12/03/2009
FACTOR R1 - A BICICLETA MAIS AVANÇADA DO MUNDO
É anunciada como a bicicleta mais avançada do Mundo. Uma fasquia demasiado alta, a meu ver. Um dos seus cartões de visita, que atesta a sua extrema qualidade de construção é o facto de ter sido desenvolvida por engenheiros da empresa BERU com grande experiência na Fórmula 1. Quando se fala em Engenharia Aerespacial, NASA ou Fórmula 1 é o suficiente para credibilizar qualquer projecto.
O quadro é construído em carbono com acabamento metálico e construído à medida de cada comprador. Vem equipada com travões de disco de cerâmica e um sistema integrado que permite avaliar os níveis de respiração e batimentos cardíacos. Outro dos pormenores é a presença de um sistema de GPS.
Logo ao primeiro olhar, reparamos que o quadro possui uma geometria que faz lembrar os antigos quadros de estrada de alta performance, pois tem umas escoras superiores muito reduzidas e uma completa ausência de slooping. Isto traduz que o conforto não será muito privilegiado, até porque a roda traseira está mesmo por baixo do selim, fazendo lembrar as bicicletas de contra-relógio, ou mesmo as inconfundíveis BMC.
De realçar pormenores como o tudo do selim que é duplo, a forma e colocação da forqueta, a colocação do disco dianteiro no lado direito da roda e a ausência de cabos no exterior.
Pesa cerca 7Kg e custará mais de 20 00 euros!!!
Resta-me questionar que tipo de bicicleta será esta. De competição em estrada? Contra-relógio? De treino? Passeio?
Podem consultar o site da BERU AQUI
O site da Factor AQUI
Dica de Rogério Leite
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
5 comentários:
Gomes... é realmente impressionante os materiais usados... senti falta no seu texto de algumas comparações:7Kg é muito ou pouco em relação aos concorrentes? Freios [travões] à Disco de Cerâmica são mais eficiente ou menos que os metálicos? Que vantagens têm que justifique seu uso?
Boas!
A bicicletas de competição, que correm o tour, Giro, vuelta, etc estão limitadas pela UCI a um peso mínimo de 6,8Kg no entanto, fora da competição há bicicletas abixo de desse peso, nomeadamente a BH G4ultralight. Quanto aos discos, penso que a cerâmica é apenas um preciosismo, pois a grande vantagem é que aquecem muito menos, razão pela qual são utilizados na Fórmula 1. Quanto a bicicletas, acho que não se justifica, mas, é apenas a minha opinião.
Sou da mesma opinião....
Deve ser mais um projecto daqueles que alguém se lembrou de tirar da gaveta, mas atenção... Se me quiserem oferecer uma.... LOL
Frinxas/Gomes... tô na fila! LLLLOOOOOOLLLLLL!!!
Eu quero é umas roldanas doiradas como aquelas (e a corrente já agora) para brilhar no monte! :D ... a brincar a brincar mas pelo menos as roldanas ainda as vou ter.. das mais baratinhas pois...
Bicicletas & Caminhadas, é preciso mais?
Enviar um comentário