31/01/2009

O CICLISMO

NO COMMENTS - 28

BOM FIM DE SEMANA!


28/01/2009

LIZ HATCH SOFRE ACIDENTE

A "nossa" Bela LIZ HATCH, sofreu um acidente no decorrer de uma prova de Estrada. As "agulhas" dos pinheiros no alcatrão, provocaram o deslizamento dos pneus. A forqueta partiu, assim como o capacete. Liz, ficou neste estado, com apenas uns arranhões.

NO COMMENTS - 27

26/01/2009

ISSAC RECOLHE BICICLETAS


Ainda este mês tinha mencionado o facto de muitas marcas estarem a recolher alguns dos seus produtos em prol da segurança. Agora é a vez da ISAAC, uma marca de grande qualidade e muito exclusiva aqui no nosso País. Mais uma vez, o facto tem a ver com a coluna de direcção/forqueta. Foi detectado um problema em que a combinação de certos tipos avanços e espaçadores podem resultar em acidentes com graves consequências para o ciclista, podendo inclusive provocar a sua morte. Nesse sentido e, pondo sempre a segurança em primeiro lugar, a ISAAC está aproceder voluntariamente à recolha de todas as bicicletas e quadros produzidos deste 2004, sim não me enganei, desde 2004 como medida de precaução. todos aqueles que possuam estes quadros devem rapidamente contactar o agente/importador. As bicicletas não devem circular sem antes terem sido revistas.
Podem consultar toda a informação relacionada com este caso em: www.isaac-carbon.info

OS PERIGOS DO CICLOTURISMO

25/01/2009

MARATONA DO MONDEGO - MISSÃO ... QUASE IMPOSSÍVEL


Hoje foi dia de maratona e, que maratona. Esta foi uma missão que dira...quase impossível. Tanta lama, aliás, tanto barro, água, lama, barro. Nunca mais acabava. A bike deveria pesar mais de 20 Kg! Só os pneus deveriam chegar aos 3Kg cada um! Tínhamos a sensação de que a bike estava colada ao chão, simplesmente não andava, ou se andava era a deslizar no lodo e na lama. Este foi mesmo um grande teste, quer para o ciclista, quer para a máquina. Metia dó olhar para aquele verniz dos quadros de carbono tão mal tratado. Estavam inscritos mais de um milhar de bettetistas mas foram em menor número os que apareceram na linha de partida. Muitos que estavam inscritos para os 80 Km optaram, e bem, por fazer apenas os 40Km, não só por se pouparem como também para pouparem a máquina. Outros simplesmente desistiram, pois se os primeiros tiveram dificuldades em ultrapassar os trilhos quase impraticáveis, imaginem quem vinha por fim! Este foi um dia mesmo agreste. Quando ouvir a palavra "LAMA" lembrar-me-ei sempre da Maratona do Mondego!!!

Reparem só no tempo do Vitor Rodrigues nos 80Km...3Horas e 19 minutos!!!


A vermelho, eu mesmo com 2 Horas e 16 minutos, no 21º Lugar.




fotos: grupodesportivoprc.blogspot.com

24/01/2009

SEGREDOS DE RICARDO MARIHEIRO


Uma das bicicletas que me chamou a atenção na edição do Festibike deste ano foi a Scott Spark de Ricardo Marinheiro. Foram vários os motivos que me prenderam o olhar mas, o que me interessou mesmo foi o tipo de material usado nos punhos. Um estranho componente de cor branca. Rapidamente muitos se apressaram a apontar aquele material como sendo fitas dos guiadores de estrada, pois são mais leves e têm mais aderência. Não aceitei bem essa explicação pelo que tive de investigar. O que seria então aquele material?
Over Grip finos de raquetes ténis!!!
Exactamente, isso mesmo. Material usado nas raquetes de tènis, e porquê?
Porque sendo as extremidades, mãos incluídas, o nosso maior dissipador de calor, e sendo que a nossa temperatura, quanto mais alta for significa uma maior desidratação e esta, limita em muito o nosso rendimento. Por este facto, o Ricardo Marinheiro, corre sem luvas. O Grip de Ténis tem uma enorme aderência, não aquece as extremidades mas é muito frágil, no entanto é também bastante económico!

Alguém se atreve a usar?

23/01/2009

VANESSA FERNANDES PARTE CLAVÍCULA?


O Grande nome do Triatlo Mundial, Vanessa Fernandes, está a ter um início de ano algo complicado. Relatos indicam que a atleta, que assinou pelo Benfica por mais cinco anos, partiu a clavícula. No entanto, nos sites da modalidade (Triatlo) apenas referenciam uma lesão na clavícula. Seja como for, a sua preparação estará um pouco comprometida, tanto mais, que aquela zona é bastante solicitada, principalmente na natação. Segundo relatos, a lesão terá sido provocada por uma queda num treino de BTT, modalidade que Vanessa não domina muito bem.
À Vanessa votos de rápidas melhoras!

NO COMMENTS - 26

22/01/2009

FERNANDO ALONSO CICLISTA

Em terras Algarvias, o bi-campeão do Mundo de Fórmula 1, Fernando Alonso efectuou um treino de ciclismo a convite do Ciclista Carlos Sastre. O Treino foi efectuado num percurso de 110 Km, tendo terminado à média horária de 37 Km/hora. Nada mau, para um piloto de Fórmula 1, apesar de ter considerado este treino desgastante!

Trek Madone 6.9 Livestrong

Cá está ela! A Trek de Armstrong!





1274, o número de dias que Lance esteve fora de competição devido à doença



Pormenor do autocolante da Loja que Lance apoia




Apesar de todos os componentes SRAM, os pedais são os de sempre, Dura-Ace. Lembram-se daquele contra-relógio no Tour em que na largada se solta o pé do pedal? (Foi Segundo)


CARACTERÍSTICAS:
Quadro: Trek Madone 6.9, size 58
Forqueta: Bontrager XXX
Travão Frente: SRAM Red
Travão Trás: SRAM Red
Manípulos: SRAM Red
Deviador Frente: SRAM Red
Desviador Traseiro: SRAM Red
Manípulos Mudanças: SRAM Red Double Tap
Cassette: SRAM OG-1090 (11-21)
Corrente: SRAM PC 1090 Powerchain
Cassete: SRAM PowerMeter Pro, 175mm, 39/53T
Pedaleiro: SRAM GXP Team
Rodas: Bontrager Aeolus 5.0
Pneu Frente: Hutchinson tubular, 700x22c
Pneu Traseiro: Hutchinson tubular, 700x24c
Guiador: Bontrager Race XXX Lite, 44cm
Avanço: Bontrager Race XXX Lite, 120mm
Caixa de Direcção: Cane Creek integrated
Pedais: Shimano Dura Ace
Espigão: Integrated
Selim: Bontrager
Suporte Bidon: Trek

21/01/2009

SANTA CRUZ - O CARBONO FINALMENTE

A Santa Cruz, fabricante de quadros Californiano, há muito que tem uma posição demarcada no mercado Mundial. O seu sistema VPP (virtual pivot point), impulsionou a marca para um nível mediático bastante elevado. O número de encomendas era muito superior à capacidade de produção da empresa. No entanto a Santa Cruz sempre seguiu uma linha muito própria. A apresentação de novos modelos não segue uma calendarização rigorosa, ao contrário da maior parte dos fabricantes e parece não haver uma preocupação em aumentar o volume de produção. A qualidade sempre foi o seu cartão de visita, pelo que o preço dos seus quadros segue sempre numa linha ascendente. Mas, os tempos mudaram, novos materiais conquistaram o mercado e a Santa Cruz não podia parar no tempo. Sendo assim, foi apresentado o novo quadro BLUR XC CARBON. Muito rígido e muito leve em comparação ao seu antecessor em alumínio. O peso anunciado centra-se 1948 gramas já como o amortecedor incluído, um Rock Shox Monarch 3.3. As cores alternam entre o preto ou cinza. O preço deste quadro estima-se que venha a custar mais de 1800 Euros.



20/01/2009

RACHEL ATHERTON SOFRE ACIDENTE


A Campeão do Mundo de Downwhill, Rachel Atherton, sofreu ontem dia 19 de Janeiro um acidente enquanto treinava com a sua bicicleta de estrada Cervelo. Rachel, embateu violentamente contra a frente de uma carrinha Pick-Up, tendo batido com a cabeça no para-brisas da viatura. Sofreu várias escoriações no rosto, no entanto, ainda pouco se pode dizer do seu estado de saúde. Podem acompanhar os desenvolvimentos desta notícia, bem como as fotografias do acidente, consultanto o site:
www.animalcommencal.com

19/01/2009

UMA IMAGEM VALE MAIS QUE...

Uma imagem impensável há apenas três anos atrás!

PARA OS FANÁTICOS DO PESO

RÍGIDA

Focus Raven Extreme 2009 - 7940g


Frame: Raven Extreme 2009
Fork: Magura Durin 100R
Bottle Cage: Bontrager XXX Lite
Brake Levers: Magura Marta SL 09 Red
Rear Brakes: Magura Marta SL 09 Red
( Alu Bolts, disc Hope Mono Mini Pro 79Gr)
Front Brakes: Magura Marta SL Post Mount
( Alu Bolts, disc Hope Mono Mini Pro 79Gr)
Cables: Nokon Negro
Chain: KMC X9SL Gold
Crankset: FSA Team Issue (alu bolts a2z)
Botton Bracket: VP Titanium
Derlr (Front) Shimano XTR M-970
- 34,9 (Alu bolts, tuned) TUNED
Derlr (Rear) Sram X.O
(c/ roldanas KCNC e alu bolts)
Cassette: Shimano XTR CS-M970 11-34
Grips: Bontrager Race X Lite
Handlebar:FSA K-Force XC
Headset: Massi carbono(tuned)
Headset Cap/Bolt: Woodman Carbono
Pedals: X-Pedo MTB TI/TI
Quick Releases: KCNC Red
Seat Binder: MSC 34,9 Red
Seat: Selle Italia SLR Kit Carbon
Seatpost:New Ultimate 31,6 (300mm) TUNED
Shifters: Sram X.O with Alu Bolts
Stem: FSA OS-99 90mm
Wheelset:
Tire (Front): Maxxis 310
Tire (Rear): Maxxis 310
Tubes: Kit No Tubes
Liquido: Joe´s No Flats
--Rims: No Tubes ZTR Race
--Spokes: Sapim
--Nipples: Sapim alu Red
--Front Hub: WTB TUNED
--Rear Hub: WTB
SUSPENSÃO TOTAL

Scott Spark 10 - 7910g


Quadro: Scott Spark 10, size M
Amortecedor: DT Swiss XR Carbon 145 gr
Suspensão: DT Swiss XRC100
Guiador: Schmolke XC 105 gr
Punhos: Scott Racing 9 gr
Avanço: Rotor SL 105mm 90 gr
Espaçador suspensão: Scott Carbon
Caixa de Direcção: Extralite Scalhead com aranha(9gr) 64gr
Travão Frente: Hope Mono Mini Pro com tampas em Carbono
Disco Frente: Scrub Rotor´s 160 mm 56 gr
Travão Trás: Hope Mono Mini com tampas em Carbono
Disco Trás: Scrub Rotor´s 160 mm 56 gr
Crankset: Clavicula 175mm com rolamentos 442 gr
Pratos pedaleiros: Extralite 44, Extralite 30, Parafusos Extralite
Pedais: Crank Brothers Egg Beater 4Ti - 178 gr
Corrente: KMC X10SL Silver - 238 gr
Cassete: Shimano XTR M970 11-32 220gr
Porca Cassete: Extralite 3 gr
Desviador Dianteiro: Dura Ace 7900 Braze-ON da BTP 68gr
Desviador Traseiro: XTR M-972 Carbon, Extralite Jockey wheels 168 gr
Shifters: Shimano Sram X0/Attack
Espigão de Selim: Hand Made and Tuned 175 gr
Aperto espigão selim: Hand Made by Michael Hamatschek in Carbon 5 gr
Selim: Selle Italia SLR Carbon - 105 gr
Roda Dianteira - 555 gr
Aro: NoTubes ZTR Race 7000 32h
Raios: DT Swiss Revolution
Cubo: American Classic
Roda Traseira - 652 gr
Aro: NoTubes ZTR RAce 7000 32h
Raios: DT Swiss Revolution
Cubo: American Classic
Apertos Rodas: Tune 24gr
Líquido Selante: NoTubes
Kit Tubeless: No Tubes
Pneu Dianteiro: Maxxis Maxlite310 - 310 gr
Pneu Traseiro: Maxxis Maxlite310 - 310 gr
Parafusos Titanio: Alguns sitios e componentes
Cabos mudança: Jagwire Ripcord Carbon

Fonte: Forumbtt

16/01/2009

FONDRIEST TF2 - SINÓNIMO DE RIGIDEZ

Esta não está no topo da pirâmide, ocupa apenas o 2º lugar, mas o que está em causa aqui é o quadro. Não farei referência ao equipamento pois esse é analisado continuamente. O quadro em questão merece referência pela sua rigidez quer lateral quer mesmo vertical. À primeira vista o que sobressai é a forma volumosa dos seus tubos. Muitos poderão não gostar, assim como da cor que parece algo sóbria, mas para aqueles que se preocupam com mínimo de perda de energia, este é o quadro ideal, além de que pesa menos de 1Kg. Há inclusive quem o classifique de radical, apesar das suas medidas e ângulos não se afastarem das outras marcas e modelos. Não será concerteza uma bicicleta para utilizar no Paris-Roubaix mas é sem dúvida uma bela peça do Mundo das duas Rodas.
Querem saber preços? Qualquer coisa como cerca de 7000 Euros (no estrangeiro, porque cá a carga fiscal trata de acrescentar mais qualquer coisa).






15/01/2009

GIANT ANUNCIA RECOLHA DO MODELO DE ESTRADA TCR ADVANCED SL

Isto está a ficar bonito. Diversas marcas com grande reputação no mercado têm vindo a recolher alguns dos seus produtos por forma a garantir a segurança dos seus utilizadores. Desta vez foi a GIANT, nada mais que o maior construtor mundial de quadros. Os modelos em questão são os TCR Advanced SL Team, SL 0, SL 1, SL 2, and SL. O problema em questão reside nas forquetas que devido à densidade dos tubos de direcção, pode provocar a quebra destas. Segundo o que foi difundido, esta medida teve por base um relato de uma forqueta que partiu sem que houvesse lesões para o ciclista. Quem for possuidor de um destes modelos deve contactar imediatamente um agente Giant autorizado.


NO COMMENTS - 24

14/01/2009

A TREK DE ARMSTRONG

Corre na Astana, tem uma bicicleta da mesma marca que os restantes colegas de equipa mas...nem tudo é igual. Esta é apenas uma imagem da Trek que Armstrong irá utilizar. Tem as cores da sua Fundação (LiveStrong) que pretende precisamente realçar aquilo a que Lance se propôs, a luta contra o Cancro.

ALGUÉM QUER UMA SID WORLD CUP?


Com certeza recordam-se do artigo aqui publicado acerca da edição especial da Rock Shox SID World Cup para os Jogos Olímpicos de Pequim. Muitos questionaram na altura como poderiam adquirir esta suspensão, em que os grafismos representavam um dragão chinês. Esta é sem dúvida uma peça única, digna de colecção. Pois bem, quem quiser habilitar-se a poder comprar esta suspensão pelo preço de venda da World Cup de série pode candidatar-se, enviando para o efeito um email para sid@sram.com com o texto "I WANT THAT FORK". A Rock Shox tem 12 destas suspensões para vender pelo preço de 1075 dólares (qualquer coisa como 875 euros), portes incluídos. Esta será sem dúvida uma forma de a Rock Shox avaliar o nível de interesse neste tipo de produto, com vista, provavelmente, à futura comercialização deste género de artigos.

13/01/2009

GEORGE BUSH VIRA-SE PARA O BTT


Há uns meses atrás foi aqui publicado um artigo acerca da oferta de uma bicicleta ao Presidente dos Estados Unidos. Nunca me passaria pela cabeça que ele iria dar uso à bike. Agora que faltam menos de duas semanas para deixar a Casa Branca, Bush planeia dedicar-se ao BTT e percorrer os trilhos de DALLAS. Para já, pedala com uma TREK vulgar. A sua esposa deu-lhe como presente no Natal, equipamento de ciclismo, nomeadamente vestuário e calçado. Será que o Homem ficou com o "bichinho" do BTT?
Segundo os recentes testes de saúde, o seu coração apresentou apenas 52 batidas por minuto em repouso.
E esta!

12/01/2009

MAVIC RECOLHE A RODAS R-SYS


A Mavic está a proceder à recolha das rodas dianteiras do modelo de estrada R-SYS. O problema foi detectado na forma de construção dos raios em fibra de carbono. Em determinadas situações os raios podem partir, como é o caso da figura abaixo. Na prática, a redução de peso proporcionada por estes raios não será assim tão significativa pelo que deve ser bem ponderada a esta opção. Estas rodas, segundo a marca, não devem continuar a ser usadas. Os proprietários deste modelo devem proceder rapidamente ao envio da roda dianteira. A Mavic oferece um modelo de substituição (Mavic Aksium) enquanto a roda dianteira não for substituída.

Podem consultar a página da marca para o efeito AQUI

11/01/2009

CALENDÁRIO PARA 2009


Muitos de nós nos utilizamos por vezes wallpapers nos nossos computadores para embelezar o ambiente de trabalho. Claro que por vezes, ou na maior parte delas, o motivo desses wallpapers é a bicicleta. Agora, que tal juntar o útil ao agradável, ou seja, juntar um motivo que gostamos com a necessidade de muitas vezes recorrer ao calendário. O que vos indico é um calendário para o ano de 2009 que tem por base o download de diversos wallpapers, de acordo com os diferentes meses do ano, em que o tema principal é, claro está, as bicicletas.

Para fazerem o download (gratuito) do calendário cliquem AQUI

10/01/2009

NO COMMENTS - 23

Cuidado com o abominável Homem das Neves! Com frio que está não admira que o encontrem por aí nos trilhos!!!

09/01/2009

LOOK 566 - PARA OS AFICCIONADOS

Para os Lookistas, eis algumas fotos do modelo de estrada para 2009, a LOOK 566. Tem pormenores verdadeiramente interessantes. De destacar a forma do tubo horizontal que apresenta um perfil incrivelmente estreito, tal como as escoras superiores. Esta particularidade deixa antever que este quadro será detentor de uma rigidez lateral formidável. Outro dos pormenores é a forma das escoras inferiores que fazem lembrar o "X" do Grupo XTR. As cores disponíveis serão o vermelho/preto e o branco/preto. Quanto a isto, nada de novo. O conjunto quadro/forqueta tem um peso anunciado de 1100 gramas sendo que a forqueta pesa 350 gramas e tem um design muito atractivo, fazendo lembrar as Pinarello Prince.




E estes avanços!!!

08/01/2009

RASMUSSEN DE REGRESSO EM 2009


A figura pode parecer impressionante mas dificilmente se encontra alguém a subir como ele. Recordam-se da forma como ganhou no Alpe d'Huez? A descer a coisa já não é tão favorável, basta recordarmos aquelas três quedas sucessivas na mesma descida no Tour de 2006!
Rasmussen está suspenso desde 2007 por ter omitido ou mentido acerca do seu paradeiro enquanto treinava para que fossem realizados os testes anti-dopping. Foi inclusivé, penso eu, o único a ser suspenso no Tour por esta situação. Rasmussen já veio a público afirmar que pretende voltar á competição já a partir de 27 Julho, dia em que termina a sua suspensão! Aos 34 anos, será que ainda tem muito a dar? Eu penso que sim! 2009 será mesmo um ano de destaque, vamos ver por que motivos!