21/03/2008

RÍGIDA OU SUSPENSÃO TOTAL


Esta é uma pergunta que muitos de nós, principiantes ou não, poderemos fazer quando se pensa na compra da nova bike. A resposta nem sempre é fácil. Isto porque existem sempre prós e contras em qualquer uma das situações. Senão, vejamos, a suspensão total é mais confortável, mas a rígida é mais eficiente, FS (full suspension)normalmente é mais cara, HT (hard tail)possui uma mecânica mais simples, FS é por norma também mais pesada, mas a HT ao fim de duas horas temos as costas um pouco mais empenadas. Há portanto diversas variantes que nos deixam ainda mais confusos. Temos de partir então do tipo de utilização que lhe queremos dar, e para isso existem diversas categorias dentro do BTT, nomeadamente:
- Downhill;
- All Mountain;
- Enduro;
- Freeride;
- Cross Country;
- Dirt, etc.
Para cada um destas categorias existem modelos específicos. A solução passa por adequar o tipo de bike à modalidade que nos interessa. Mas no XC (cross country)utilizam-se tanto a FS como a HT. É verdade, mas na minha opinião pessoal, para esta vertente prefiro a HT. Posso ainda ser convencido do contrário, mas penso que a rigidez de toda a estrutura e, mais concretamente do bloco pedaleiro são essenciais para que não haja desperdício da força que é transmitida à roda. É apenas a minha opinião.
Há ainda uma outra situação, que é a do biker que dá o seu passeio com os amigos ao Domingo. Nesta situação é necessário escolher entre os factores já descritos, nomeadamente, o conforto, posição de condução, peso, eficiência, complexidade do equipamento, ou seja, é necessário estabelecer uma hierarquia dos mesmos e selecionar o mais importante, podendo a partir daí fazer a escolha.
Não esquecer também a famosa frase "uma suspensão total, só compensa se for de gama alta".
Sendo dificil de escolher em qualquer um dos casos, espero que este texto não tenho complicado ainda mais!
Força no Pedal!!!

1 comentário:

Unknown disse...

Este quadro é monumental em qualquer das suas versões.
Como os anos pesam, a suspensão total seria a minha opção.

Chain Reaction Cycles Website. Europe's Largest Online Bike Store