22/04/2011

PARIS / ROUBAIX - OS BASTIDORES DA MAVIC

O Paris Roubaix engloba muitos adjectivos no superlativo, quer se refiram à dureza da prova, quer se apliquem no esforço da logística.
No que diz respeito à MAVIC, foi divulgado um vídeo no youtube que demonstra até que ponto o profissionalismo, o sentido do dever e responsabilidade é levado ao nível de exigência extremo. Sendo as condições do terreno desta prova mais do que conhecidas, as marcas vêm-se obrigadas a assegurar todas as condições de segurança dos atletas (o que por vezes não acontece)e manter a imagem dos seus produtos dentro dos exigentes padrões de qualidade.
O Vídeo que segue demonstra a Equipa da Mavic, deslocando-se em motas numa autêntica gincana de perícia, em que quase "vale tudo".
O Staff é composto por 17 elementos, 4 carros para 8 pessoas e quatro motas para 8 elementos e ainda um elemento para abastecimentos das rodas.

20/04/2011

AZURIBIKE NO TOPO DE PORTUGAL


A Serra Da Estrela serviu palco a uma actividade épica desenvolvida no passado dia 16 de Abril pelo Atleta Rui Lopes, com a Companhia de Vítor Madureira. Sem qualquer carácter competitivo, estes dois atletas dirigiram-se à Serra da Estrela e partiram de Folgosinho para em apenas 7 Horas percorrem 90 km na Serra num total de 2400 metros de acumulado de subida, o que equivale a subir a Serra da Estrela uma vez e meia numa BTT. O percurso tinha tanto de dureza e exigência física como de belo e maravilhoso. A orla da Serra permite uma observação única, o contacto com a natureza e momentos de liberdade inesquecíveis.
Fica o relato efectuado por RUI LOPES:
Caros amigos, do Mundo Azuribike:
No passado dia 16 de Abril, decidi fazer algo diferente com a minha companheira, a minha bicicleta de BTT, um passeio na Serra da Estrela. A ideia surge como uma necessidade de me refugiar na Natureza essa que por si só tem um poder Inatingível. Por sorte minha arranjei um amigo, a ultima da hora, para me acompanhar, Grande Vítor, se não fosses tu teria me perdido completamente.
Este Passeio com cerca 85 km, e 2400m de acumulado, deu-se pelas seguintes localidades: Folgosinho – Valhelhas – Manteigas – Penhas Douradas – Vale do Rossim – Folgosinho. (circuito em anexo)
Queria com este texto partilhar algumas experiências vividas neste maravilhoso dia. É curioso que tantas vezes fui há serra e nunca a vi desta maneira, talvez porque sempre fui onde todos sempre vão e nunca tinha decidido explorar, só nesta altura é que se vê o que realmente é belo. As vias rápidas fazem-nos andar mais depressa mas deixa-nos passar os pormenores, andar depressa demais deixa-nos á quem da beleza. No meio de tanta perfeição, flores, árvores, quedas de água, rios, vales, montes, paisagens únicas, dei comigo a pensar que nas poucas provas que participei, se me perguntarem onde passei, o que vi, o que recordo, simplesmente respondo, NADA, ou melhor, lama, vegetação, pedras e uns quantos betetistas com uma ganância enorme em chegar em primeiro. O BTT é lindo porque permite-nos além da condição física, andar por paisagens únicas, conhecer e explorar a Natureza, conhecer pessoas e desenvolver amizades, desenvolver-nos como Homens, permite-nos ainda chegar mais longe, isto sim, eu chamo BTT. Convido todos vós a fazer algo do género, sem pressas, sem tempos e sem metas, e garanto-vos que vale bem a pena. Só mais um pequeno aviso, não façam como eu e levem reforço, barritas, marmeladas, muito líquido, se não fosse o experiente Vítor teria ficado pelo caminho.
A todos os amantes do BTT, quero desejar umas óptimas pedaladas e não se deixem vencer pela derrota., pois essa e apenas uma questão de perspectiva.

14/04/2011

NO COMMENTS - 104

SHIMANO XT 2012

Com o início do "Sea Otter Classic" algumas das novidades para 2012 começam a surgir.
Muitas são as espectativas relativamente às marcas mais conceituadas. No que diz respeito à Shimano, não se esperava uma remodelação tão significativa no Grupo XT.
As principais alterações centram-se no pedaleiro e nos travões, agora mais idênticos ao topo de gama XTR.
Quanto ao pedaleiro, tem a opção na cor preto ou prateada e em versão tripla (860 gramas) ou dupla (820 gramas).
Informação mais detalhada poderá ser consultada
AQUI

12/04/2011

SISTEMA BB386EVO

A BH Bikes em parceria com a FSA, está a desenvolver um novo sistema que pretende ser a evolução do já conhecido BB30. Designado de BB386EVO, este sistema ambiciona ser o modelo standard de muitos fabricantes, sendo que a rigidez é o seu ponto princicpal.Ainda não é conhecida muita informação e o site desenvolvido para promoção do projecto em: www.bbevo386.com ainda não disponibiliza a informação necessária, no entanto é compatível com todos os sistemas BB.

07/04/2011

GOLD RACE BEARINGS - CHECCHINI

Parece uma inovação de carácter revolucionário. Um sistema de rolamentos impressionante, desenvolvido por um Mecânico Italiano de nome Giovanni Cecchini. Aparentemente este sistema, utilizado nas rodas, roletes e centro pedaleiro permite poupar até 2,5 segundos por Kilómetro, o que é impressionante.
Associado a este sistema surge uma notícia que poderá "roçar" o estranho ou ridículo, nomeadamente o facto de supostamente este sistema ter sido utilizado por Fabian Cancellara. Já não bastava o sistema Grubber, agora associam-no a isto. Desta vez acho demasiado.
De qualquer forma poderão confirmar através dos vídeos abaixo o extremo baixo atrito destes rolamentos, designados de GOLD RACE BEARINGS.
Nem é possível comparar com os avançados rolamentos de cerâmica!
Poderão ver a notícia completa AQUI
O site do responsável pelo seu desenvolvimento em:www.cecchiniteam.it



05/04/2011

NO COMMENTS - 103

2ª EDIÇÃO DOS TRILHOS DO FALCÃO

No próximo dia 08 de Maio terá lugar em viseu, a segunda edição do evento de BTT NOS TRILHOS DO FALCÃO, organizado pelo Centro de Recrutamento de Viseu.
A inscrição nesta prova é gratuita tendo direito a seguro, banhos, prémios e lembranças.
Trata-se de um percurso de cerca de 40Km de dificuldade média, circundando a cidade de Viseu.
O Exército, através do Centro de Recrutamento de Viseu continua a promover o desporto, a actividade física e o convívio com a população.
Inscrições em:
http://btt-crviseu.blogspot.com/

04/04/2011

UP AND DOWN 2011 - ETAPAS

Estão já definidas as etapas do campeonato Up and Down para 2011.
Como era já do conhecimento geral, este ano o campeonato terá apenas 6 etapas, que decorrerão ao longo de seis meses.
Esperam-se várias novidades e alterações de relevo para esta época.
Para já, sabe-se que o INATEL irá alargar a área de acção, no que concerne às cidades e Clubes organizadores das diferentes etapas.
Numa dimensão territorial muito mais largada, surgem cidades como Aveiro, Cantanhede e Covilhã.
Tendo este campeonato nascido na cidade de Viseu e conseguido toda a dimensão que detém neste momento através da realização das diferentes etapas nos concelhos limítrofes desconhecem-se as consequências deste considerável "alargamento".
Certamente a preocupação foi a de permitir a outros distritos, a participação neste grande evento desportivo.
Aguarda-se a divulgação do respectivo regulamento para que as equipas possam estudar e analisar a possibilidade de participação em todas as etapas, sendo que a distância entre elas e os respectivos custos de deslocação poderão condicionar a participação de alguns atletas.

02/04/2011

PARIS - ROUBAIX 2011

Paris - Roubaix, o "Inferno do Norte" é uma das mais tradicionais provas do calendário de ciclismo.
Segundo Jean-François Pescheux, organizador da prova, serão adicionadas este ano cinco secções de pavé, sendo que três delas já foram utilizadas nas edições da década de 1980 e na de 2005: Préseau, Aulnoy e Famars.
O vencedor do ano passado Fabian Cancellara está confiante e acredita que poderá vencer esse ano novamente.

Equipas convidadas:

AG2R La Mondiale
BMC Racing Team
Euskaltel-Euskadi
HTC-Highroad
Team Katusha
Liquigas-Cannondale
Team Trek-Leopard
Team Movistar
Omega Pharma-Lotto
Astana Pro Team
Quick Step Team Cycling
Rabobank Cycling Team
Saxo Bank Sungard
Sky Procycling
Team Garmin-Cervélo
Team RadioShack
Vacansoleil DCM-Pro Cycling Team
Cofidis, Credit line
Team Europcar
FDJ
Team Netapp
Skil-Shimano


REGRESSO AO PASSADO


Já lá vão uns anos em que a Sicasal fazia parte da história do ciclismo em Portugal.
Na década de 80 era eu uma criança que andava com um chapéu de cartão da Sicasal oferecido numa etapa de ligação à Torre. Marco Chagas era o nome dominante.
Conseguem identificar alguém nesta foto.
José Rosa, estás alí....alguém o consegue ver?

01/04/2011

PROIBIÇÃO DE RODAS SUB 1500 GRAMAS EM XC

Um notícia que promete muita discussão.
Está em curso um projecto que prevê a proibição de utilização de Rodas em provas de Cross Country com peso inferior a 1510 gramas.
Esta situação tem a ver com o crescente número de acidentes relacionados com a utilização de rodas extra-leves.
A quebra de raios e torção excessiva dos aros permitiu esta tomada de decisão.
Muita polémica em redor desta notícia que dará concerteza motivos para muita discussão.


NOTÍCIA DE 1 DE ABRIL (DIA DAS MENTIRAS)

PRESTAÇÃO DOS ATLETAS AZURIBIKE MANGUALDE TEAM

Os atletas da Equipa Azuribike Mangualde Team têm conseguido brilhantes classificações nos eventos realizados por toda a região de Viseu.
No último evento, a Meia Maratona de BTT de Mangualde, Fernando Gouveia conseguiu o 2º Lugar da Geral/Masculinos enquanto que o jovem Gonçalo Santos conseguiu um brilhante 10º Lugar. António Oliveira garantiu o 13º Lugar, Carlos Damião o 14º Lugar e Sérgio Ramos o 16º Lugar. Miguel Simões ainda na categoria de júniores conseguiu o 40º Lugar apesar da reparação de um furo que provocou a perda de vários minutos.
Carlos Alberto Santos obteve o 55º Lugar, Hugo Caiado o 73º Lugar e Ricardo
Sousa o 107º Lugar.
Na categoria de Femininos, Ana Luísa Correia alcançou o 1º Lugar.
Este são bons indicadores do crescente de forma dos atletas Azuribike Mangualde Team, esperando-se na presente época a continuação dos excelentes resultados.

NITRO CIRCUS - O IMPOSSÍVEL NÃO EXISTE...

DERBY CYCLE - O MAIOR FABRICANTE DE BICICLETAS DA EUROPA