31/12/2008

BOM ANO DE 2009

30/12/2008

KIT DE CONVERSÃO CICLOTEK


Para quem andava indeciso quanto à compra de uma bicicleta eléctrica tem agora a opção de converter a sua bike para uma com sistema de pedalada assistida. Para tal a CicloTek fornece um Kit de Conversão constituído por:

- Motor pré-instalado na roda;
- Batería de lítio e carregador.
- Suporte para a Bateria;
- Ferramente de montagem do suporte da Bateria;
- Sensor de pedalada assistida (no eixo pedaleiro);
- Manual de Instruções.

Trata-se de um Kit discreto que pesa cerca de 7 Kg. O Motor é aplicado na roda dianteira. Tem um custo aproximado de cerca de 600 euros.

Características:
- Batería lítio 24 v. 10 Amp., 3.0 kg. (pode ser recarregada mais de 1000 vezes).
- Carregador inteligente de bateria (recarrega entre 1 a 5 horas).
- Velocidade máxima de 25 km/h.
- Autonomia de 30 km.
- Motor de 240 watt. 3 kg.
- Controlador BPA com corte a 16 amp.
- Sensor de pedalada assistida por disco de iman.
- Peso total aproximado 7 kg.
- 2 anos de garantia (6 meses tanto para a batería como para o carregador).


Podem consultar toda a informação AQUI

28/12/2008

MONT VENTOUX - O REGRESSO

Foi já referenciado há uns tempos atrás no Azuribike a apresentação da próxima edição do Tour de France. Entre algumas surpresas está o regresso ao Mont Ventoux, onde não havia uma chegada desde há sete anos. Um dos momentos que convém recordar é o fantástico duelo entre Lance Armstrong e Marco Pantani, no qual o PIRATA saiu vencedor. Como os grandes momentos não devem ser esquecidos deixo-vos este vídeo que recorda o referido "DUELO".

26/12/2008

BICICLETA DE PLÁSTICO

Fazendo jus à política dos três "R" (REDUZIR, REUTILIZAR E RECICLAR), um grupo de Estudantes dipôs de 10 dias para levar a cabo um projecto que passou pela construção de uma bicicleta à base de garrafas de plástico usadas. A ideia que acabou por ganhar o concurso "Juicy Idea´s" surge no sentido de alertar para os efeitos colaterais daquilo que chamamos CIVILIZAÇÃO!!!
Fica aqui entao mais um alerta.

23/12/2008

APERTOS ULTRA LEVES DA MSC

A marca Espanhola MSC parece querer mesmo distinguir-se das demais ao nível do peso dos componentes que produz. Depois dos quadros, corrente e rodas, surge agora com os apertos rápidos surpreendentemente leves. Apenas 51 gramas o que os tornam grandes rivais dos KCNC. Para além do peso têm também a seu favor o facto de estes não se desapertarem em andamento, já que os KCNC têm recebido várias criticas negativas nesse sentido. Quanto a preço o caso já muda de figura visto a MSC anunciar um valor de venda de cerca de 85 Euros. Já na KCNC o preço não ultrapassa os 50 Euros. Junta materias como Alumínio 7075, titânio, carbono e plástico. Segundo os analistas, estes apertos são aqueles que oferecem a melhor relação entre leveza e fiabilidade.
Mais uma vez podem consultar o site da marca em: www.mscbikes.com

PÁGINA DE NATAL DA SPECIALIZED


Estamos no Natal e para assinlar a data a Specialized criou uma página para o efeito. O motivo natalício apresenta uma cassete dinâmica que se move ao som de da música de Tchaikovsky. Simples e interessante. Experimentem dar uma espreitadela clicando AQUI

INTENSE SPIDER 2

Há uns tempos atrás houve um passarinho que me revelou que o branco iria deixar de ser a cor da moda. Qual o futuro? Pois bem, esse passarinho revelou-me que o "verde alface" iria ser utilizado por diversas marcas. Não sei se voçês se recordam, mas a primeira bike que vi aparecer com estas cores foi precisamente uma bike produzida em solo Português, mais concretamente, uma BDURAN rígida. Na altura uma das criticas negativas que recebeu foi mesmo a decoração. Parece agora que essa bike estava muito à frente no seu tempo.
Falando então da verdinha Intense. Trata-se da segunda geração da Intense Spider e, posiciona-se entre a Spider FRO e a Tracer VP. O quadro tem um peso de 2,590 Kg com um Fox RP-23, prevendo um curso até 130mm. Este é um quadro utiliza a segunda geração do VPP (Pivot Virtual). A ideia foi proporcionar uma maior eficiência de pedalada através do reposicionamento do pivot e respectivas ligações (links). O preço ronda os 1500 euros aproximadamente com amortecedor FOX RP-23. Estarão prontas para entrega a partir de Março de 2009.




22/12/2008

SUBARU XB

A subaru, conhecido fabricante de automóveis e nome associado para sempre ao Mundial de Ralis, resolveu lançar uma linha de bicicletas através da "Fuji Heavy Industries". Não é uma bike que possamos olhar e dizer: "Uau". Trata-se apenas de um quadro em chromoly equipado com uma RockShox Reba Race Dual Air, Grupo Shimano XT (pedaleiro, desviadores, travões, manípulos, cassette e corrente); componentes Deda (avanço, guiador e espigão); Rodas Mavic CrossRide; Pneus Michelin Country Rock 26 x 1.75 e Selim Selle Italia C2 Gel Flow. Não é nada de especial a não ser o preço que se centra à volta de uns "módicos" 2.800 Euros. Só!!!
BMW, Mercedes-Benz, Porsche, Land Rover, Cadillac, e Jeep serão outras marcas de automóveis a lançarem a sua própria linha de bicicletas. Já tinhamos visto isto com a Land Rover e parece que a moda pegou. Será uma forma de combaterem a crise? Duvido!!!

DE REGRESSO AO ACTIVO


Depois de ter passado uns dias em pleno mar Alto, estou de volta. Ainda não consigo estar parado se me sentir a balouçar mas penso que esta sensação vai passar em breve. Decididamente, é mesmo muita água. Sempre consegui a minha foto do pôr do sol algures no Atlântico. Mas depois de três dias sem a bike, a primeira coisa que fiz hoje pela manhã foi pegar na bela KTM e fazer uns quilómetros. Pouca coisa, mas só para matar saudades. Aproveitei para tirar umas fotos às Serras que me rodeiam, Estrela, Caramulo e Montejunto, já que hoje estava um dia que parecia de Primavera. Vamos voltar então às notícias ainda no decorrer do dia de hoje e começaremos com a SUBARU. Sim é uma marca de carros mas....será que também se dedicou às bicicletas?


18/12/2008

UMA BREVE PAUSA


Por motivos imperiosos, o blog Azuribike irá fazer uma breve pausa de três dias. Em princípio, no decorrer do dia de segunda-feira já haverá novas notícias publicadas. Até lá deixo-vos esta imagem para vos alertar do que pode aparecer por aí nos trilhos este fim-de-semana.

ROTOR SL MTB


Características como o "baixo peso" estavam associadas a marcas bem conhecidas, como por exemplo a KCNC entre outras. No entanto, a ROTOR apresentou um avanço para BTT, designado de Rotor SL MTB em que a principal característica é o seu peso, ou melhor, o seu pouco peso.
Estamos a falar de um avanço que acusa na balança o imperceptível peso de 83 gramas.
A rotor tornou-se mundialmente popular graças aos distintos pedaleiros, patrocinando actualmente equipas como a BMC e Cervelo.

Podem consultar o site em: www.rotorbike.com

17/12/2008

MAGIC BIKE - INTERNET EM MOVIMENTO


Pode parecer estranho, até mesmo surreal, mas a verdade é que existem bicicletas que são verdadeiros "Hotspot". MagicBike é um conceito que passa pelo fornecimento de internet no modo "wireless" através de uma bicicleta. Quer estejam em andamento ou estacionadas, estas bicicletas permitem à população o acesso à "World wide Web" nos mais variados locais. Aliás, a ideia passa exactamente por chegar a locais que se encontravam por preencher, onde a concentração de pessoas pode ser elevada. Poderão encontrar-se em eventos variados ou inclusive num jardim ou uma esplanada.
Podem consultar o site em: www.magicbike.net


15/12/2008

ERGON - A ENGENHARIA EM PROL DO BTT



Segundo o site desta empresa,a ERGON é desenvolvida por especialistas em bicicletas, ciclistas de competição, cientistas desportistas, físicos, especialistas em ergonomia e engenheiros. É nos pequenos detalhes que a Ergon marca a diferença. O seu nome esta associado ao desenvolvimento de punhos quer para BTT ou para cidade, luvas e mochilas. consultem o site em www.ergon-bike.com

Podem fazer Download do catálodo para 2009 AQUI

14/12/2008

GIRO APRESENTA O CAPACETE DA ESQUIPA ASTANA

O capacete em si é o mesmo modelo do ano anterior. A diferença verifica-se apenas no grafismo. Para os fans desta equipa ou dos corredores que dela fazem parte e ainda para quem quiser pagar cerca de 160 euros por um capacete, não percam edição especial.




13/12/2008

MAGURA RECOLHE SUSPENSÕES


A Magura está a proceder à recolha da primeira série de 2008 do modelo DURIN RACE 80/100. Tal medida prende-se com o facto de haver a possibilidade de as pernas partirem. Os modelos afectados são apenas nas versões de Disco e Cantilever. Para saberem como identificar se a vossa suspensão está ou não inserida nesta série terão de verificar o número de série. Este número está inscrito num pequeno autocolante na perna logo abaixo das "pontes". Depois de identificado o n.º podem accionar a garantia directamente na Magura, clicando AQUI

11/12/2008

CUBE REACTION - 2009

Estamos claramente num tempo em que a oferta é muita, portanto há que fazer referência àquelas marcas que de alguma forma se destacam da concorrência. Já andava há alguns tempos para fazer um artigo dedicado à CUBE, uma marca com muita qualidade mas a meu ver, pouco divulgada. Este artigo não irá fazer referência ao Carbono. Os mercados apostam cada vez mais neste tipo de material mas, com um esforço financeiro muito mais comedido poderemos adquirir uma bike com um nível de equipamento que assenta numa gama superior, peso muito aceitável e uma beleza estética que não fica muito atrás dos quadros da malha entrelaçada. Ainda este ano foi anunciado por uma marca, (a STEVENS penso eu) uma nova forma de tratar o alumínio permitindo a expansão deste levando a que fosse possível tomar formas idênticas às do carbono. O modelo que pretendo aqui abordar é o CUBE REACTION nas variantes R1, XT, K18 e HS33, cuja designação deriva dos diferentes sistemas de travagem que cada uma incorpora.
A gama Reaction para 2009 é mais extensa que no ano transacto. São mais dois modelos que em 2008. O equipamento não oscila muito, assim como os preços. Outra das qualidades que convém referir é o peso. O modelo mais barato (Cube Reaction HS33) pesa apenas 11,2Kg para um custo de 1690 Euros.
Exluindo o modelo de topo, nos outros é sempre possível escolher a cor, alternando entre o preto anodizado e o vermelho/Branco.
Verifiquem os pormenores nas fotos abaixo.

Consultem o site do importador em: www.btterra.pt


Cube Reaction R1 - Alumínio 7005 de tripla espessura hidroformado 1480 gramas;
Travões Fórmula R1
Rosck Shox Sid Race 100mm, Motion Control e PopLoc
Peso: 10,3 Kg


Cube Reaction XT - Alumínio 7005 de tripla espessura hidroformado 1480 gramas;
Travões Shimano XT
Rock Shox Reba Race U-turn 90-120mm, Motion Control e PopLoc
Peso: 10,7 Kg


Cube Reaction K18 - Alumínio 7005 de tripla espessura hidroformado 1480 gramas;
Travões Fórmula Oro K18
Fox F100RL 100mm, Remote-Lockout
Peso: 11 Kg


Cube Reaction K18 - Alumínio 7005 de tripla espessura hidroformado 1480 gramas;
Travões Magura HS 33
Fox F100RL 100mm, Lockout
Peso: 11,2 Kg





10/12/2008

IDEIAS LOUCAS


Poderá considerar-se de louca esta ideia aplicada numa Cannondale. O sistema que é possivel ver na foto, consiste numa peça aplicada na direcção que ao virar o guiador para a esquerda a roda vira para a direita e vice-versa.
Nesta caso, a suspensão será uma Lefty ou uma Righty?
Claro que isto já tem alguns anos e felizmente tratou-se apenas de um "ideia louca"!

09/12/2008

GRASSHOPPER - UMA BICICLETA DIFERENTE

Grasshopper significa "gafanhoto" em Português mas neste caso identifica um projecto de duas rodas. A Grasshopper é uma bicicleta eléctrica com o cunho "Yanko Design" que se destaca pelo design. É neste campo que convém realçar o seu criador, um nome de origens Lusas, David Gonçalves, que em 2008 apresentou este projecto ao 12º "International Bicycle Design Competition" ganhando inclusive um "Merit Prize". Destina-se claramente ao mercado urbano e a pessoas com preocupações ambientalistas. A bateria recarrega-se com as travagens ou de forma estática, ou seja, em vez de um rolo utiliza-se esta bike conforme podem ver nas fotos.

Podem consultar o resto da informação (em inglês) e fotos em: www.yankodesign.com



COISA ESQUISITA

Mais uma daquelas coisas esquisitas que não consigo compreender para que servem. Será equilibrismo?
Consultem o site em: www.myatomicmass.com



08/12/2008

PROTECTOR DE QUADRO SHELTER DA MSC


Depois de ter apresentado os quadros de carbono mais leves do mercado, nomeadamente o Koncept e o WCR, assegurando inclusive uma garantia vitalícia apresenta agora um produto destinado à protecção de todo o tipo de quadros. O produto em questão designa-se de "SHELTER" e consiste numa fita adesiva que usa a tecnologia desenvolvida na indústria militar para a protecção de aeronaves de impactos violentos, principalmente nas pás das hélices dos helicópteros. Trata-se portanto de uma fita adesiva, electroestática que basicamente absorve os impactos, retornando sempre à sua forma original, permitindo ainda ser colada e descolada diversas vezes sem que perca as suas características. Será sem dúvida um produto bem vindo para proteger as escoras inferiores dos impactos da corrente, as zonas mais expostas dos quadros de carbono, forquetas e suspensões.
Quanto a preços, um rolo de 5 metros custa aproximadamente 70 Euros, tendo 55mm de largura e 1,2mm de espessura. Nas lojas estará à venda em peças de 30cm com um custo aproximado de 1,50€. Calcula-se que para proteger a bicicleta serão necessários cerca de 4,5€. Este é mais um produto a ter em conta, principalmente para quem utiliza materiais como o Carbono.

Podem consultar o site da marca em: ww.mscbikes.com

Dica de Angelo Santos

07/12/2008

BIKE PURE - A LUTA CONTRA O DOPPING


Infelizmente todos sabemos dos escândalos que têm abalado o mundo do ciclismo profissional. Muitos perderam a fé e o entusiasmo por falta de credibilidade de diversas instituições, equipas, corredores, etc. Há no entanto a circular na WEB um movimento designado de "BIKE PURE" que visa promover um ciclismo limpo de quaisquer suspeitas e de técnicas menos impróprias do alcançe de melhores prestações. Bike Pure é uma organização independente e sem fins lucrativos para equipas, ciclistas, patrocinadores admiradores, entusiastas e fans que trabalhem e promovam a credibilidade do ciclismo profissional.
Consultem o site em: www.bikepure.org

06/12/2008

NO COMMENTS - 17

Quadro em alumínio 7005 hidroformado de espessura variável. Reforços nas zonas de maior esforço e soldaduras polidas. Cor à escolha do cliente. Peso não definido.
Ainda não há importador em Portugal, algum candidato?

05/12/2008

BFOUR - BICICLETAS E QUADROS DE CARBONO


O nome BFOUR diz-vos alguma coisa? Certamente já encontraram algumas bikes nos trilhos com esta designação. Foi com base num desses encontros imediatos que procurei alguma informação acerca destes quadros. A BFOUR é uma marca comercializada pela COSMOJUMP que passa pelo desenvolvimento e construção de quadros monocoque em carbono que se inserem numa gama Média/Alta. É certo que a oferta de marcas nacionais no que toca a produtos em carbono é escassa. Nesse sentido surge então esta iniciativa arrojada e de grande valor com o Cunho Português. A marca apresenta opções para BTT e estrada sendo que o modelo que mais sucesso está a ter é o XC-MAX para BTT, com um quadro monocoque em carbono UD K12 que no tamanho 18 apresenta um peso de cerca de 1200 gramas. Além deste é também comercializado o modelo para estrada designado de BIRD RD. No entanto a marca não se fica para aqui e encontra-se já em fase de produção dos modelos ALL Moutain – FreeRide e CrossLand, com cursos de 120mm a 140mm. Para além dos quadros é possível também adquirir os periféricos com o mesmo nome, nomeadamente o Guiador (125 gramas); Avanço (125 gramas) e Espigão do Selim (195 gramas)isto para BTT e totalmente em carbono UD K12. Tudo isto permite que seja possível sem gandes aventuras financeiras adquirir na marca (BFOUR) uma bike abaixo dos 10 Kg. De referir que a COSMOJUMP também comercializa modelos completos designadamente o modelo BFOUR XC-MAX E A BFOUR XC-PRO, sendo que a primeira monta componentes Shimano XT e a segunda Shimano SLX. Outra das particularidades e a possibilidade de se montar uma bicicleta "à la carte", ou seja, a possibilidade de o cliente poder escolher os componentes, sendo que estes nunca deverão ser inferiores a Shimando SLX pois o quadro por si só exige componentes que se situem nuna gama igual ou superior. Se ainda não viram nenhuma fiquem com a informação de que há já diversos atletas a utilizarem estes quadros em competição. Eu mesmo, vi passar um por mim numa subida de 3Km. Era simplesmente o Vitor Rodrigues que acabou por ganhar essa Meia-Maratona. Ainda cheguei em 8º Lugar o que me permitiu identificar a bicicleta vencedora à chegada. Como ele há muitos outros, profissionais ou não a fazerem uso desta marca.

A COSMOJUMP é também o importador das suspensões e amortecedores da marca X-FUSION que bem conhecem. Além de comercializarem, dão também todo o apoio, manutenção e reparação destes componentes.
Se quiserem contactar a COSMOJUMP poderão fazê-lo através do seguinte endereço de correio electrónico: cosmo.b4@gmail.com
Futuramente será disponibilizado um site ao qual poderão aceder através de: www.cosmojump.pt

Fiquem para já com estas fotos do modelo XC-MAX para 2009 e do BIRD-RD. Em breve publicarei fotos mais actuais e com melhor qualidade.

O quadro para BTT está a fazer-me pensar...!!!

Chain Reaction Cycles Website. Europe's Largest Online Bike Store