27/02/2009

NO COMMENTS - 32

BOM FIM DE SEMANA!!!

26/02/2009

GPS PARES - UM EVENTO A TER EM CONTA

Numa altura em que os passeios e as maratonas dominam o calendário bettístico, é conveniente olharmos também para outros eventos que pela sua particularidade merecem destaque. Como puderam ver pelo título, o evento que proponho caracteriza-se pela necessidade de uso de GPS e terá lugar no próximo dia 23 de Maio em Arruda dos Vinhos. Além disso, não é uma prova individual, mas sim baseada no sistema da "parelha" estando disponíveis as distâncias de 40 ou 80 Km. Tem uma excelente organização, já com provas dadas.
Podem consultar toda a informação no site desenvolvido para o efeito em: www.gpspares.com
Este é um evento que o Azuribike atesta com o "Selo de Qualidade".

25/02/2009

ADRENALINA AO MÁXIMO

Sei que não tem bicicletas, mas tinha de partilhar este vídeo, principalmente pela adrenalina que deve sentir correr nas veias. Vejam até ao fim, vale a pena!
É caso para dizer: ...também quero experimentar...
Agora imaginem se o pessoal do Downhill vê este vídeo!!!

wingsuit base jumping from Ali on Vimeo.

NO COMMENTS - 31

24/02/2009

FOTOS DO GRUPO SRAM XX

Há uns meses atrás foi aqui publicada uma notícia acerca do evetual desenvolvimento de um grupo de 10 velocidades por parte da SRAM. Tal notícia prendia-se com o facto de o referido grupo ter a designação de "XX". Foi criada muita expectativa em volta deste projecto pois seria o primeiro do género para BTT. Gary Fisher, nome indelével neste Mundo das duas rodas veio pouco tempo antes a público mostrar o seu descontentamento com os sistemas de comutação de mudanças, nomeadamente os desviadores traseiros invocando a sua aparente fragilidade. Também referiu que nos últimos anos estes sistemas pouco evoluiram, apenas os materiais utilizados foram variando, mantendo-se inalterado os sistemas cabo/esticadores. Tudo isto deixava antever uma autêntica revolução, pelo que as expectativas são actualmente muito elevadas. Pouco mais se sabe agora, no entanto, circulam já algumas fotos do Grupo "SRAM XX", o qual parece ser insipirado na linha de Estrada "RED", nomeadamente os grafismos. Os manípulos são "double tap" e sabe-se também que o seu peso é ligeiramente superior ao Shimanho XTR, apesar de o pedaleiro ser apenas de dois pratos.
Aguardaremos então por mais informações em relação a este projecto.


23/02/2009

A BICICLETA DE FRANK SCHLECK

O jovem do luxemburgo, Frank Schleck, ciclista da equipa SaxoBank tem dado nas vistas ultimamente. Ganhou inclusive uma etapa no tour da Califórnia. Por esse facto convém dar uma vistas de olhos à sua máquina, uma Specialized Tarmac SL2. para a lém do quadro, o avanço e os pneus tubulares, também o pedaleiro pertence à marca do "S", num sistema idêntico ao sobredimensionado BB30. O Grupo de transmissão é o Shimando Dura-Ace 7900 e as rodas são da Zipp. Um dos pontos que chama a atenção é o facto de não vermos um guiador em carbono mas sim o tradicional alumínio da FSA. Já o avanço, consegue conciliar materiais como o alumínio, titânio e carbono. Outro factor de realce são os pedais "Zero" da speedplay, pouco vulgares nestas andanças.





PEDAIS SYNCROS

Podem não ser muito conhecidos, mas têm bons argumentos. Destinam-se principalmente aos adeptos do "All Mountain" e além da simplicidade do seu design têm outros factores a seu favor. Embora possa não parecer estes pedais têm um peso bastante comedido, nomeadamente 320 gramas. Estão disponívies em duas cores, são ajustáveis no que toca à tensão, estão preparados para os terrenos com muita lama e têm um corpo construído com materiais como a a fibra de carbono e o nylon. Podem consultar toda a informação em: www.syncros.com

CYCLING INDOOR ENTRA PARA O GUINEES


Os empregados de uma cadeia de ginásios inglesa bateral num novo record no passado dia 28 de Fevereiro ao conseguirem reunir o maior grupo de ciclistas num ginásio. Foram um total de 412 ciclistas que através do "Esporta Health Clubs" bateram então o anterior record também establecido por esta organização há menos de um ano atrás. Cá pela nosso jardim à beira mar plantado, esta modalidade (cycling indoor) também está a ganhar cada vez mais adeptos, mesmo entre aqueles que há pouco tempo atrás eram altamente relutantes em relação a esta modalidade. Será que os Portugueses também se irão lembrar de fazer frente a esta iniciativa?

20/02/2009

NO COMMENTS - 30

BICICLETA DE ARMSTRONG RECUPERADA

Durou pouco o roubo de uma das bicicletas mais mediáticas do planeta. A bicicleta de Armstrong foi encontrada pela polícia de Sacramento. Aparentemente, os ladrões não faziam ideia do que roubavam, apenas pretendiam obter uma pequena quantia em dinheiro vendendo o material nas ruas. Acautelando-se, a Trek tinha já construído uma réplica na qual consta a inscrição: "Ride this one like YOU stole it."


19/02/2009

OAKLEY JAWBONE - OS ÓCULOS DE ARMSTRONG


Tudo em que Lance Armstrong toca é motivo de atenção e notícia. Os óculos que agora usa em competição passam a merecer outro tipo de atenção. apesar de anteriormente terem sido usados por Thor Hushovd, ganham agora outro tipo de mediatismo. Uma das particularidades deste óculos é o sistema "SwitchLock", que possibilita a quem os usa uma rápida troca de lentes. O preço pode variar entre os 150 e os 200 euros. Reparem no pormenor das lentes que possibilitam a respiração, evitando assim que os óculos embaciem!



RODAS SHIMANO

A Shimano prepara-se para lançar no mercado ainda no decorrer deste ano dois conjuntos de rodas de gama média para BTT que prometem oferecer uma excelente relação preço/performance. O primeiro destes conjuntos trata-se de umas rodas compatíveis com sistemas tubeless e tem a designação de SHIMANO MT65 e, situa-se logo abaixo dos modelos XT. Estará disponível no sistema Center Lock ou seis furos apresentando um peso total de 1,796g o par(817g frente, 979g traseira).


Parea os que não gostam do sistema tubeless será lançado outro conjunto de rodas com a designação de SHIMANO MT15 disponível apenas no sistema Center Lock. Situam-se hierarquicamente abaixo da MT65 sendo por isso um pouco mais pesadas, concretamente, 1,982g o par (895g frente, 1,087g traseiro). Provavelmente estas irão "combater" as Mavic Cross Ride e as Fulcrum Red Metal 5.


AS MT65 estarão disponíveis a partirt de Julho e as MT15 a partir de Setembro. Fica por saber ainda o preço e se terão um sistema de rolamentos ao contrário do sistema das esferas utilizado até aqui.

18/02/2009

CURIOSIDADES NO TOUR DA CALIFORNIA

Sendo esta uma das primeira provas do ano, é natural que as equipas testem equipamentos e materiais. Por este facto, os jornalistas da especialidade procuram algumas novidades e curiosidades no decorrer da competição. Estas fotos espelham apenas algumas dessas curiosidades.

Destaca-se então o protótipo das rodas Dura-Ace utiliadas por Oscar Freire, construídas em carbono co um perfil de 35mm. Reparem também na inclinação do Avanço!



O enorme avanço utilizado por Mark Cavendish do Team Columbia!



O protótipo dos Cranks da ROTOR...será que partem?



Calços de travão específicos para a equipa Rabobank, construídos em carbono




Numa altura em que todos olham para o Carbono alguém descobre uma alternativa muito mais económica

17/02/2009

MARATONAS DA REGIÃO



TOUR OF CALIFORNIA


Começou no dia 14 de Fevereiro mais uma edição do TOUR DA CALIFORNIA. Esta é mais uma prova de início de época onde as equipas e as marcas afinam pormenores e testam componentes para as provas mais mediáticas. Para já o mediatismo está á volta da equipa Astana, tanto mais que conseguiram roubar bicicletas únicas do camião da equipa. Outra das situações que se está a verificar no momento é a implementação das novas regras da UCI no que toca à forma de construção dos componentes e materiais utilizados em competição, nomeadamente nas etapas de contra-relógio. Capacetes, guiadores aerodinâmicos e rodas estão a ser alvo de verificação. Quanto a esta notícia, a mesma ainda será desenvolvida aqui no blog. Para já, se quiserem verificar o decorrer da prova, podem consultar o site www.amgentourofcalifornia.com. Trata-se de um site muito completo, com muita informação actualizada no momento, vídeos e cobertura online. Vale a pena dar uma espreitadela.

16/02/2009

ROUBADA A BICICLETA DE CONTRA-RELÓGIO DE ARMSTRONG


Foi no dia 14 de Fevereiro que o Camião da Equipa ASTANA foi assaltado no decorrer do TOUR DA CALIFÓRNIA. Deste assalto sobressai o facto de a bicicleta de contra-relógio de Lance Armstrong, Trek Equinox TTX 9.9, ter sido roubada. Obviamente, que quem a roubou poderá ter sérias dificuldades em vendê-la visto esta ser única no Mundo, a não ser que exista algum colecionador fanático.

15/02/2009

NOVIDADES SHIMANO

A shimano revelou mais algumas novidades para este ano. A suas orientações, desta vez, foram para os grupos de gama baixa. Começando pela estrada, foi anunciado o desenvolvimento de um novo grupo de entrada na categoria de estrada. Num lugar na hierarquia dos grupos de estrada, surge logo abaixo do SORA e, designa-se de SHIMANO 2300. Este grupo de 8 velocidades estará disponível para meados de Julho.




Quanto ao BTT, o grupo que desta vez mereceu a atenção da Shimano foi o DEORE. Está mais atraente e divide-se em duas categorias, o Deore MTB e o Deore trekking/hybrid. As semelhanças com o SLX ou mesmo, com os grupos de gama superior são notórias. De referir que os manípulos foram remodelados no sentido de agora ser possível a comutação de mudanças nos dois sentidos de orientação dos "shifters". O visor está agora também mais visivel ao ciclista. Os travões também sofreram alterações ao nível do circuito hidráulico sendo agora mais fácil "sangrar" o óleo. O desviador traseiro funciona mais perto do quadro, mantendo-o mais afastado dos obstáculos, nomeadamente as rochas. O pedaleiro está disponível nas cores preto ou prata e tem um peso de 973 gramas.
Estará disponível para meados de Junho.




13/02/2009

VOLTA A PORTUGAL MASTERS


Foi há uns largos meses atrás quando ouvi pela primeira vez uns rumores acerca de uma competição orientada para os ciclistas veteranos da Volta a Portugal. A questão lançada na altura por Manuel Zeferino no final de uma prova, na qual eu estava presente suscitou-me o interesse. Sabe-se já há algum tempo que não eram apenas rumores, a ideia já foi posta em prática pela empresa "Fullsport" e designa-se de a primeira Volta a Portugal Masters para ciclistas de Estrada nas seguintes categorias:
- Masters A 30/40 Anos;
- Masters B 40/50 Anos;
- Masters C + de 50 Anos.
A prova encontra-se inscrita no Calendário Nacional de Estrada da Federação Portuguesa de Ciclismo na categoria 2.18 e será disputada no período de 01 a 05 de Julho de 2009 num total de cinco etapas.

Podem consultar toda a informação em: www.voltaportugalmasters.pt

NO COMMENTS - 29


12/02/2009

MARZOCCHI RECOLHE SUSPENSÕES


Esta saga não pára. Chegou a vez da Marzocchi proceder também à recolha de alguns modelos de suspensão, nomeadamente, 888RC3 e 888RC3WC com os códigos T07D07, T07D0, and T07D09. O problema prende-se com o facto de estas suspensões ao serem totalmente comprimidas não conseguirem fazer a recuperação até à posição inicial. Esta situação poderá fazer com que o ciclista perca o controlo da bicicleta podendo provocar a sua queda. Há portanto um risco elevado para os utilizadores destas suspensões. Até à data existem já 8 reclamações deste tipo de situação.
Os utilizadores destas suspensões devem desde já deixar de as utilizar e contactar um agente autorizado.

BREVES

- Italianos lançam suspeita de dopping sobre Alejandro Valverde. O DNA é compatível com amostras na Operação "Puerto".

- Os Testes Anti-Dopping de Armstrong serão colocados Online em: www.livestrong.com

- Cadel Evans não irá competir no Giro de Itália. As suas atenções estão viradas para Alberto Contador e Lance Armstrong.

- Tour de france poderá passar pelo Qatar. Esta é uma notícia que ainda será desenvolvida aqui no Blog. Este é mais um exemplo do poder do dinheiro do petróleo!

11/02/2009

LUCKY TEX - UM SAPATO PARA TODAS AS CONDIÇÕES CLIMATÉRICAS

A marca LUCKY TEX desenvolveu um sapato de BTT que permite resistir às mais adversas condições climatéricas. Trata-se de um sapato impermeável e corta-vento mas, simultaneamente permite a respiração do pé mantendo um nível térmico constante graças à sua cobertura de 3 camadas.
Caraterísticas:
- Utiliza materias como o "Sioen Tex" e o neoprene;
- Anti-bacteriano;
- Forte;
- Flexível;
- Confortável;
- construção através de micro-fibras;
- Sola em Carbono;
- Peso de 299 gramas;
- Preço aproximado de 100 euros.

Disponível nos tamanhos 37 ao 48 e nas cores preto e prata.

Factores a rever:
- Sistema de aperto vulgar;
- Estética discutível.



Dica de Angelo Santos

09/02/2009

TIME - FOTOS SECRETAS

Ainda estamos no início do ano mas, alguns segredos começam já a ser revelados. Para já, um protótipo da TIME. Não se sabe, peso, características, cores, preço, etc. Ficam apenas as imagens!


06/02/2009

BICICLETAS PRECIOSAS - KTM SCORE


Iniciamos hoje uma categoria com o título de "Bicicletas Preciosas". Para que uma bicicleta entre nesta categoria é necessário que cumpra determinados requisitos. Factores como a qualidade de construção, robustez do equipamento, leveza e beleza estética são essenciais para que mereça destaque aqui no Azuribike. Além das bikes, também o seu proprietário deve nutrir uma admiração e um encanto soberbo pela sua bike e demonstrar um nível de fidelidade à marca do construtor da mesma. Sendo assim, a primeira bike a ser divulgada é a KTM SCORE e o seu feliz dono é Nuno Santos que nos últimos anos tem sido um Embaixador Distrital da marca laranja. Para além de possuir outras bikes KTM, estrada inclusive, esta é a sua preciosa. Como podem verificar nas imagens, os componentes foram escolhidos com o intuito de reduzir ao máximo o peso da bike. Selim em carbono, guiador Race Face Next SL, pneus maxxis de apenas 310 gramas, Manitou R7 MRD, Travões Avid Juicy Ultimate, Rodas Mavic SLR, Transmissão SRAM X.0, componentes KCNC por todo o lado, Avanço Rotor, etc, etc, são exemplo do extremo cuidado na sua escolha. Se por um lado reduzem o peso mantendo a fiabilidade, por outro aumentam o preço que em fase final chega perto do 7000 Euros. Neste momento a bicicleta pesa 9,760 Kg, no entanto, esta não é uma obra acabada, mas sim um projecto em constante evolução, estando previstos já uns upgrades para breve, nomeadamente a troca de parafusos, substituição do amortecedor pelo DT Swiss XR Carbon e troca do link que faz a ligação Amortecedor/Escoras pelo de carbono que vem montado na Score Prestige 2009. Está também em estudo a substituição do pedaleiro pelo Race Face Next SL Carbono. Tudo isto fará com que a bike tenha uma redução de peso na ordem das 200 gramas, o que para uma suspensão total é muito bom.
Provavelmente existem outras mais leves mas, convém referir que esta é uma bike pronta para os trilhos, não tem um pedaleiro que parte nos primeiros 5 Km, nem uma cassete que fica "derretida" nos primeiros 100 Km.