30/08/2008

FOCUS 2009

São alemãs, têm muita qualidade, são originais, leves e a linha para o próximo ano está fabulosa! Fiquem com umas fotos de alguns modelos para o próximo ano. Para cada uma das categorias existem deferentes modelos com decorações diferentes. Estas representam algumas categorias, nomeadamente, Fist, Raven, Black Forest, Super Bud e Vamp.





LA VUELTA


Teve início hoje a 63ª edição da volta a Espanha, mais conhecida como "La Vuelta". Este início, à semelhança de França, deu-se com um contra-relógio colectivo de 7,7Km. A equipa vencedora foi a Liquigaz, tendo como líder da competição o Italiano, Filippo Pozzato. O grande favorito e esperança de todos os espanhois (e não só) é Alberto Contador. Já todos sabemos que ele tinha mais interesse nesta volta que nos Jogos Olímpicos. Não são muitos os que vencem no mesmo ano o Giro e a Vuelta. Para já, ficou com 11 segundos de diferença por a sua equipa ter terminado da 5ª Posição. Vamos ver como decorrem os próximos dias e esperar que as montanhas façam sobressaír Contador.

Para acompanharem toda a informação relacionada com esta competição podem consultar o site oficial em: www.lavuelta.com

UPGRADES XTR - LINHA DE LUXO DA SHIMANO

A Shimano destaca-se no Eurobike pela apresentação de "after-market upgrades" da linha XTR, ou seja, componentes fabricados com materias ultra caros, exclusivos e mais leves no sentido de melhorar os componentes e o aspecto do actual XTR. Falamos de uma cassete em titânio que poupa 15 gramas, caixa do desviador traseiro que poupa 11 gramas, corrente com pinos ocos poupando 10 gramas, etc. Os acabamentos são de luxo e a estética, nem se fala! Para os que têm uma carteira mais desafogada e pretendem exclusividade estes são os componentes que procuram. Uma alternativa à KCNC por exemplo!





29/08/2008

ORBEA 2009

Estes são apenas uns flashs de alguns modelos da ORBEA para o próximo ano. Estão mais agradáveis à vista e destaca-se a utilização da cor Azul no modelo ALMA. Será para combinar com a RockShox SID WC, também azul? Parece que são os fabricantes de suspensões que ditam a moda, basta vermos o exemplo da FOX! Só a Mérida é que consegue suspensões de acordo com as suas cores (chamas verdes).
Podem consultar o resto das fotos em: www.freebikeblanes.com







ORBEA ALMA - CAMPEÃ OLÍMPICA

O ano não poderia ter corrido de melhor forma à Orbea. Conseguir que a marca ficasse no primeiro lugar do pódio, tanto em estrada como em BTT é sem dúvida um feito. Já aqui falámos da Orca de Samuel Sanchez, agora fiquem com a descrição da Orbea Alma de Absalon.
Quadro: 1,3 Kg carbono monocoque;
Suspensão: RockShox SID edição especial(autocolantes motivo Pequim);
Desviadores e manípulos: SRAM X.O;
Travões: Avid Juicy Ultimate;
Pedaleiro: Truvativ Noir 32/44;
Rodas: Fulcrum Red metal zero (fabulosas!);
Pneus: Hutchinson Python tubeless (os meus preferidos);
Selim: Selle Itália SLR Carbon;
Pedais: Time Atac XS carbono.

28/08/2008

FOTOS DOS JOGOS OLÍMPICOS

Este foram os Jogos Olímpicos mais vistos de sempre. Naturalmente neste tipo de competições são tiradas fotografias únicas. Suscitam-nos interesse as relacionadas com as duas rodas mas, como adeptos do desporto gostamos de ver tudo o que lhe está directamente relacionado. Para tal, existe uma compilação das melhores fotos destes Jogos no seguinte endereço: http://blog.newsweek.com, sob o título: Visions of China.
Estas são apenas alguns exemplos mas, há muitos mais!!!





27/08/2008

AS AZURARAS - BICICLETAS DE MANGUALDE

Mangualde é uma cidade também conhecida por "Cidade de Azurara" ou mesmo "Terras de Azurara". Por esta razão o Blog azuribike obtém o seu nome e concordância com a terra onde nasci e vivo. Pois bem, tive conhecimento que a Câmara Municipal de Mangualde colocou á disposição dos cidadãos, diversas bicicletas com o intuito de facilitar a visita à cidade. Esta iniciativa permitirá a todos os interessados percorrer as terras de azurara usufruindo do prazer de pedalar. As bicicletas foram designadas com "azuraras" e o acesso às mesmas é gratuito. Podem consultar toda a informação do site da Câmara Municipal de Mangualde. www.cmmangualde.pt

LINHA CANNONDALE PARA 2009


Já se conhecem alguns modelos da cannondale para o próximo ano. No decorrer do mês de Julho foi feita uma apresentação completa de praticamente todos os modelos. De certa forma parece que esta marca, antes tão distinta, está agora mais próxima das suas rivais, nomeadamente com a utilização do sistema de suspensão frontal. São mais visiveis agora FOX branquinhas nos modelos rígidos.
Consultem as fotos AQUI

Fotos por www.bicicletasgonzalo.es

26/08/2008

RABOBANK TROCA COLNAGO POR GIANT


Uma das equipas mais antigas no pelotão internacional que tem o nome do seu patrocinador, o Banco Holandês RABOBANK tinha até há bem pouco tempo uma parceria com o fabricante de quadros COLNAGO. Esta parceria durava já há doze anos, tantos como os da existência da equipa. No entanto, circula já a informação de que para a próxima temporada a GIANT será o fornecedor das bicicletas da equipa, sendo estas equipadas com componentes Shimano. Termina então uma relação que nos últimos doze anos que lhe permitiu a conquista de 9 títulos mundiais e a vitória em 20 etapas no tour de France. Ainda este ano Oscar Freire conquistou no Tour a Camisola Verde dos pontos. Esta parceria prevê o patrocínio de três equipas distintas, nomeadamente a equipa profissional de estrada em elites, equipa de sub-23 e a equipa profissional de cyclocross. A Colnago, marca criada por um mecânico de bicicletas que lhe dá o nome sempre foi um ícone de qualidade. Houve mesmo quem disesse que a colnago está para as bicicletas como o Ferrari está para os carros, no entanto, os interesses monetários falam muito alto e como a Giant que patrocinava a T-Mobile estava desaparecida há que traze-la para as luzes da ribalta.

25/08/2008

ORBEA ORCA - CAMPEÃ OLÍMPICA


Nem mais! Este quadro difere de muitos outros já à partida. Porquê? Pelo simples facto de ser campeão olímpico com o ciclista Samuel Sanchez que conquistou a primeira medalha de ouro para a Espanha em ciclismo de estrada. Tudo prata da casa então, tanto o ciclista da Euskatel obviamente e a bicicleta orbea, fabricada também em espanha. Este é o motivo para já mais mediático mas, este quadro tem muitas inovações. A mais significativa designa-se por "size specific nerve", uma tecnologia desenvolvida pela orbea que consite numa espécie de "nervo" que percorre e une toda a estrutura do quadro. Isto permite que que todos os quadros, independentemente do tamanho, tenham a mesma relação peso/rigidez.
Está diponível nos tamanhos 48,51,54,57 e 60. No tamanho mais pequeno (54) tem um peso apenas de 875 gramas que, em conjunto com a forqueta totaliza 1290 gramas. Acho que estes números vão impressionar a Scott e a KTM que andam em luta renhida pelo menor peso. É preciso fazer notar que não baste ser leve, tem de ser rígido e fiável e o melhor cartão de visita que este quadro tem é o de ser campeão olímpico além de ser 20% mais rigido que o seu antecessor.
Para além das questões técnicas temos ainda o factor estético e o seu desenho futurista encanta. Claro que os gostos não se discutem mas.....têm de reconhcer que é bastante agradável à vista!


Dica de Angelo Santos

AS ATLETAS MAIS SEXYS NOS OLÍMPICOS


Para além de realizarem proezas extraordinárias ao nível da competição desportiva, exibem corpos próximos da perfeição. A conceituada revista masculina MAXIM fez uma compilação de fotografias das mais atraentes atletas presentes nos jogos Olímpicos de Pequim. Consultem o site em: www.maxim.co.uk

Vale a pena!!!

FIM DAS FÉRIAS - REGRESSO AO TRABALHO


O que é bom acaba-se rápido. Acabaram os dias na praia e as suas belas vistas, a água salgada, dormir a sesta, etc. Mas, por serem curtas é que sabem tão bem. O Universo ciclistico esteve bastante activo esta última semana. Acompanhei a volta a Portugal pela TV e, que grande volta vez David Blanco. Creio que não há dúvida de que ele é o justo vencedor, por tudo o que fez, que lutou e demonstrou. Aquela imagem de seriedade e tranquilidade em cada etapa escondia um potencial de força enorme e nem o extremo espírito de sacrifício de Hector Guerra conseguiu demovê-lo. Claro que queríamos um Português mas isso há-de vir dentro de poucos anos. Tiago Machado consegue ficar nos dez primeiros e arrecadar a camisola laranja. Rui Sousa conseguiu a camisola Verde e Francisco Pacheco a camisola branca. De referir também a realização da etapa da volta em dia de descanso dos ciclistas. Desta vez foi em Viseu e teve uma afluência significativa, mais de 500 ciclistas participaram neste evento, o qual foi inclusive reportado em sites estrangeiros nomeadamente no País vizinho. Sendo um género de circuito cicloturista teve um parte cronometrada numa subida de 10 Km no Caramulo. O cilista a fazer o melhor tempo nesta contagem foi o nosso conhecido Tiago, campeão Nacional sub-23 em Cross-Country que tão habituados estamos a vê-lo nos circuitos de BTT. Eu já tinha dito que não iria estar presente com base na experiência do ano passado mas, pelas criticas que recolhi, este ano correu muito bem. Não faltou apoio, foi distribuido diverso material e teve a presença de caras bem conhecidas no panorama ciclistico nacional. Ainda bem que assim foi.
Lá por fora, já temos campeão olímpico em cross-country. Quem mais haveria de ser, Julien Absalon revalida o título de campeão olímpico e deixa no ar a hipótese de em Londres 2012 voltar a repetir o feito. Jean-Christophe Peraud conseguiu o 2º Lugar e Nino Schurter o 3º lugar. Pior foi para Christophe Sauser e a speciallized que não foram além do 4º Lugar (será por causa da nova Epic??). Os Olímpicos não foram só Julien absalon e foram muitas as imagens e momentos para recordar no âmbito do ciclismo que no masculino quer no feminino.

Esta é apenas uma síntese do que aconteceu nesta última semana. Iremos concerteza abordar estes assuntos mais a fundo e fazer referência aos novos produtos do mercado com já vem sendo habitual. Iremos desvendar totalmente a linha Cannondale para 2009 e abordar a bicicleta campeã olímpica de estrada.

18/08/2008

FÉRIAS


FÉRIAS!!!
As diversas exigências do dia-a-dia desgastam-nos imenso. Por esse e outros factores torna-se necessário descansar pelo menos uns dias. Assim, o Blog AZURIBIKE, também irá estar de férias por um curto período de tempo. Agradeço a vossa compreensão e prometo voltar com o mesmo entusiasmo de sempre.

ROCK SHOX PARA PEQUIM

A Rock Shox criou uma edição especial das suspensões SID para os Jogos Olímpicos de Pequim. Estas suspensões serão usadas por atletas masculinos e femininos. Esta edição limitada possuiu um dragão numa das pernas e a inscrição Beijing.

17/08/2008

A VOLTA - 4ª ETAPA

CLASSIFICAÇÃO NA ETAPA

1º 44 PACHECO, Francisco ESP BARBOT-SIPER 3:41:38 10"
2º 106 GASPAROTTO, Enrico ITA BARLOWORLD mt. 6"
3º 12 CARDOSO, Manuel POR LIBERTY SEGUROS mt. 4"
4º 113 FARRAR, Tyler USA GARMIN-CHIPOTLE mt.
5º 137 RAVARD, Anthony FRA AGRITUBEL mt.
6º 74 NAPOLITANO, Danilo ITA LAMPRE mt.
7º 165 RODRIGUEZ, Rafael ESP CONTENTPOLIS-MURCIA mt.
8º 105 COOKE, Baden AUS BARLOWORLD mt.
9º 103 CALCAGNI, Patrick SUI BARLOWORLD mt.
10º 64 MARTA, Nuno POR C. CICLISMO LOULÉ mt.


CLASSIFICAÇÃO GERAL

1º 18 SOUSA, Rui POR LIBERTY SEGUROS 18:05:56
2º 31 BLANCO, David ESP PALMEIRAS RESORT-TAV a 01:02
3º 11 GUERRA, Hector ESP LIBERTY SEGUROS a 02:00
4º 13 GIL, Koldo ESP LIBERTY SEGUROS a 02:49
5º 3 PLAZA, Ruben ESP BENFICA a 03:58
6º 15 RIBEIRO, Nuno POR LIBERTY SEGUROS a 04:36
7º 61 PEREZ, Santiago ESP C. CICLISMO LOULÉ a 04:49
8º 22 MANCEBO, Francisco ESP FERCASE/ ROTA DOS MO a 04:51
9º 2 BARBOSA, Candido POR BENFICA a 05:30
10º 84 COBO, Juan Jose ESP SCOTT-AMERICAN BEEF a 05:38

MAIS COISAS ESTRANHAS

16/08/2008

A VOLTA - 3º ETAPA

A etapa de hoje tinha como atractivo a subida à Torre. Aqueles 30 Km de Seia até ao alto da Serra da Estrela são tão dolorosos como espectaculares. O dia de hoje mais parecia um dia de inverno. Se já é dificil subir em condições normais, então hoje com aquele vento a Vitória de Rui Sousa merece muito mais destaque. Foi bem visivel a máscara de esforço em todos os atletas. De referir a perseverança e espírito de sacrifício de Cândido Barbosa que desta vez não foi além da 11ª posição na etapa. Como disse o Marco Chagas, "hoje a Torre poderá não ter ditado o vencedor mas ditou quem já não tem hipótese".


CLASSIFICAÇÃO NA ETAPA
1º 18 SOUSA, Rui POR LIBERTY SEGUROS 4:54:37 10"
2º 31 BLANCO, David ESP PALMEIRAS RESORT-TAV a 01:40 6"
3º 11 GUERRA, Hector ESP LIBERTY SEGUROS a 02:45 4"
4º 13 GIL, Koldo ESP LIBERTY SEGUROS a 03:07
5º 15 RIBEIRO, Nuno POR LIBERTY SEGUROS a 04:38
6º 3 PLAZA, Ruben ESP BENFICA a 04:41
7º 22 MANCEBO, Francisco ESP FERCASE/ ROTA DOS MO a 04:57
8º 61 PEREZ, Santiago ESP C. CICLISMO LOULÉ a 04:57
9º 17 RODRIGUES, Vitor POR LIBERTY SEGUROS a 04:57
10º 84 COBO, Juan Jose ESP SCOTT-AMERICAN BEEF a 05:43

CLASSIFICAÇÃO GERAL

1º 18 SOUSA, Rui POR LIBERTY SEGUROS 14:24:18
2º 31 BLANCO, David ESP PALMEIRAS RESORT-TAV a 01:02
3º 11 GUERRA, Hector ESP LIBERTY SEGUROS a 02:00
4º 13 GIL, Koldo ESP LIBERTY SEGUROS a 02:49
5º 3 PLAZA, Ruben ESP BENFICA a 03:58
6º 15 RIBEIRO, Nuno POR LIBERTY SEGUROS a 04:36
7º 61 PEREZ, Santiago ESP C. CICLISMO LOULÉ a 04:49
8º 22 MANCEBO, Francisco ESP FERCASE/ ROTA DOS MO a 04:52
9º 2 BARBOSA, Candido POR BENFICA a 05:30
10º 84 COBO, Juan Jose ESP SCOTT-AMERICAN BEEF a 05:38
11º 114 MARTIN, Daniel IRL GARMIN-CHIPOTLE a 05:38
12º 51 MACHADO, Tiago POR MADEINOX BOAVISTA a 06:59
13º 42 BERNABEU, David ESP BARBOT-SIPER a 07:04
14º 1 AZEVEDO, José POR BENFICA a 07:05
15º 162 HERRADA, Jose ESP CONTENTPOLIS-MURCIA a 07:06
16º 48 OLIVEIRA, Helder POR BARBOT-SIPER a 07:07
17º 161 PALOMARES, Adrian ESP CONTENTPOLIS-MURCIA a 07:08
18º 92 EL FARES, Julien FRA COFIDIS a 07:10
19º 116 MC CARTY, Patrick USA GARMIN-CHIPOTLE a 07:22
20º 33 VITORINO, Nelson POR PALMEIRAS RESORT-TAV a 07:36

15/08/2008

A VOLTA - 2ª ETAPA

Classificação na Etapa:

1º 74 NAPOLITANO, Danilo ITA LAMPRE 4:10:44 10"
2º 44 PACHECO, Francisco ESP BARBOT-SIPER mt. 6"
3º 113 FARRAR, Tyler USA GARMIN-CHIPOTLE mt. 4"
4º 12 CARDOSO, Manuel POR LIBERTY SEGUROS mt.
5º 2 BARBOSA, Candido POR BENFICA mt.
6º 32 GARRIDO, Martin ARG PALMEIRAS RESORT-TAV mt.
7º 87 MORI, Manuele ITA SCOTT-AMERICAN BEEF mt.
8º 136 GAZTANAGA, Mikel ESP AGRITUBEL mt.
9º 132 CAETHOVEN, Steven BEL AGRITUBEL mt.
10º 84 COBO, Juan Jose ESP SCOTT-AMERICAN BEEF mt.

Classificação Geral (amarela)

1º 3 PLAZA, Ruben ESP BENFICA 09:28:58
2º 11 GUERRA, Hector ESP LIBERTY SEGUROS a 02
3º 111 COZZA, Steven USA GARMIN-CHIPOTLE a 03
4º 113 FARRAR, Tyler USA GARMIN-CHIPOTLE a 04
5º 32 GARRIDO, Martin ARG PALMEIRAS RESORT-TAV a 10
6º 31 BLANCO, David ESP PALMEIRAS RESORT-TAV a 11
7º 44 PACHECO, Francisco ESP BARBOT-SIPER a 13
8º 36 MARQUE, Alejandro ESP PALMEIRAS RESORT-TAV a 14
9º 74 NAPOLITANO, Danilo ITA LAMPRE a 15
10º 14 CARDOSO, Filipe POR LIBERTY SEGUROS a 17

TRUVATIV HAMMERSCHMIDT

O nome é esquisito. Parece que as marcas decidiram que agora há que dar nomes impronunciáveis aos produtos. Este até que não é muito dificil depois de repetirmos 10 vezes. O quadro Pronghorn foi pior. Mas vamos ao que interessa. Como voçês sabem, o poderoso grupo SRAM comprou a Truvativ e nos últimos tempos, para não dizer nos últimos anos, andavam a desenvolver um sistema de mudanças dianteiro de apenas um prato. Finalmente o sistema foi apresentado. Tem o nome de HAMMERSCHMIDT e faz lembrar o nome daqueles aviões alemães da segunda guerra mundial. Irá ter duas variantes, uma para All Mountain e outra da Freeride, sendo que a primeira será mais leve que a segunda. Na prática este sistema funciona só com um prato que poderá ter 22 ou 24 dentes e possuirá apenas duas mudanças. O truque está numa caixa mágica que enquanto bloqueado faz com que o prato se mova á medida que rodamos os Cranks. Desbloqueado o prato rodará mais rápido que a rotação dos cranks, cerca de 1,6 vezes por cada rotação dos cranks. Isto será a explicação mais simples. Logicamente este sistema terá muito mais a revelar.





Fotos SRAM

VEÍCULO PARA TRANSPORTAR AS BICICLETAS

Uma das dificuldades quando vamos para uma prova ou para um passeio longe de casa é a de levar a bike ou as bikes. Uns têm suportes no tejadilho do carro, outros carregam-nas na mala, outros têm atrelados e há quem tenha uma viatura própria para o efeito. Pois bem, no ano passado a DAIHATSUapresentou o protótipo de uma viatura todo o terreno que tem a particularidade de poderem ser transportadas várias bicicletas. Tem o nome de MUD MASTER C e foi desenvolvido com a colaboração de um ciclista chamado Raita susuki. Está orientado para os praticantes de BTT que têm de deslocar-se a pontos pouco acessíveis para a maioria dos veículos. No que diz respeito à estética, é puramente Japonesa, ou seja, SIMPLES!


14/08/2008

VOLTA - CLASSIFICAÇÃO NA PRIMEIRA ETAPA

Muitas quedas hoje e até um quadro partido nas calçadas de Beja. Cândido Barbosa chegou nos primeiros 10.

CLASSIFICAÇÃO NA ETAPA


Pos Dor Nome Nac Equipa tempo Bon
1º 74 NAPOLITANO, Danilo ITA LAMPRE 5:10:50 10"
2º 44 PACHECO, Francisco ESP BARBOT-SIPER mt. 6"
3º 32 GARRIDO, Martin ARG PALMEIRAS RESORT-TAV mt. 4"
4º 12 CARDOSO, Manuel POR LIBERTY SEGUROS mt.
5º 65 SOEIRO, Pedro POR C. CICLISMO LOULÉ mt.
6º 87 MORI, Manuele ITA SCOTT-AMERICAN BEEF mt.
7º 113 FARRAR, Tyler USA GARMIN-CHIPOTLE mt.
8º 107 IMPEY, Daryl RSA BARLOWORLD mt.
9º 158 BIONDO, Maurizio ITA CERAMICA FLAMINIA Bo mt.
10º 2 BARBOSA, Candido POR BENFICA mt.

CLASSIFICAÇÃO GERAL

Pos Dor Nome Nac Equipa tempo
1º 3 PLAZA, Ruben ESP BENFICA 05:18:14
2º 11 GUERRA, Hector ESP LIBERTY SEGUROS a 02
3º 111 COZZA, Steven USA GARMIN-CHIPOTLE a 03
4º 113 FARRAR, Tyler USA GARMIN-CHIPOTLE a 08
5º 32 GARRIDO, Martin ARG PALMEIRAS RESORT-TAV a 10
6º 31 BLANCO, David ESP PALMEIRAS RESORT-TAV a 11
7º 36 MARQUE, Alejandro ESP PALMEIRAS RESORT-TAV a 14
8º 14 CARDOSO, Filipe POR LIBERTY SEGUROS a 17
9º 44 PACHECO, Francisco ESP BARBOT-SIPER a 19
10º 49 LLORET, Manuel ESP BARBOT-SIPER a 19

CANNONDALE SCALPEL SUPERLIGHT

A Cannondale com todos os seus sistemas integrados sempre conseguiu obter pesos muito leves. Com vista à utilização por parte da equipa Cannondale/Vredestein nos Jogos Olímpicos criou esta verão da Scalpel com um peso apenas de 8,8 Kg. Para obter este peso tiveram de utilizar Carbono de alto módulo, prescindir da pintura, apenas uns simples autocolantes, revisão na Lefty, Pedaleiro SI SL 2X9 com rolamentos de cerâmica, pneus vredestein no protótipo Black Panther tubular e conjunto de rodas Mavic também protótipos no sistema tubular.






fotos cannondale

13/08/2008

RESULTADOS DO PRÓLOGO DA VOLTA A PORTUGAL

Ruben Plaza é o camisola amarela após ter vencido o prólogo de hoje em portimão. José Azevedo ficou na 54ª posição, enquanto Cândido Barbosa consguiu a 51ª. Esperava-se mais de tiago Machado mas aquele azar logo no arranque estragou tudo. Ficam aqui os 20 primeiros tempos do prólogo de hoje:

pos dor nome país Equipa tempo
1º 3 PLAZA, Ruben ESP BENFICA 0:07:24
2º 11 GUERRA, Hector ESP LIBERTY SEGUROS a 02
3º 86 WYSS, Marcel SUI SCOTT-AMERICAN BEEF a 05
4º 111 COZZA, Steven USA GARMIN-CHIPOTLE a 06
5º 113 FARRAR, Tyler USA GARMIN-CHIPOTLE a 08
6º 31 BLANCO, David ESP PALMEIRAS RESORT-TAV a 11
7º 36 MARQUE, Alejandro ESP PALMEIRAS RESORT-TAV a 14
8º 32 GARRIDO, Martin ARG PALMEIRAS RESORT-TAV a 14
9º 49 LLORET, Manuel ESP BARBOT-SIPER a 19
10º 127 SALGUEIRO, Enrique ESP EXTREMADURA a 19
11º 117 SUTTON, Christopher AUS GARMIN-CHIPOTLE a 19
12º 106 GASPAROTTO, Enrico ITA BARLOWORLD a 20
13º 101 SABIDO, Hugo POR BARLOWORLD a 20
14º 55 MORAJKO, Jacek POL MADEINOX BOAVISTA a 20
15º 168 CHUZHDA, Oleg UKR CONTENTPOLIS-MURCIA a 20
16º 91 DEMARET, Jean E. FRA COFIDIS a 21
17º 14 CARDOSO, Filipe POR LIBERTY SEGUROS a 22
18º 52 SAMPAIO, Joaquim POR MADEINOX BOAVISTA a 22
19º 51 MACHADO, Tiago POR MADEINOX BOAVISTA a 22
20º 6 MIRANDA, Helder POR BENFICA a 23

INÍCIO DA VOLTA A PORTUGAL


Começa hoje a 70ª edição da Volta a Portugal em bicicleta. Há dois anos atrás ainda consegui estar em Portimão para ver a partida. Já na altura as atenções centravam-se em Cândido Barbosa. Eram muitas as expectativas mas, mais uma vez ganhou um estrangeiro. No ano passado foi dramático. Depois de 4 vitórias em etapas, tanto tempo com a amarela, veio a sera da Estrela, um trabalho fabuloso de João Cabreira e Xavier Tondo arrecada o 1º lugar. Como se não bastasse ter perdido mais de um minuto na Serra da Estrela, tendo dado tudo o que tinha para dar naquelas subidas(quem assistiu à sua chegada ao alto da Torre sabe o que quero dizer), teve de chover em Viseu no dia seguinte. Claro que as condições eram iguais para todos mas, um contra-relógio à chuva é muito complicado. Acho que o Cândido ainda se assustou com o meu berro de incentivo. Este ano está tudo muito estranho. Para começar temos uma das mais importantes equipas nacionais de fora, depois José Azevedo com o N.º 1 e Cândido Barbosa com o N.º 2 envergando a amarela (Tondo não participa pois a sua equipa foi excluida). Para finalizar um facto que me estraga o pensamento, Cândido Barbosa com a camisola do Benfica. Não gosto de trazer os clubismos para o ciclismo mas para uma pessoa com a preferência clubística que tenho, vê-lo vestido à Benfica é mesmo muito estranho. Claro que apoio o ciclista mas.....à Benfica????
Perdoem-me este desabafo!

Podem consultar o site da volta em: www.volta-portugal.com
Chain Reaction Cycles Website. Europe's Largest Online Bike Store