31/05/2009

DENIS MENCHOV VENCE O GIRO


Estava previsto para Di Luca ou para Carlos Sastre, ou mesmo para Ivan Basso mas, foi o russo denis Menchov acabou por vencer esta edição da Volta a Itália. Mesmo com um precalço no último quilómetro que resultou numa queda o ciclista da Rabobank conseguiu vencer o Giro que agora junta às duas vitórias já alcançadas na Vuelta (2005;2007). Tornou-se também no terceiro ciclista Russo a vencer esta competição.

1 Denis Menchov (Rus|Rabobank) 86:03:11
2 Danilo Di Luca (Ita|LPR Brakes - Farnese Vini) 0:00:41
3 Franco Pellizotti (Ita|Liquigas) 0:01:59
4 Carlos Sastre (Spa|Cervelo Test Team) 0:03:46
5 Ivan Basso (Ita|Liquigas) 0:03:59
6 Levi Leipheimer (USA|Astana) 0:05:28
7 Stefano Garzelli (Ita|Acqua & Sapone - Caffe Mokambo 0:08:43
8 Michael Rogers (Aus|Team Columbia - Highroad) 0:10:01
9 Tadej Valjavec (Slo|AG2R La Mondiale) 0:11:13
10 Marzio Bruseghin (Ita|Lampre - N.G.C.) 0:11:28

30/05/2009

SEGURANÇA


Já há algum tempo que ando para escrever sobre um assunto que nos preocupa a todos, a SEGURANÇA. Dificil será não nos apercebermos do crescente número de ciclistas entusiastas que cada vez mais enchem as ruas, estradas e trilhos do nosso País. As lojas da especialidade florescem como cogumelos e termos como Fox, Sram, Avid, mavic, etc são cada vez mais pronunciados em qualquer núcelo de conversa. O Sector feminino está em alta e elas tendem a apaixonar-se por este desporto de uma forma bastante sólida. Tudo isto é muito bom e agradável quer para as pessoas quer para o ambiente. Mas, assim com existem muitos ciclistas ou cicloturistas também existem muitos muitos muitos automobilistas, e muitos destes não estão preparados, mentalizados ou sensibilizados para este crescente número de pessoas que adoptam a bicicleta como meio de transporte ou de lazer. Para muitos a bicicleta não passa de um empecilho na estrada, da mesma forma que encaram um camião, um ciclomotor de 4 rodas, ou mesmo um veículo tractor. Esta forma de encarar a bicicleta permite por vezes que alguns excessos ou actos de falta de civismo aconteçam na estrada. Eu que o diga!!! Quantas vezes já não fui surpreendido por veículos que em sentido oposto ultrapassam outras viaturas vendo-me eu obrigado a enconstar para a berma para não ser "placado"!!! Claro que isto exige uma atenção redobrada do ciclista que enquanto pedala em estrada tem de ir muito muito concentrado em tudo à sua volta. Mas não é só encostar para a berma, lembremo-nos que em muitas estradas de Portugal a berma é uma vala de cimento por onde circulam as aguas de drenagem da estrada. Basta entrar ali uma roda para que uma queda seja o resultado mais óbvio. Ainda na semana passada, um Opel Corsa branco ultrapassou o carro que vinha à sua frente e certamente a mais de 80Km/hora, que ao passar por mim, que mais uma vez mais uma vez me obrigou a encostar ao máximo à dita vala de drenagem. Restou-me apenas gesticular para que o condutor tenha em conta para a próxima ultrapassagem que para além de não virem carros em sentido contrário, é possível que venha um qualquer ciclista menos atento ou menos experiente. São muitas a vezes que esta situação me acontece e certamente também não vos será alheia. Porque será que existe a ideia de que uma estrada serva apenas para CARROS??? Nem para camiões, nem para motas, nem para tractores........nem para BICICLETAS!!!!!!
Já agora, se para ultrapassar outra viatura um carro passa para a outra faixa, porque será que para ultrapassar uma bicicelta se faz uma tangente à mesma, mesmo não vindo nenhum veiculo em sentido contrário!!!!
Esta é a primeira parte do artigo em relação á segurança, para a semana publicarei a segunda parte dedicada à vertente do BTT.
Gostava de saber a vossa opinião!!!

28/05/2009

VICTORIA PENDLETON POSA PARA A FHM



A Campeã Olímpica na vertente de pista, conhecida não só pelas suas qualidades desportivas, como também pelas formas esculturais do seu corpo posou para a FHM. Uma das suas afirmações mais polémicas foi ter afirmado que as suas adversárias são demasiado masculinas com voz grave e pelos faciais. Ora, Victória decididamente de masculina não tem mesmo nada!
A entrevista e todas as fotos AQUI

27/05/2009

SRAM XX - AS FOTOS

Algumas fotos do Grupo XX da SRAM. Destaque para as suspensões do grupo SID, REBA e REVALATION que passam a ter o logo "XX" e para um bloqueio de suspensão que em vez de mecâncio passa ser hidráulico. Excelente pormenor da cassete.
CARACTERÍSTICAS:


SRAM XX Desviador Traseiro 181g

SRAM XX Desviador Dianteiro 118g

SRAM XX Shifters (par) 183g

SRAM XX Cassete 208g (11-36T); 185g (11-32T)

Truvativ XX Pedaleiro 754g (GXP); 694g (BB30)

SRAM PC-1090R Corrente 255g

Avid XX travão(c/disco) 288g

RockShox SID XX World Cup 1436g

RockShox SID XX 1546g

RockShox Reba XX 1651g (9mm); 1781g (20mm)

RockShox Revelation XX 1695g (9mm); 1825g (20mm)






26/05/2009

BERNHARD KOHL ANUNCIA FIM DA CARREIRA


Aos 27 anos de idade, o ex-ciclista da Gerolsteiner, Bernhard Kohl anunciou o términus da sua carreira. Depois de uma pena de dois anos de suspensão em resultado do consumo de substâncias proibidas em competição no ano de 2008, o austríaco, conhecido pelas suas qualidades como trepador vê assim a sua carreira terminar de forma muito prematura.

25/05/2009

ROCK SHOX SID - 2010


Ter uma Rock Shox SID WC com uma coroa em carbono estava apenas acessível a poucos, mais concretamente ao Campeão do Mundo Julien Absalon. Para 2010 a Rock shox irá estender essa tecnologia a todo o mercado (novamente). com esta alteraçao a marca indica uma redução de peso de 110 gramas. As pernas serão fabricadas em magnésio e curso irá variar entre os 80mm e os 100mm. Será que vamos ver uma SID com pesos na ordem das 1300 gramas? Com baínhas de 32mm?
Vamos aguardar.

DAVID RODRIGUES CONFIRMA O SEU VALOR EM MADRID




Já tinha sido aqui pulicado um artigo acerca de David Rodrigues sob o título de
David Rodrigues - Alma de Campeão. O seu valor voltou a ser confirmado ao vencer a prova de Juniores da Taça do Mundo de Cross-Country que se realizou na cidade de Madrid - Espanha neste passado fim-de-semana. As cores Nacionais a pouco e pouco, vão-se destacando no panorama internacional.
David Rosa conseguiu um excelente resultado ao alcançar a 85ª posição da geral.
Já Luís Leão Pinto e Tiago Ferreira não conseguiram acompanhar o ritmo fortíssimo do Campeão Julien Absalon que viria a ganhar a prova.

Resultado na categoria elites:
1 Julien Absalon (Fra|Orbea) 1:44:32
2 Ralph Naef (Swi|Multivan Merida Biking Team) 0:01:06
3 Moritz Milatz (Ger|Multivan Merida Biking Team) 0:01:59
4 Marco Aurelio Fontana (Ita|Cannondale Factory Racing) 0:02:00
5 Nino Schurter (Swi|Scott-Swisspower MTB-Racing) 0:02:02
6 Jean-Christophe Peraud (Fra|Massi)
7 Burry Stander (RSA|Specialized Factory Racing) 0:02:16
8 Inaki Lejarreta Errasti (Spa|Orbea)
9 Manuel Fumic (Ger|Fumic.Brothers.International) 0:02:17
10 Roel Paulissen (Bel|Cannondale Factory Racing) 0:02:18

Todos os tempos e classificações em www.cyclingnews.com

22/05/2009

TECNOLOGIA HUBDOCK

A HUBDOCK apresenta uma tecnologia revolucionária que permite a remoção da roda traseira sem quaisquer complicações com corrente ou desviador.
O vídeo abaixo exemplica na perfeição a forma como o sistema funciona.




Consultem o site da marca em: www.hubdock.com

21/05/2009

VITOR GAMITO REGRESSA À COMPETIÇÃO


NOTÍCIA FREEBIKE

Vitor Gamito, cujo nome ficará para sempre associado á competição em estrada anunciou o seu regresso à competição mas...agora em BTT, mais concretamente na classe maratonas.
Podem consultar a notícia integral em www.freebike.pt

19/05/2009

NOVIDADES RITCHEY - RODAS EM CARBONO


Ao fim de dois anos de investigação, testes e diferentes experiências a RITCHEY divulgou a nova geração das rodas de gama alta, aliás, gama muito alta.
O conjunto de rodas topo de gama designa-se de "SuperLogic Mountain Disc". São umas rodas "hand- made", construidas em fibra de carbono unidireccional com a possibilidade de opção por sistemas center-lock ou seis furos.
Características:
Roda da frente pesa 601 gramas e tem um custo de 960 Euros.
Roda de trás pesa 727 gramas e tem um custo de 1120 Euros.

A meio da hierarquia deste tipo de rodas (gama alta) estão as "WCS Mountain Disc". Mais acessíveis que as Superlogic são fabricadas também em fibra de Carbono mas o 3K e cubos WCS.
Características:
Roda da frente pesa 625 gramas e tem um custo de 770 Euros.
Roda de trás pesa 77o gramas e tem um custo de 830 Euros.

Para quem preferir o alumínio, a Ritchey disponibiliza um conjunto mais acessível, designado de "WCS OCR Mountain<2.
Características:
Roda da frente pesa 740 gramas e tem um custo de 240 Euros.
Roda de trás pesa 829 gramas e tem um custo de 290 Euros.

Contribuiu para o seu desenvolvimento a equipa Scott-Swisspower, que em competição testou no limite este equipamento.

MOTOCICLISTA MORRE NO GIRO


Um Motocilista que fazia o serviço de apoio aos "Media" no Giro de Itália morreu hoje num acidente de viação quando se dirigia para o inicio da 10ª etapa. Fabio Saccani era já um veterano neste tipo de função, sendo que este era o seu 33º Giro. Na próxima etapa os ciclistas irão cumprir alguns minutos de silêncio como forma de homenagem a este profissional.

18/05/2009

I MARATONA BTT FAMALICÃO EM MOVIMENTO e II LIONS BIKE TOUR


O Lions Clube de V. N. Famalicão e a Associação Artes de Movimento estão a organizar a I Maratona BTT Famalicão em Movimento e II Lions Bike Tour
Este evento, que se realizará no dia 31 de Maio pelas 9h (concentração às 8h), tem como principal objectivo a angariação de fundos a favor da Liga Portuguesa Contra o Cancro.
O evento terá início e fim na Escola Secundária Camilo Castelo Branco e irá desenvolver-se no concelho de Famalicão.

Actividades:
Maratona (grau de dificuldade médio/alto) – 80 km
Meia Maratona (grau de dificuldade médio/alto) – 40 km
Passeio Familiar (grau de dificuldade baixo) – 20 km
Almoço
Feira de Artigos Desportivos Não Motorizados (Parque Juventude)
Entrega de Prémios

Preços:
6 a 12 anos (inclusivé) = 5,00 €
Maiores de 13 anos = 10,00 €
Almoço: +5 €

Inclui:
"T-shirt" da prova
Bebida e reforço energético
Prémios e sorteio de brindes no final
Seguro

Inscrições: http://maratonabttfamamov.blogspot.com
Livraria Fontenova - V. N. Famalicão
Rodribike - V. N. Famalicão e Barcelos
Famabike - V. N. Famalicão
CityBike - Delães
Bikeseven - Barcelos
BikeWorld – Guimarães
Bikezone - Braga
3Bike – Trofa
Data limite de inscrições: Domingo, 24 de Maio 2009
Contacto: maratonabttfamamov@gmail.com

RESISTÊNCIA - "TRILHOS DO LIZ"


O “Trilhos do Liz” Clube de Desportos de Evasão e Lazer, de Carvide – Leiria, vai levar a efeito no próximo dia 12 de Julho de 2009 a sua 4ª edição das 3h de Resistência BTT. O percurso tem cerca de 9km e é realizado num ambiente muito agradável para a prática do BTT.
Esta edição irá ser alargada a 6 escalões, de modo a diminuir a disparidades de idades entre os participantes.
Sem colocar de parte a competição, o principal objectivo é promover o convívio entre todos os amantes do BTT e divulgar a modalidade.
Mais informações em www.trilhosdoliz.com
Contactos: info@trilhosdoliz.com ou telemóvel 913451284.

17/05/2009

1/2 MARATONA DO CRVISEU - NOS TRILHOS DO FALCÃO

Teve lugar hoje a primeira meia maratona organizada pelo Centro de Recrutamento de Viseu, um órgão militar do exército. Compareceram na linha de partida cerca de 150 atletas pois a organização tinha limitado a este número o total de inscrições. Os Cerca de 40 Km fizeram-se a um ritmo alucinante tendo sido verificadas nos primeiros lugares médias superiores a 27 Km/h. O vencedor foi Carlos Batista logo seguido por Fábio Tomás que impuseram logo desde o inicio um ritmo bastante elevado.

Ficam apenas algumas fotos do que se passou no local da partida/chegada:AQUI


Em breve mais centenas de fotos e classificações serão publicadas em: http://btt-crviseu.blogspot.com


15/05/2009

ASTANA RETIRA NOME DE PATROCINADOR DOS EQUIPAMENTOS


Os Jerseys da equipa ASTANA estão diferentes do habitual. No arranque da sétima etapa do Giro foi possivel verificar esta mudança. O nomes dos patocinadores foram simplesmente "tapados" de forma a que não fosse possível identificar os mesmos. Em causa está o não pagamento de vencimentos respeitantes ao mês de Abril. A UCI já comunicou que a equipa pode vir a ser suspensa caso a situação não se resolva até 31 de Maio.

14/05/2009

3ª ETAPA DO CAMPEONATO UP & DOWN DO INATEL - SÃO COSMADO

Realizou-se no passado dia 10 de Maio, na Localidade de São Cosmado mais uma etapa do Campeonato UP & DOWN do INATEL. Este Campeonato de âmbito regional está a crescer cada vez mais e, em cada etapa é visivel o crescente número de participantes. Neste momento são 49 as equipas participantes (seis elementos cada), o que traduz o nível de aderência a este tipo de provas, que se inserem no espírito do puro CROSS COUNTRY. Circutos com cerca de 40Km, altimetrias entre os 800 e os 1200 metros e muita vontade de vencer têm sido alguns dos ingredientes deste Campeonato, este ano na 2ª edição. A 3ª Etapa, em particular, teve um nível competitivo muito elevado, tendo inclusive na linha de partida o actual Campeão Nacional de sub-23, TIAGO FERREIRA, que viria mesmo a vencer esta etapa com o estrondoso tempo de 01:37':40''. Eu próprio, achando que estava com um bom andamento, acabei por terminar na 30ª posição com 01:51':35''. Estes números traduzem o nível em actualmente o campeonato se encontra.
Ficam algumas imagens da prova e das actuais classificações, em que Mangualde está bem representado, tendo o Dá Gás - Clube de Mangualde alcançado a 4ª posição, logo atrás da equipa Pedras Vivas.

Eu com o Campeão Nacional Sub-23 Tiago Ferreira que será a curto prazo um grande nome do ciclismo








Fotos facultadas por João.

NO COMMENTS - 47

12/05/2009

CAMPAGNOLO ATHENA


No ano de 2008 a Campagnolo surpreendeu ao apresentar um grupo de 11 velocidades, que teve a designação de "super-Record". Para 2010 o fabricante Italiano estende a tecnologia "11 velocidades" até meio da hierarquia, já que o Chorus, Record e Super-Record têm já esta tecnologia. O Grupo em questão é o CAMPAGNOLO ATHENA e terá a versão Standard em aluminio e a versão com a opção dos cranks do pedaleiro em carbono, sendo que a primeira terá u peso de 2352 gramas e a segunda 2239 gramas. A disponibilidade das 11 velocidades estará então mais alargada, abrangendo um maior número de ciclistas, desde o profissional até ao cicloturista ou aqueles que não fazem um uso tão intensivo da bicicleta.






Toda a informação em www.campagnolo.com

11/05/2009

MÁQUINAS DE CONTRA-RELÓGIO NO GIRO

A MÁQUINA DE DAVE ZABRISKIE PARA CONTRA-RELÓGIO.
É certo que me encantam estas máquinas. Obras de engenharia com o único objectivo de serem rápidas e aerodinâmicas. O objectivo para o qual foram criadas faz com que sejam dotadas de uma beleza estética fabulosa.




Esta FELT tem já montado o Grupo Dura-Ace DI2 conforme podem ver nas fotos.




Pormenor da roda traseira a imitar o escudo do Capitão América.


Os mecânicos tiveram de inventar uma forma de colocar o computador da Garmin. Se repararem, o mesmo foi colocado recorrendo a várias abraçadeiras de serrilha e uma base de um suporte do bidon da água. Engenhoso!!!

09/05/2009

MAVIC R-SYS ULTIMATE


Todos sabemos dos infelizes acontecimentos que marcaram as gamas anteriores do modelo R-Sys da Mavic. Alguns acidentes fizeram com que a Mavic recolhesse as rodas em questão para serem revistas. Felizmente o problema foi resolvido e as rodas voltaram a ser colocadas no mercado. A marca revela agora a nova versão, as MAVIC R-SYS ULTIMATE. Poderemos vê-las já no GIRO deste ano, pois a Mavic resolveu patrocinar algumas equipas com estas rodas ULTRA ULTRA LEVES, nomeadamente Liquigas, Ag2r e Silence-Lotto. Eu reforço o "ultra" pois o que se destaca é mesmo a ausência de peso. Qualquer coisa como 950g o par, sendo que a roda da frente pesa 410g e a de trás 540g, sem apertos. Só os aros pesam apenas 230 gramas. O material abundante é o carbono, mesmo nos cubos e nos raios (que antes partiam), só que agora os mesmos raios estão reforçados com uma nova camada em espiral (tracomp)para uma maior resistência torcional. Quanto ao preço, este ainda se encontra por definir mas...deverá ter muitos zeros à direita!!!