21/05/2008

As Vítimas do Tour de France


O Tour é um prova emblemática por diversos motivos. Ao longo dos anos, muitas têm sido as histórias e curiosidades associadas ao evento. Infelizmente, já houve algumas mortes, quer com corredores, quer com elementos do Staff ou mesmo espectadores. No Total o Tour já sentenciou 8 pessoas à morte, sendo quatro corredores:
Adolphe Héliere (1910), Francisco Cepeda (1935), Tom Simpson (1967), Fabio Casartelli (1995). As outras quatro mortes foram: O Motociclista Rene Wagter (1957), o oficial de prova Constant Wouters (1958), uma criança de 12 anos conhecido como Phillippe atropelado por um carro da caravana publicitária (2000) e outra criança de 7 anos Melvin Pompele, pelo mesmo motivo (2002).

A primeira vitima foi Adolphe Héliere em 1910 e curiosamente, morreu quando tomava banho num rio num dia de descanso da prova, ao ser picado por uma alforreca

A segunda Vitima foi Francisco Cepeda que após uma das rodas da bicicleta se ter soltado, caiu por uma ravina nos Alpes.

Infelizmente os acidentes acontecem. Como há tanto a dizer sobre a volta a França, ficam mais estas curiosidades para que a nossa cultura ciclista fique mais actualizada, ainda que sejam factos trágicos como é o caso.

Sem comentários:

Chain Reaction Cycles Website. Europe's Largest Online Bike Store