27/10/2010

AS BICICLETAS E OS CAÇADORES


Este é um assunto sensível…muito sensível.
A abertura da época da caça é uma dor de cabeça para os bettistas.
Nesta época muitos são surpreendidos no mato com tiros de caçadeira. Não tive ainda conhecimento de algum ciclista atingido mas o facto é que o perigo é eminente. Custa-me bastante aceitar que em terreno livre seja possível efectuar disparos, muitas vezes para o incerto. Sei que os caçadores poderão dizer que quando nós começámos a andar de bicicleta pelo mato, eles já cá andavam há muito tempo, que pagam os seus impostos, que caçam para comer, etc, etc.
A questão não passa a meu ver por aí. O que eu questiono é o facto de se poder disparar uma caçadeira em qualquer local arborizado ou florestal sem que sejam tidas em conta condições de segurança.
Não é só pelos ciclistas!
Então e as outras pessoas? Será que não posso dar um passeio a pé pela floresta?
Poderá um pai levar o seu filho à floresta ao Domingo de manhã em condições de segurança?
Terá ele de esperar pelo fim da época a caça?
Qualquer tiro desportivo exige uma carreira de tiro com todas as condições de segurança, vedações, alarmes sonoros e visuais, etc.
O facto é que a troco da manutenção de uma faixa de mercado bastante lucrativa (impostos, licenças, aquisições, zonas protegidas) se põe em causa a segurança e a”liberdade” de circulação, que esta seja pedonal ou através de velocípedes.
Há quem diga que temos de nos adaptar e conseguir conviver.
Adaptar? Aos tiros? À probabilidade de alguém ser atingido?
Não vamos ignorar o facto de que entre os próprios caçadores existem acidentes, por vezes mortais!
Sei que este tipo de caça acaba por ser um desporto e uma forma de convívio, assim como o nosso desporto, só que as consequências de cada um deles são tremendamente diferentes.
Sendo a caça um desporto e não uma forma de sobrevivência há que garantir segurança para os seus praticantes e para os que circulam e se deslocam na sua zona de actividade.

2 comentários:

Anónimo disse...

caro amigo, alem de andar de bike tb caço e nao estou livre de um dia me acontecer qualquer tipo de acidente, mas não é de certeza por falta de cuidado e acredito k estás a dramatizar de mais a situação não é tão perigoso como dizes no texto... Mas tb é verdade k ainda há caçadores k não respeitam as regras de segurança tal como alguns BTTistas e não são assim tão poucos. NUNO PAIVA

Anónimo disse...

Comparar um desporto em que se pedala para mover um veiculo de 12kg a outro em que se dispara tiros que podem abrir leque,por exemplo, e não se sabe para onde vão os chumbos é uma aberraçao a meu ver no que diz respeito ao assunto da segurança,mas são ideias..

Chain Reaction Cycles Website. Europe's Largest Online Bike Store