16/06/2009

MAVIC R-SYS 2ª GERAÇÃO - O MESMO PROBLEMA


Há uns meses atrás a Mavic anunciou a recolha do modelo R-SYS (estrada) em virtude de existir um problema nos raios que em determinadas situações podiam mesmo partir. Alguns ciclistas sofreram isto na pele pois os raios efectivamente partiram e integridade física dos ciclistas foi posta em causa. Foi feita a recolha e anunciada a 2ª geração desta rodas em que os raios continuando a utilizar o carbono unidireccional envolviam agora fibras de kevlar no sentido de evitar a sua quebra. Pois bem, a foto que vêm em cima é de uma roda de 2ª geração. Como é que agora vão resolver o problema?
Se calhar é melhor voltar ao alumínio...não?


fotos por Jason Sumner/Velonews

3 comentários:

Pedalando & Olhando disse...

vc tem razão... se a cada geração, eles usam mais camadas de fibras de reforço (lógico, com mais adesivos incluídos) uma hora a vantagem do carbono e kevlar, como materiais mais leves, se perde por conta do compósito formado. Para algumas coisas, talvez seja melhor voltar ao metal, ou alterar radicalmente a técnica construtiva.

Anónimo disse...

Imagine você, numa descida forte, pedalando pra valer.... Ou ainda, num sprint final e a roda partir...
Olha o tamanho da responsabilidade!!! Eu fico sempre aguardando um pouco mais antes de embarcar logo de cara em lançamentos. Um abração

Photozonia disse...

Resposta da MAVIC:
1 - O pneu estava separado da roda;
2 - Havia problemas na válvula de enchimento;
3 - O quadro da bicicleta estava partido (pudera!!!).

Obviamente a Mavic não vai assumir esta responsabilidade, isto depois de ter havido uma recolha e o dito problema estar solucionado. Seria muito dificl para a equipa de engenheiros responsável por este projecto admitir que isto não dá...não funciona! E agora??? Será que as vendas deste modelo vão continuar? De referir que não existe limite de peso do ciclista para a utilização destas rodas!

Chain Reaction Cycles Website. Europe's Largest Online Bike Store