01/04/2010

DIRECÇÃO GERAL DE VIAÇÃO - LIMITE DE PESO DAS BICICLETAS

Uma notícia difundida hoje aponta para um projecto-lei a ser publicado a curto prazo em Diário da República. A Direcção Geral de Viação pretende impor um limite mínimo de peso em todas as Bicicletas. Deste Projecto-Lei foi extraída uma parte que nos diz directamente respeito, o peso das bicicletas de Estrada (roda "28) e Bicicletas de BTT (roda "26).
A intenção aponta para um peso mínio de 11,2Kg para as BTT e 8,6 Kg para as Bicicletas de Estrada. Em território Nacional, nenhuma bicicleta de fábrica poderá ser comercializada abaixo desse peso. Esta medida implicará ainda um género de livrete da bicicleta para correcta identificação do veículo.
Esta medida tem a ver com o crescente múmero de acidentes que tem posto em causa a segurança dos ciclistas. A utilização de materiais extremamente leves será posta em causa o mesmo a sua comercialização em Portugal.

Obviamente que esta era uma notícia fictícia decorrente do dia 01 de Abril. O interessante foram as respostas e comentários. Exames de condução, aulas de condição, identificação das bicicletas, etc. Será o futuro? Vamos esperar....

4 comentários:

Luis Ribeiro disse...

1º de abril ha ha muito boa. podias antes dizer que um novo projecto de lei dava preoridade as bikes sobre os veiculos a motor, isso e que era uam noticia de acreditar pelos mais entusiastas

Pedalando & Olhando disse...

hahaha... ou que afinal tinha entrado um projeto de lei para proibir a venda de carros com mais de 800 cc a gasolina!
De fora ao problema, esta sua noticia for verdade no dia da mentira, até que ponto podem os organizadores barrarem detalhes técnicos que podem influenciar o resultado? Não seria o caso de exigirem testes rigorosos ao invés de valores fixos para uma ou outra variável? A pensar!

Unknown disse...

E obrigatoriedade de chapa de matricula e exame de condução. Isso é que era!! :)
O exame de condução é melhor não... com as quedas que tenho tido no mato, ainda chumbava... :)

carneiro disse...

...mas que a carta de condução automóvel exigisse provas de condução em bicicleta, isso sim. Na bicla se aprende o que é condução defensiva e antecipativa dos erros dos outros, das viragens bruscas sem pisca, do estacionado que vai abrir a porta, do camião que vai entrar á poposseco na rotunda onde já circulamos...

Circular de bicicleta em estrada de alcatrão, dá uma visão completamente diferente do que é o fluxo de veículos e seus perigos.

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