26/06/2009

JOSÉ ROSA - NASCIDO PARA PEDALAR


O título deste artigo pretende fazer referência a alguém que desde muito novo se apercebeu que tinha nascido PARA PEDALAR. Falo de JOSÉ ROSA, ex-ciclista profissional que muito enalteceu e encheu de orgulho o concelho de Mangualde e as gentes da Beira Interior. Não é ao acaso que surge um ciclista profissional com a qualidade do José Rosa, desde muito novo que a bicicleta faz parte da sua vida. Desde os tempos de Escola que, por exemplo, aproveitava a hora de almoço para ir a casa (cerca de 20 Km para cada lado) pintar a bicicleta e voltar e...ainda almoçava. Saídas de 160 Km à volta da Serra da Estrela com apenas 16 anos, etc, etc. Sempre foi um ciclista para a equipa, trabalhador incansável, com um espírito de sacrifício invulgar. É graças a ciclistas como ele que nomes como Orlando Rodrigues e Joaquim Gomes alcançam os grandes feitos, aliás Joaquim Gomes nunca abriu mão dele, foi sempre o seu homem de confiança. A sua vida continua ainda hoje ligada às duas rodas, agora nos bastidores dos grandes prémios nacionais e da Volta a Portugal. No panorama desportivo tem estado um pouco afastado mas, este ano resolveu fazer uma abordagem ao campeonato Up & Down do INATEL, o qual passou a liderar na categoria de Veteranos.
Fica para sempre a vitória alcançada na 10ª etapa da 58º Volta a Portugal com 214 Km em que o Zé, habituado a trabalhar para a equipa e para o seu chefe de fila, viu-se numa situação que não era normal, a luta por uma etapa. Foi precisamente o seu Chefe de fila (Joaquim Gomes) que lhe disse: "...vai..." e o resultado foi a impressionante vitória na etapa que podem verificar no vídeo abaixo.
Dou aqui destaque a este grande ciclista com o qual tenho o privilégio de pedalar e aprender mais sobre o ciclismo e a grande honra de o ter como AMIGO.





NA VOLTA A ESPANHA EM 2000


AQUI, NA RODA DE JAN ULRICH

4 comentários:

FRINXAS disse...

Ora aqui está um senhor...

Este mesmo e o seu antigo "chefe" me fizeram perder muita hora em frente á tv e deslocação á sra da Graça!

Sim senhor!!!! Ainda anda de bike!!!! Assim está bem!

E quanto a si, patrão deste blog, a sua terra, Estrela, deu-me muitos prejuízos este fim de semana!!!! :((((((

Anónimo disse...

Ora aqui esta um grande post e eu que ainda não tinha visto esta brilhante vitória.
Como ele ia até arrancava paralelo.
Ai se ele começa a levar os treinos a sério o pessoal do INATEL que se prepare que vêm ai muitas dores de pernas.
FORÇA NESSA PEDALEIRA.....
E QUE VENHA A PRÒXIMA....

carneiro disse...

Um respeitoso abraço para o Rosa. Cruzei-me com ele no cicloturismo do Luis Almeida e até figuro numa fotografia de calendário vestido como ele...cada qual na sua ponta da foto, claro. Não por impedimento pessoal, mas pela trememda diferença entre um grande ciclista e um mero barrigudo cicloturístico.

Justa e bonita homenagem que o blog lhe fez.

Photozonia disse...

Se ainda anda de bike Frinxas? Nem imaginas os empenos que eu levo!!! Ainda há dois anos fez 10º em Portalegre.
Então e a Serra??? Foi material ou o corpo? Não digas que caíste???

Chain Reaction Cycles Website. Europe's Largest Online Bike Store