30/04/2008

DTT SWISS EM BRANCO

Os bem conhecidos Aros DT Swiss XR 4.2D adoptam as cores da moda. Na verdade ficam lindos em branco.
Já conheciamos rodas em carbono mas não assim, com este perfil. O slogan para estes aros: ultra leves e ultra caros.
Tendo em conta a aposta das marcas nos 15mm os cubos DR Swiss seguem a mesma linha.

29/04/2008

A vez da fi’zi:k

Uns amam outros odeiam. Quanto a mim, não sou grande adepto dos selins desta marca, mas há por aí muitos fieis. Para esses há já novidades. O bem conhecido modelo ARIONE, foi adaptado para ser usado fora da estrada. Depois de algumas inovações e adaptações surge o denomidado TUNDRA. Será comercializado em duas cores, preto ou branco. A versão top terá um peso inferior a 200gr e preço de cerca de um dóllar por grama.



28/04/2008

Para os Fãs da LOOK

És um adepto dos quadros LOOK?
Repara nesta beleza! Apenas 50 destes quadros serão produzidos. Trata-se do LOOK 586 MONDRIAN LIMITED EDITION. Quanto ao preço do quadro e, em dólares será qualquer coisa como $4499.






27/04/2008

O FAÍSCA

Sendo eu de Mangualde não poderia deixar de fazer aqui referência a uma lenda do ciclismo. Eu digo que é uma lenda, pois desde criança que ouço o meu pai falar no "Faísca". Histórias da volta a Portugal de contorno caricato, desde parar numa tasca para beber um tinto, etc. Foram muitas a histórias que ouvi do Faísca, mas sempre associadas a um perfil de campeão, um atleta que não tinha rival. Pois bem fiz um trabalho de investigação e descobri alguma coisa sobre ele.
Primeiro, o seu nome era JOSÉ ALBUQUERQUE.

Após a conclusão do ensino primário na aldeia de Oliveira, José Albuquerque, um dos filhos de Henrique Albuquerque, patriarca de uma família numerosa e abastada para a época, foi aprender o ofício de barbeiro para Mangualde.
Fazia diariamente o percurso de bicicleta, um privilégio para a época. A velocidade que imprimia e o facto de frequentemente se referir a um cavalo do pai, com o nome de "Faísca", estiveram na origem da sua alcunha. Nas deslocações da Quinta da Aldeia para Mangualde, sempre a subir, Albuquerque colocava pequenos sacos de areia no suporte traseiro da bicicleta para exercitar os músculos.

José Albuquerque nasceu a 20 de Setembro de 1916 na aldeia de Quinta da Moita, no concelho de Mangualde, tendo ficado imortalizado no ciclismo com a alcunha de "Faísca". Cedo o corredor do Sporting evidenciou dotes para a modalidade, dominando, com apenas 10 anos, provas de carácter regional, numa altura em que o ciclismo era já um dos desportos mais populares.
A ascenção de "Faísca" no pelotão nacional começou em 1936 com 20 anos, ano em que venceu inúmeras provas, algumas já de âmbito nacional. José Albuquerque brilhava essencialmente na montanha, onde alcançava vantagem sobre os adversários. Venceu duas voltas a Portugal, a primeira pelo Campo de Ourique (1938) a outra pelo Sporting (1940).
Mas a vida de "Faísca" pós-ciclismo não foi fácil, tendo até contornos de tragédia. Em 1961, em Angola, país para onde foi viver na década de 40 e após ter deixado a competição, a sua mulher e filhos foram brutalmente assassinados durante a sua ausência. Mergulhado na dor e no álcool, o corredor enfrenta dias complicados até regressar a Portugal nos anos 70. José Albuquerque viria a falecer dez anos mais tarde vítima de atropelamento em Mangualde.


"trabalho de pesquisa sustentado na publicação Centenário do Sporting"

25/04/2008

PORTUGAL NA VERTICAL


O título parece estranho. Mas, adaptado ao mundo ciclistico faz todo o sentido.
De que se trata então?
Muito simples, um ciclista com preserverança, de nome PEDRO ALVES, resolveu colocar um desafio a si próprio. Nada mais do que ligar em sistema "Non Stop" Viana do Castelo a Sagres em bicicleta.
Além de outras aventuras, que este nosso amigo ciclista já se propôs, esta será um pouco mais ousada. Teve um planeamento cuidadoso, que prevê um plano de treino de quatro meses.
Para melhor acompanharem esta aventura, podem consultar o Blog que o atleta dedica ao assunto em: http://portugalnavertical.blogspot.com

MAIS UMAS DESCOBERTAS

Desta vez é a TOMAC. Apenas umas fotos daquilo que irá surgir no futuro. Sim, porque exemplares com inscrição "Prototype" significa que não irá aparecer nas lojas em dois ou três meses!




23/04/2008

ABRIL - MÊS RICO EM NOVIDADES

Este é o Mês de algumas revelações. Falando em revelar, vale a pena dar uma vista de olhos à Revelation e à Reba. Estas suspensões da Rock Shox sofreram grandes alterações, nomeadamente a Reba obteve um Chassis totalmente novo, quer em roda 26 ou 29, além de alterações ao nível do motion control. Circula a informação que o curso aumentou para 120mm. Mais uma razão para dar crédito aos rumores de que na prática a Reba passou a ter a designação de SID e a Revelation a designação de Reba. Vão existir três Rebas, a SL, a Race e a Team. Quanto a pesos, sabe-se que a Team terá um peso na ordem das 1610 gr.


ANÁLISE MÉRIDA MISSION 900

ISTO É UMA ESPÉCIE DE TESTE

´
Já aqui falámos da diferença entre bike rígida e de suspensão total. Diferem em muitos aspectos e cada uma delas pode ser orientada a várias variantes do BTT. Uma das razões que poderia levar à escolha de uma suspensão total seria por motivos de saúde. É então aqui que começa a nossa espécie de teste. Um amigo meu, o Rui Lopes, andava mortinho por comprar uma bike. No entanto, tinha uma dúvida tremenda. Como lhe tinha sido detectada uma "espécie de hérnia discal", o rapaz ficou assustado. Sendo amante da velocidade e fanático do peso, ficou sem saber o que fazer, por um lado tinha a Podium Pro e MSC wcr CATAL, pelo outro tinha a Focus Bud e a Mérida Mission 900. A escolha não estava fácil e foi uma tortura para o próprio até hoje. A primeira fase foi por de lado as rígidas, pois mesmo depois de uns trinta e tal médicos terem dito que não havia grande stress, o rapaz quiz mesmo ter a certeza de que iria continuar a andar de costas direitas e escolheu a suspensão total. Dentro destas analisou vários parâmetros. O primeiro tinha a ver como preço, depois o equipamento, seguia-se o comportamento e por fim o peso. Hoje fui então surpreendido pela sua escolha, nada mais que a MÉRIDA MISSION 900.

Vamos então ver o porquê desta escolha. Peso comedido, equipamento honesto, o facto de se comportar quase como uma rígida graças ao sistema de amortecimento traseiro e finalmente o preço. Quanto ao equipamento não há grandes queixas, desde componentes Shimano XT nos desviadores, manípulos e cubos, suspensão manitou R7 elite, aros Alex e um X-Fusion. Os periféricos são da casa.


Quanto à suspensão, nunca tinha experimentado uma manitou. Fiquei apreensivo com os ruídos que esta faz, nomeadamente um certo "sopro" quando é comprimida. fico sem saber se esta é uma característica das Manitou.

>

Um ponto que chamou a atenção pela negativa foram os travões, que se revelaram pouco potentes. de resto, todo o conjunto pareceu bastante equilibrado, inclusivé o X-Fusion que cumpre, para já, o que lhe é pedido. Daqui a umas centenas de Kilómetros voltarei a este tema para ver como se revelou a Mérida mais a fundo.

22/04/2008

AVID JUICY - ELIXIR R

Quando a tecnologia utilizada nos travões de disco se encontra tão avançada, aparece mais esta beleza. Trata-se dos "Avid Juicy Elixir - R". A designação R significa "Reach Adjustment". Segundo informação recolhida, tanto pode ser utilizado em XC como em DH, o que faz que este seja um sistema polivalente. Potência parece ter de sobra. Vamos ver o que os testes descobrem!




FOX - NOVIDADES 2009

Ainda Estamos em Abril e a FOX começa já a desvendar parte da sua linha para o ano de 2009. A maior novidade é o facto de em parceria com a Shimano, estar a desenvolver o sistema de 15mm. Convém esclarecer que a FOX não pretende susbstituir qualquer sistema existente, mas sim oferecer mais escolha a quem não quer utilizar o sistema standard de 20mm por ser mais pesado, mas também não quer utilizar o sistema de 9mm. Na prática, destina-se ao atelta ou praticante de cross-country/All Moutain que queira mais segurança e uma direcção mais precisa mas, sem o acréscimo de peso de 20mm. De referir ainda que esta medida está destinada a baínhas de 32mm, com excepção da F29. As 36 e as 40, mantêm os 20mm




21/04/2008

CASSETE SRAM

Processo de transformação de um cilindro de aço numa cassete. Falamos da OG - 1090.

SRAM RED - Outra Novidade

Se vos contasse que tinha encontrado um grupo de estrada mais leve que os Shimano Dura Ace e o Campagnolo Record, provavelmente não acreditariam. Mas é verdade!
O SRAM RED é o novo concorrente dos grupos acima mencionados. Não só é mais leve, como também é MAIS CARO!!!
Ficam algumas imagens! Mais tarde abordarei com mais pormenor este tema e publicarei o preço!


20/04/2008

PASSEIO BTT - PEDRAS VIVAS



Decorreu hoje dia 20 de Abril, em Mangualde o Passeio de BTT "Rota da Anta", organizado pela Associação Pedras Vivas. Foram poucas as dezenas de participantes que compareceram na linha de partida, mas os poucos que vieram, são os verdadeiros resistentes. Aquele BTTista que se levanta num domingo de manhã, com um dilúvio como o de hoje, para pedalar com a malta merece toda a nossa consideração. Parabéns a todos os que participaram.
Para consultarem mais alguma informação e fotos sobre o passeio passem em: www.pedrasvivasbtt.blogspot.com

18/04/2008

MARZOCCHI - MAIS NOVIDADES

A Marzocchi já deu a conhecer a sua nova suspensão para XC/All Mountain para 2009. Trata-se da 44 ATA Micro. Esta nova suspensão com 140 mm de curso tem um peso de 1778gramas, baínhas de 32mm e eixo de 15mm.




PNEU ULTRA-LEVE


Um dos pneus mais rápidos da Schwalbe, senão o mais rápido, é o "Furious Fred". Na onda das apresentações de alguns produtos por parte de algumas marcas descobriu-se o modelo para o próximo ano. Foi desenhado para oferecer pouca resistência ao terreno e rolar de forma veloz, graças aos mini-tacos pouco espaçados. Na medida 26x2.0 irá pesar cerca de 295 gramas. Para os entusiastas do nova moda, os 29er, espera-se um peso de 450 gramas.

GANHAM AS RÍGIDAS

A votação lançada aqui no Blog para determinar que tipo de bicicleta (Rígida ou suspensão total) os nossos visitantes preferem, chegou ao fim. Contados os votos, verifica-se que o pessoal gosta é da dureza. O Resultado foi de 64% para a rígida e 36 para a suspensão total. Asim sendo, concluo que o pessoal priveligia a eficiência de pedalada e o mínimo desperdício de energia possível. Ou será que é por ser mais barata?





Já está em curso no Blog a nova votação, neste caso para determinar a marca de suspensão que pessoal prefere.
Dá a tua opinião!

SAINT 2009

Já foi lançado o novo Shimano Saint. Vem com a promessa de ser mais rígido e mais leve que o seu antecessor. Está indicado para All Mountain, Freeride e Dowhill. Utiliza a tecnologia Shadow no desviador traseiro, Shifters Rapifire e uma pedaleira mais leve.



17/04/2008

A BICICLETA DE BOONEN PARA O PARIS-ROUBAIX

Esta não é uma bicicleta de série. O Paris Roubaix, é sem dúvida um tormento e uma prova que desafia as capacidades dos ciclistas. Basta ver que grande parte do percurso é calçada e realiza-se numa altura e zona de grandes chuvas. Como estamos a falar de um percurso estremamente irregular, as vibraçoes produzidas são tremendas, o que associado a uma velocidade de competição torna necessário adaptar as bicicletas a este tipo de competições. Já muito se falou sobre isso, nos aros de baixo perfil para evitar o "snakebite", raios soldados quando se cruzam, travões pernas de rã, etc. Neste caso, avaliemos a bike de Tom Boonen. Se repararem nas fotos podem ver que as escoras inferiores estão sobredimensionadas, o que acontece também com a caixa de direcção. As inserções de Zerts também estão mais alongadas e as uniões quer do centro pedaleiro quer da caixa de direcção estão mais reforçadas. Isto tudo para minimizar os efeitos adversos do tipo de percurso e também para evitar uma possível quebra de material, que sendo de carbono, teria um efeito de Marketing totalmente inverso.

PROTÓTIPO GIANT ADVANCED SL

MAIS UM "BIKE SECRET"


Não se trata bem de um segredo, mas a GIANT, encontra-se a desenvolver esta bicicleta há cerca de dois anos. O último ano, a equipa tem estado a avaliar o protótipo final por forma a ultimar os últimos detalhes. Neste momento, encontra-se na fase final de testes, em que a equipa "Team High Road" vai usar este modelo, o TCR Advanced SL em condições de competição reais, começando pelo Tour da Califórnia.
Podemos ver pelas fotografias que o novo Dura Ace está presente.
Parece que a electrónica vai mesmo avançar!




16/04/2008

DURA-ACE ELECTRÓNICO

Será que o Shimano Dura-Ace 2009 será electrónico?
E o peso?
O que escondem estas imagens?



ROCK SHOX SID 2009 (Superlight Integrated Design)


Já se sabia que as "SID" iriam alterar o seu estatuto de suspensão de aspecto frágil. A realidade é que a marca aposta na SID como o seu cavalo de batalha para fazer frente aos seus adversários. Assim, temos uma suspenão tão robusta como a Reba WC, mas com menos de 1,5Kg.

CARACTERÍSTICAS:


Dual Air spring system (positive/negative) with external Schrader valves
Internally adjustable travel between 100mm and 80mm with All-Travel spacer system
MotionControl hydraulic damping with external compression+lockout, rebound and floodgate adjusters (remote, handlebar mount "PL" PushLoc available on listed models)
1-1/8" threadless, custom butted aluminum steerer with a forged AL66-TV alloy crown assembly
Updated 32mm 7000-series straightwall aluminum stanchions with low friction anodization and built-in sag gradients
Updated 1-piece magnesium lower legs with Power Bulge reinforcement in lower bushing area: 2.4" tire OK
Quick release dropouts and disc brake mounts: 74mm/6" post mount for max 185mm rotor (no linear brake version for SID-Race)
Custom color decal pack included with each fork RED, SILVER, GREEN