador (O anti-Lance) para usar na última etapa do Tour/2009. Pesam apenas 120 gramas na variante Carbono.

27/07/2009

TREK 9.9 SSL . 2010



Conheço muitos que já se estão a babar neste momento. Não é para menos, este modelo para 2010 está muito, mas muito bem conseguido.

AINDA O TOUR - CONTADOR CONTUNDENTE



Declarações algo agressivas aquelas que Contador proferiu em relação a Lance Armstrong.
O Espanhol diz que a relação com o Norte-Americano simplesmente não existe e que mesmo sendo Armstrong um grande campeão nunca teve admiração por ele nem nunca irá ter.
Estas declarações proferidas numa conferência em Madrid dizem tudo acerca da atitude deles no Tour.
Como é que haviam de se dar bem???

26/07/2009

TOUR - IMAGEM FINAL




Será esta realmente a imagem final?
Eu espero que sim, que não haja surpresas e desilusões pois já estamos fartos dessas situações.

O Jornal Record, na sua edição de 23 de Julho, publica um artigo com base nas declarações de Greg LeMond em que este põe em causa a capacidade sobre-humana de Contador no Verbier. Desafia-o inclusive a provar que não estava dopado.
ESte é apenas um pequeno excerto da notícia:
"Nunca um corredor do Tour subiu tão rápido. Um corredor com água da torneira consegue atingir a velocidade de escalada e a potência produzida no Verbier?", questiona o vencedor da "Grande Boucle" de 1986, 1989 e 1990, numa coluna diária no jornal gaulês "Le Monde".

Leiam o artigo completo em: www.record.pt



Por: José Rosa

PORTUGAL NA VERTICAL - PEDRO ALVES


Um exemplo de extremo esforço, dedicação, espírito de sacrificio, abnegação, aventura e atitude heroica. É assim que tento definir Pedro Alves e a forma como encara o seu desafio: PORTUGAL NA VERTICAL. Ligar Viana do Castelo a Sagres em bicicleta.
Consultem toda a informação desta aventura no seu blog criado para o efeito em: A DINÂMICA DO PEDAL

NO COMMENTS - 57

Será a linda Charllote a entregar o troféu hoje a Alberto Contador???



Foto por www.pezcyclingnews.com

23/07/2009

ALBERTO CONTADOR - "ESMAGADOR" NO TOUR


É impressionante!
Tão impressionante que até causa impressão. Contador não dá hipotese aos seus adversários e, desafia até as ordens do seu director desportivo para cimentar a sua liderança. Como é que é possivel haver uma diferença de mais de 4 minutos para o 2º classificado numa competição deste nível?
Será que os outros corredores são assim tão fracos?
Ou Contador é mesmo fora do normal?
Parece mesmo que sim. Recordam-se quando ele estava de férias e foi chamado para o Giro e acabou mesmo por ganhar a competição?
Foi desde aí que deu a entender que ali estava um campeão, acima de tudo aquilo que já tinhamos visto.
Mas....Alto!
Ganhar um contra-relógio ao Campeão Olímpico da especialidade?
Ficar à frente de Fabian Cancellara?
Mesmo para um campeão Espanhol de contra-relógio é obra!
Eu venero este ciclista!!!Será concerteza o maior de todos os tempos!
Só espero que não ande por aí o Axterix ou o Obelix a distribuir a poção mágica, já que estamos e território Gaulês!


Classificações:

1 Alberto Contador Velasco 0:48:30
2 Fabian Cancellara 0:00:03
3 Mikhail Ignatiev 0:00:15
4 Gustav Erik Larsson 0:00:33
5 David Millar 0:00:41
6 Bradley Wiggins 0:00:43
7 Luis León Sánchez Gil 0:00:44
8 Christophe Moreau 0:00:45
9 Andreas Klöden 0:00:54
10 David Zabriskie 0:01:02
11 Tony Martin 0:01:04
12 Cadel Evans 0:01:14
13 Maxime Monfort 0:01:19
14 Sylvain Chavanel 0:01:20
15 Vladimir Karpets 0:01:28
16 Lance Armstrong 0:01:30


foto por AFP/Getty Images

MANITOU R7 - 2010

Denny of Manitou introduces the 2010 R7, Absolute + damper & MILO from Ride559 on Vimeo.

22/07/2009

NO COMMENTS - 56

DANILO DI LUCA ACUSA DOPING


Danilo di Luca deu espectáculo no Giro deste ano, deu o seu melhor, muitos acharam de que deveria ter ganho pela forma como se bateu nesta prova. No entanto, algo está a perturbar a imagem que deixou no Giro. Segundo notícias divulgadas hoje, o corredor de 33 anos acusou doping, mais concretamente a "CERA" como agora é conhecida a EPO da 3ª geração, como resultado de dois controlos efectuados na prova.
Di Luca já rejeitou completamente estas acusações. Afirmou mesmo que "...não seria tão estúpido que fosse tomar CERA um ano depois de terem sido apanhados o Ricco, o Sella e o Rebellin..." e pediu já a contra-análise num laboratório diferente.

21/07/2009

A BIKE DE MARK CAVENDISH

Para além do profissionalismo, do rigor dos treinos, da vontade de ganhar, do gosto pelo ciclismo, existe também o culto da "máquina".
A bicicleta que Mark Cavendish utiliza no Tour é um exemplo de personalização. Muitos autocolantes, alguns a imitar falsos sistemas hidráulicos no interior dos tubos, pintura a imitar chapas de aluminio rebitadas, asas a enumerar as vitórias, etc.
Há no entanto um pormenor que merece uma atenção mais séria. Trata-se do sistema de análise e verificação da potência de pedalada da SRM que irei analisar num outro artigo.
NO vídeo é possivel ver o equipamento da bike antes da personalização.








fotos: James Huang /BikeRadar

QUANTOS KM ANDAS POR ANO

Terminou a votação dos visitantes do blog para a indicação do número de Km que pedalam por ano. Esta votação deu a conhecer que andam por aí autênticas máquinas do pedal. 17% dos votantes pedalam entre 10 e 15 mil Km por ano enquanto que 5% fazem mais de 15 Mil. Impressionante... no entanto, a grande maioria, 31%, situa-se entre os 2 e os 4 mil Km por ano o que poderá indicar cerca de 300 Km por mês. Muito bom para desfrutar do prazer de pedalar e melhorar a forma física.

JENS VOIGHT SOFRE QUEDA NA 16ª ETAPA DO TOUR


(foto: bikeradar/Jasper Juinen/Getty Images)
O experiente ciclista alemão, JENS VOIGHT, sofreu hoje uma queda violenta. Ainda não é conhecido o resultado dos exames mas, é possível que o ciclista tenha sofrido um trumatismo craniano.

OS COMPUTADORES TAMBÉM TÊM AVARIAS

Um Computador novo depois e ainda algum trabalho de recuperação de dados (se tal for possível) voltamos ao trabalho. Desde o fim de semana que o Azuribike não tem tido actualizações. Tal deveu-se ao facto de uma avaria técnica grave da principal ferramenta de trabalho - o Computador. O velhinho Vaio ficou cansado e resolveu tirar umas férias. Com ele ficaram vários artigos e diversos elementos de pesquisa que tentarei recuperar.
Voltamos então à divulgação das últimas do mundo ciclistico e à partilha de ideias e opiniões.

As minhas desculpas aos leitores do blog por este contratempo.

19/07/2009

TOUR DE FRANCE - 15ª ETAPA

volto a perguntar:

Ainda alguém tem dúvidas?


O Vídeo está numa lingua estranha mas o que interessa é a visualização dos últimos Km.
1 Alberto Contador Velasco (Spa|Astana) 5:03:58
2 Andy Schleck (Lux|Team Saxo Bank) 0:00:43
3 Vincenzo Nibali (Ita|Liquigas) 0:01:03
4 Fränk Schleck (Lux|Team Saxo Bank) 0:01:06
5 Bradley Wiggins (GBr|Garmin - Slipstream)
6 Carlos Sastre Candil (Spa|Cervelo Test Team)
7 Cadel Evans (Aus|Silence - Lotto) 0:01:26
8 Andreas Klöden (Ger|Astana) 0:01:29
9 Lance Armstrong (USA|Astana) 0:01:35
10 Kim Kirchen (Lux|Team Columbia - High Road) 0:01:55


foto por BikeRadarAFP/Getty Images
A imagem do esforço. Deu tudo o que tinha, mas, não chegou. Lance Armstrong disse: "...Contador é o melhor corredor no Tour, o melhor trepador..."

18/07/2009

O OUTRO LADO DA VIDA - 2

Movimento "no pants", ou seja, "sem calças"

MORTE NO TOUR

Uma espectadora da Volta a Fança morreu hoje ao ser atropelada por uma das motos da Polícia. Outras duas pessoas foram feridas mas encontram-se livres de perigo. A mulher, com cerca de 60 anos, foi atingida enquanto atravessava a estrada num intervalo de passagem dos ciclistas.

17/07/2009

BANDEIRA PORTUGUESA NO TOUR DE FRANCE


Muitos de nós gostaríamos de estar presentes em alguma das etapas da edição do tour deste ano. São muitos os ingredientes, já sabemos, Armstrong, Contador, Sérigo Paulinho, Rui Costa, Carlos Sastre, etc, etc, etc. Poucos, porém, têm esta oportunidade.
Há no entanto, um Português e, sabemos que há sempre um Português em todo o lado, que não perde uma edição do Tour ao vivo. Todos os anos reserva uns dias para assistir a algumas etapas. Paulo Arrais é um adepto acérrimo do ciclismo de estrada, desde muito jovem que se dedica a saídas extensas em cima da bicicleta. A sua paixão pelo Tour faz com que todos os anos se submeta, também ele a efectuar algumas daquelas subidas das etapas dos Pirinéus.
Este ano não foi excepção e, cordialmente enviou-me estas fotos que podem ver abaixo, captando alguns dos protagonistas do evento. Claro está que Lance e os dois Portugueses, Paulinho e Rui Costa tiveram de ser fotografados.
A Bandeira Portuguesa esteve presente nesta etapa e serviu de certeza para uma motivação extra aos nossos corredores, naquela que é a mais importante competição do ciclismo de estrada do planeta.




LEVI LEIPHEIMER FORA DO TOUR


Levi Leipheimer foi forçado a abandonar o Tour depois de ter sofrido uma queda no final da 12ª etapa. Desta queda resultou a fractura do osso escafoide que praticamente torna impossível a sua continuação pois a zona da mão afectada é precisamente a sua zona de apoio no guiador. Frustação enorme para Leipheimer e toda a equipa da Astana.

BIKES DO TOUR - LAMPRE

EQUIPA: LAMPRE
BIKE: WILIER TRIESTINA
GRUPO: CAMPAGNOLO SUPER RECORD 11V


SITE DA EQUIPA: www.lampre-ngc.com

16/07/2009

CANNONDALE TAURINE - O VALOR DA DIFERENÇA



Por Email: Paulo Ribeiro

DOREL COMPRA A IRON HORSE


Fixem bem este nome: DOREL
Este grupo está a "absorver" marcas com um peso significativo, quer no mercado Americano, quer no mercado Internacional. Marcas como a Cannondale, GT, Schwinn, Mongoose e Sugoi, fazem já parte do grupo. Agora foi a vez da Iron Horse. O negócio inclui todo o inventário desta marca, bem como as marcas que lhes estão associadas e ainda as patentes. O valor ronda os 5 milhões de dolares americanos.

PEDALEIRO RACE FACE DEUS

Vale a pena olhar e admirar. Race Face Deus XC, construido em alumínio 7050 forjado. Com um peso de 850 gramas e uma beleza estética que não deixa ninguém indiferente, este pedaleiro faz sonhar...

O site da marca em: www.raceface.com

15/07/2009

AZURIBIKE NO BLOGÓMETRO

O BLOGÓMETRO é um espaço que estabelece o ranking dos blogs em Portugal por Temas e Popularidade. O Azuribike ocupa neste momento o primeiro lugar na categoria de Desporto. Tendo em conta que a grande maioria dos Blogs desta categoria são orientados ao Mundo do Futebol, é com muita satisfação que vejo um Blog sobre bicicletas ocupar uma posição de destaque em termos de popularidade. Para este facto contribuem as visitas diárias, e os temas apresentados.
São portanto os visitantes do Azuribike que fazem com este Blog esteja tão bem representado num universo futebolístico como é o caso.

Podem visitar esta classificação em: www.tops.zi-yu.com

BTT...............É DURO!!!!!!!!!!!!!!!!!



Foto por Pedro Pontes - Grupo Recreativo da Granja

13/07/2009

BICICLETAS DO TOUR - LIQUIGAS

EQUIPA: LIQUIGAS
BICICLETA: CANNONDALE SUPERSIX
GRUPO: Campagnolo Super Record 11 Velocidades

SITE DA EQUIPA: www.liquigas.cannondale.com



BASTIDORES DO TOUR - ROBIN WILLIAMS NO AUTOCARRO DA ASTANA

ALBERTO CONTADOR NUMA EQUIPA DE FERNANDO ALONSO?


Surgiram hoje rumores de que o Bi-Campeão do Mundo de Fórmula 1, Fernando Alonso irá criar uma equipa de ciclismo com Alberto Contador a encabeçar a lista de corredores. Não é novidade nenhuma que Alonso gosta de dar umas pedaladas, inclusive foi publicada aqui no azuribike uma notícia acerca do treino que ele efectuou com Carlos Sastre, sob o título "Fernando Alonso Ciclista"

Esta suposta equipa será criada com base em patrocínios da Renault (actual patrocinadora de Alonso) e do Banco Santander.
Tendo em conta a actual rivalidade de Armstrong e da intermitênica da equipa Astana, esta será uma notícia agradável para Contador e para o ciclismo em geral.
Esta informação surge num artigo do jornal "A Marca" no qual não é citada a fonte.

KTM 2010

Já são conhecidas algumas das novidades da KTM para 2010. As grandes alterações, para já, circulam ao nível da Aphex e Caliber. As quadros de carbono Score e Myroon mantêm-se, mudando apenas ao nível dos grafismos. A gama rígida de alumínio está mais agradável à vista principalmente na categoria ULTRA. Pena o quadro RACE não estar mais leve (1700 gramas)pois ao nível estético está bem conseguido.
Destaque ainda para um modelo rígido para XC com motor auxiliar o qual ainda iremos aqui analisar mais em pormenor.

Vejam todas as fotos AQUI

11/07/2009

TOUR DE FRANCE - 8ª ETAPA

Luis Leon Sanchez deixou os três companheiros de fuga, o francês Sandy Casar, o basco Mikel Astarloza e o russo Vladimir Efimkin e avançou para a vitória num sprint bem esforçado.

10/07/2009

BTT NOCTURNO EM MANGUALDE

No próximo dia 12 de Julho, irá realizar-se um passeio nocturno em Mangualde sob a designação "MORCEGOS DA BICLA"
Toda a informação em DÁ GÁS - CLUBE DE MANGUALDE

LOOK 2010 - ESTRADA

São muitos os aficcionados desta marca e, têm muitas razões para isso. A beleza, fiabilidade, robustez e acabamentos dos quadros fazem com que esta seja uma marca de referência. Para 2010, a categoria de estrada não sofre alterações profundas.
Vamos analizar cada um dos modelos:

LOOK 566
O modelo de entrada que aposta na comodidade sem descurar o baixo peso que se fixa nas 1200 gramas. Estará disponível em três cores. Destaque para o tubo horizontal, extremamente plano para absorver os impactos melhorando assim o conforto.




LOOK 585

Um quadro abaixo de 1Kg. Mantém a geometria clássica, tubos redondos, slooping pouco pronunciado mas com grande ênfase na rigidez, conforto e baixo peso.
Existe ainda o 585 Optimum com um tubo horizontal mais curto e uma coluna de direcção mais alta.



LOOK 586
Um quadro com apenas 940 gramas destinado já à vertente competitiva. Estará disponível em três cores sendo que o preto será o mais leve pois apenas levará uma leve camada de verniz.


LOOK 595
Este sim, um verdadeiro "puro sangue". Transborda competição por todos os ângulos. É o mesmo quadro que ulitliza a COFIDIS que faz da rigidez a sua principal qualidade.
Estará disponível em duas cores, réplica da Cofidis e em branco/preto.


Estará ainda disponível o 595 ULTRA que é 15% mais rigido.

07/07/2009

TOUR DE FRANCE - 4ª ETAPA

PARA QUEM NÃO VIU HOJE, OS ÚLTIMOS 6KM PELA EQUIPA ASTANA. ARMSTRONG TEM O MESMO TEMPO DE CANCELLARA. SERÁ AMANHÃ QUE FICA COM A AMARELA?

06/07/2009

CANNONDALE FLASH 2010


UMA RÍGIDA DE 7,5 KG.
Há muitas bicicletas de estrada que não conseguem este peso. Claro que estamos a comparar com um versão topo de gama, com componentes devidamente selecionados mas...
O quadro pesa apenas 950 gramas.
A gama FLASH para além das duas versões 29er irá ter três versões distintas conforme a descrição abaixo:

FLASH CARBON ULTIMATE
Suspensão: Lefty Speed Carbon SL 110
Rodas: DT Swiss XCR 1.2 carbon wheelset
Pneus: Schwalbe Furious Fred 26 x 2.1
Pedaleiro: Cannondale Hollowgram SL BB30 42/28 com a aranha SRAM XX
Grupo: SRAM XX
Selim: Fizik Antares carris de carbono

FLASH CARBON 1
Suspensão: Lefty Speed Carbon SL 110
Rodas: Shimano XTR
Pedaleiro: FSA K-Force Light BB30 44/32/22
Grupo: Shimano XTR

FLASH CARBON 2
Suspensão: Lefty Speed Carbon DLR 110
Rodas: DT Swiss XCR 1.5
Pedaleiro: FSA V-Drive BB30 44/32/22
Grupo: Manípulos SRAM X-7 e Desviador Traseiro SRAM X-9
Travões: Avid Elixir R