30/08/2011

PNEUS SPECIALIZED ROUBAIX PRO

Este artigo pretende dar a conhecer um teste efectuado aos novos pneus de estrada da Specialized, nomeadamente os PARIX ROUBAIX PRO 700X23/25.
A Specialized Portugal disponibilizou para teste um conjunto destes pneus no sentido de avaliar o seu comportamento e desempenho.
Logo à partida o seu nome deixa antever o fim a que se destina. Neste caso a designação "Roubaix" remete-nos para a mítica prova "Paris-Roubaix" e as várias secções de pavé/paralelo que os ciclistas têm de percorrer com elevado sacríficio.
Para efectuar o teste, resolvi primeiro montá-los numa bicicleta com quadro de alumínio e posteriormente numa com quadro em carbono para avaliar as diferenças de comportamento e transmissão de vibrações.
Uma das particularidades é a medida apresentada, 700X23/25, ou seja, normalmente encontramos num pneu de estrada a medida 20, ou 23 ou 25. Neste caso, o roubaix engloba a medida 23 e 25. A medida 23 é encontrada na superfície de rodagem enquando que a medida 25 se reflecte na banda lateral, obtendo assim um pneu mais "redondo", maior volume de ar e consequentemente, mais confortável.
Logo nos primeiros kilómetros a sua função salta à vista, o CONFORTO.
Sinceramente, estes pneus são mesmo confortáveis. Tinha montados nesta Bicicleta os Michelin Pro 3 Race que estão no topo das minhas preferências em estrada, que sendo pneus confortáveis são igualmente rápidos, precisos e bastante competitivos. Comparativamente com estes, os Roubaix são mais confortáveis mas, muito menos competitivos. Nota-se a aderência constante não sendo assim tão rolantes quanto o desejável, no entanto, a sua missão será a de garantir o conforto e segurança. Volto a referir, estes são pneus mesmo confortáveis, e a aderência em curva é excelente. Fizeram vários kilómetros até à data, tendo percorrido uma deslocação a Fátima, a subida à Torre na Serra da Estrela, diversos tipos de percursos e pavimentos. São pneus duráveis, tendo inclusive a indicação de desgaste através de orifícios na camada de rodagem.
Não são muito leves, porém o seu composto de borracha é macio e aderente. Não foram testados em condições de chuva, no entanto, avaliando o padrão de rodagem da borracha e algumas semelhanças com o Vittoria Diamante Pro, certamente terá uma boa prestação neste campo.
Findo este teste, foram montados num quadro de Carbono e avaliados por outro ciclista que rapidamente referiu a mesma sensação, a de excelente conforto. Ainda se encontram em este, porém, podemos já afirmar que este pneu se destina àqueles que preferem o conforto e segurança, em detrimento das prestações competitivas. É seguro e previsível. Perde pontos no campo do peso.
Mais notícias em breve!

Sem comentários: