29/04/2010

28/04/2010

FALECEU SERAFIM FERREIRA

JORNALISTA E ANTIGO DIRETOR DA VOLTA A PORTUGAL

O jornalista e antigo diretor da Volta a Portugal em bicicleta Serafim Ferreira faleceu na madrugada desta terça-feira, vítima de cancro, anunciou a Federação Portuguesa de Ciclismo (FPC).

O ciclismo, o jornalismo, o desporto em geral e a sociedade perderam ontem um homem de valor acrescentado: morreu, aos 68 anos, Serafim Ferreira, o senhor ciclismo.

Para os que privaram com ele e conheceram mais ao perto o seu trabalho e o seu carácter, uma pessoa extraordinária pela forma como elevava as funções, missões e responsabilidades a um plano de exigência raro, e do qual, em particular, o ciclismo muito beneficiou, atingindo, com Serafim Ferreira na direcção da "máquina JN", um nível que aproximou Portugal dos grandes berços desta expressiva e popular modalidade, como Espanha, França, Itália, Bélgica ou Holanda, a quem nos colámos na escala UCI durante os anos dourados do 'baixinho' à frente das provas principais, a que conferiu uma dimensão única, provavelmente.

Jornalista da velha e ilustre escola portuense do JN, Serafim Ferreira não resistiu à doença e deixa um legado forte e uma imagem que, felizmente, foi reconhecida em vida. A sua marca no seu território predilecto, o ciclismo, mas a sua marca, também, no jornalismo, onde cresceu e se distinguiu, no JN, a casa de sempre. O desporto como traço de união de uma vida intensa e profícua, não sendo estranho, assim, que tenha avançado, em meados dos anos 80, para um aliciante projecto em que poucos acreditariam à primeira vista: a criação de um jornal desportivo diário, mais de uma década antes de toda a imprensa da especialidade se render à evidência do desporto enquanto fenómeno de incontornável cobertura permanente: foi o primeiro director do jornal 'O Jogo', diário que conheceu a luz em 22 de Fevereiro de 1985 e é hoje uma sólida instituição.

Mas Serafim Ferreira correu sempre muito mais pelo ciclismo. Foi quando voltou ao JN para liderar o 'Sport Notícias', no início dos anos 90, que a modalidade atingiu a maior expressão. Idealizou, projectou e dirigiu as principais corridas velocipédicas durante uma década, sendo reconhecido com elementar justiça o cérebro e o rosto do desenvolvimento e projecção que a modalidade conquistou.

O “grande chefe” deixa-nos num luto muito pesado. O seu funeral realiza-se às 14.30 horas, na Igreja Nova do Candal, em V.N. Gaia. 07:33 - 28-04-2010

NOtícia Jornal "A Bola"

27/04/2010

A HISTÓRIA DA "LEFTY" EM VÍDEO

A tecnologia da Suspensão da Cannondale "Lefty" e a sua história. Desde um pedaço de madeira até às últimas tecnologias em carbono.

26/04/2010

O OUTRO LADO DA VIDA - 4

É um pouco violento de ver mas é a realidade...nua e crua

Uma das maiores empresas de marketing do mundo, resolveu passar uma mensagem para todos, através de um vídeo criado pela TAC (Transport Accident Commission) e que teve um efeito drástico na Inglaterra.

Depois desta mensagem, 40% da população da Inglaterra, deixou de usar drogas e de consumir álcool pelo menos nas datas comemorativas, não temos este tipo de iniciativa aqui em Portugal. Espero que todos assistam, mesmo que não se alcoolize ou use algum tipo de drogas, e que reflictam e passem para os vossos contactos. Orientem os vossos filhos, sobrinhos, amigos etc...

19/04/2010

VISEU BIG SHOP - ALGUMAS FOTOS


SRAM X.O (2x10) FOTOS


Circulam já algumas fotos do que será o grupo X.O e X.9 da SRAM para 2011. Muito atraente e com uma panóplia de cores muito vasta. Estéticamente está muito bem conseguido (na minha opinião). A cor preta é perfeita e a combinações de cores, que agora se centram nos grafismos assenta na perfeição. Quanto ao funcionamento, teremos de esperar pelos testes mas por agora ficam as fotos.
A SRAM desenvolveu um site exclusivo para os sistemas 2X10.
Consultem o site em: www.sram2x10.com


CLIQUEM EM LEIA MAIS PARA RESTANTES FOTOS:





18/04/2010

FOTOS 6 HORAS RESISTÊNCIA DA BESELGA

Participei hoje numa prova de resistência. SEIS HORAS DA BESELGA!
A participação teve apenas o caracter de convívio e de teste pois quanto a classificações...é caso para dizer: " No comments..."
Ficam algumas fotos do evento.
Parabéns a todos os participantes e aos grandes vencedores!!!

AZURIBIKERS - CONTINUAM POR AÍ.....


Foto conseguida na prova "6 horas de resistência da Beselga"!

16/04/2010

VISEU BIG SHOP - OS PORMENORES

Tem inicio já amanhã dia 17 de Abril o evento designado de VISEU BIG SHOP. A designação de "BIG" (grande) faz todo o sentido pois o conjunto de actividades que está previsto para este fim-de-semana assume proporções enormes.

Para começar, as lojas e casas comerciais participantes têm ao seu dipor um espaço com mais de 1500 m2. Neste espaço coberto irão simultâneamente decorrer aulas de Cycling, apresentações, Espectáculos de Dirt jumping e trial, Torre Multiactividades do Exército com Rapel, Escalada e Slide. Será disponibilizado também um grande espaço aos Clubes participantes no campeonato Up and Down e entidades apoioantes, nomeadamente as Câmaras Municipais.
No recinto exterior estará presente uma marca de automóveis que irá disponibilizar algumas viaturas para "test-drive".
CLIQUE EM LEIA MAIS PARA RESTANTE INFORMAÇÃO:

Tudo isto decorre num intervalo de dois dias (17 e 18 de Abril) em que na noite de Sábado, cerca das 21H00 será apresentada pormenorizadamente a estrutura do Campeonato. Seguidamente serão apresentadas as equipas de BTT, sendo os elementos chamados individualmente. Será informado também em que distância (40Km ou 80Km) cada atleta está inscrito. O Espaço AZURIBIKE.COM irá atempadamente divulgar todos os segredos demais novidades.
Fiquem atentos!

13/04/2010

NOVIDADES SANTA CRUZ

É certo que a Santa Cruz não obedece a uma calendarização rigorosa no que diz respeito à apresentação de novos modelos. Quando acha por bem apresentar um novo modelo fá-lo independentemente da época do ano.
Eis que chegam dois novos modelos, nomeadamente a Butcher e a Nickel.
Ambas funcionam com um sistema de suspensão traseira designado de APP, ou seja, Actual Pivot Point, que não é mais que uma evolução do VPP (Virtual pivot Point) que conta já com mais de uma década de existência e serviu de plataforma de evolução para muitas marcas.
A butcher tem um curso traseiro de 150mm enquanto que na frente pode utilizar suspensões entre os 140mm e os 160mm. A sua orientação, All Mountain.



Fica um vídeo elucidativo do sistema APP:

The Story of Santa Cruz A.P.P., Design from santa cruz bikes on Vimeo.

08/04/2010

QUICKEX - QUICKER PRO


Apenas o melhor para os melhores. Uma pequena bomba de ar, mas com enormes capacidades.
Características: Comprimento: 180 mm Diametro: 34 mm Peso: 160 grams Capacidade: 105 cm3/por movimento Pressão Máxima: Garantido 11 bars / 154 PSI
Constata-se que este modelo consegue pressões idênticas ou mesmo superiores a muitas bombas de pé. Isto significa que com menos movimentos consegue-se encher um pneu. De facto, na maior parte das pequenas bombas, torna-se muito dificil conseguir pressões além dos 5 bars. Com a Quicker Pro consegue-se 11 bars. Este facto deve-se à sua duplar acção. A bomba funciona nos dois movimentos de compressão e distensão. Impressionante. Para quem quer apenas o melhor.
Indicada para os ciclistas de estrada que precisam de pressões muitas vezes na ordem do 115 PSI.

Mais informação
AQUI

NISSAN LISBOA DOWNTOWN 2010

A CORRIDA MAIS LOUCA DO MUNDO ESTÁ DE VOLTA

Lisboa DownTown
Dez anos depois da primeira edição,o Nissan Lisboa Downtown é já um clássico da Capital - atraindo milhares de fãs às zonas históricas do Castelo e de Alfama. A edição de 2010 está agendada para o dia 8 de Maio e traz de volta os melhores atletas do Mundo, num percurso refrescado para dar ainda mais espectáculo.

A cidade de Lisboa ficará para sempre associada ao nascimento a um fenómeno desportivo com características únicas - o Downhill urbano em BTT. Aproveitando o relevo natural e os obstáculos construídos pelo Homem ao longo dos séculos, o Nissan Lisboa Downtown transformou as ruelas, escadas e estreitas passagens que ligam o Castelo à parte mais baixa de Alfama numa alucinante pista.Um exemplo pioneiro que acabou por influenciar o aparecimento de novas corridas nas localizações mais inesperadas-como é o caso das favelas do Rio de Janeiro. Volvida uma década, o desafio original continua a atrair a atenção de milhares de espectadores - no ano passado foram mais de 20.000 - e o interesse de atletas de todo o Planeta.

Cliquem em LEIA MAIS para restante informação:

A acção regressa assim ao centro histórico da Capital no próximo dia 8 de Maio, com os grandes nomes do BTT internacional já confirmados para aquela que será a 11ª edição do Nissan Lisboa Downtown. O britânico Steve Peat - recordista do evento com 8 vitórias - é uma vez mais o "Rei" a destronar, uma disputa onde os melhores especialistas lusos podem também ter uma palavra a dizer. O madeirense Emanuel Pombo já conseguiu ficar à porta do pódio(4º)e com a ajuda do público pode superar todas as expectativas.



Com partida do Castelo de São Jorge e chegada ao Largo do Terreiro do Trigo, o Nissan Lisboa Downtown 2010 promete assim muita acção e animação com entrada livre para toda a família.
Mais informações e programa em: www.lisboadowntown.com

04/04/2010

CAPACETE LAZER DA EQUIPA KATUSHA


Pode parecer estranho mas este capacete, usado pela equipa Katusha no Tour da Flandres visa, para além da protecção da cabeça, manter a mesma quente e seca. Este é um tipo de capacete para condições extremas onde o frio e a humidade são o grande obstáculo.

BOA PÁSCOA

02/04/2010

AS BIKES E OS FENÓMENOS PARANORMAIS

Este seria um caso perfeito para os ficheiros secretos.
Ingredientes:

- Um jovem de 16 anos;
- Uma bicicleta (16Kg);
- Uma jovem de 25 anos;
- Imaginação;

Vejamos, num dos fóruns da modalidade (btt) encontrei um relato estranho relacionado com fenómenos paranormais. Deixo um pequeno excerto do relato:

"... Eu tenho apenas 16 anos e o medo não me deixava mexer até que de repente o meu sub-consciente obrigou-me a pôr os pés nos pedais, e depois virei-me e começei a pedalar que nem um louco! Aquilo era sempre a subir para sair dali e lembro-me que o meu conta-km marcava 56 km/h e eu ia na minha santa cruz nomad que tinha 16,4 kg na altura, portanto vejam lá o meu medo, mesmo que pareça um medo estúpido e sem razão. Chegei a casa dos meus avós a tremer, mas a tremer tanto que nem consegui enfiar a chave na porta..."

Podem consultar toda a história AQUI

PERFORMANCE BICYCLE

Encontrei no Maglia Rosa, um dos melhores Blogs de ciclismo onde podemos melhorar muito a nossa cultura ciclista.
Conhecem os ciclistas?

01/04/2010

DIRECÇÃO GERAL DE VIAÇÃO - LIMITE DE PESO DAS BICICLETAS

Uma notícia difundida hoje aponta para um projecto-lei a ser publicado a curto prazo em Diário da República. A Direcção Geral de Viação pretende impor um limite mínimo de peso em todas as Bicicletas. Deste Projecto-Lei foi extraída uma parte que nos diz directamente respeito, o peso das bicicletas de Estrada (roda "28) e Bicicletas de BTT (roda "26).
A intenção aponta para um peso mínio de 11,2Kg para as BTT e 8,6 Kg para as Bicicletas de Estrada. Em território Nacional, nenhuma bicicleta de fábrica poderá ser comercializada abaixo desse peso. Esta medida implicará ainda um género de livrete da bicicleta para correcta identificação do veículo.
Esta medida tem a ver com o crescente múmero de acidentes que tem posto em causa a segurança dos ciclistas. A utilização de materiais extremamente leves será posta em causa o mesmo a sua comercialização em Portugal.

Obviamente que esta era uma notícia fictícia decorrente do dia 01 de Abril. O interessante foram as respostas e comentários. Exames de condução, aulas de condição, identificação das bicicletas, etc. Será o futuro? Vamos esperar....