25/08/2008

ORBEA ORCA - CAMPEÃ OLÍMPICA


Nem mais! Este quadro difere de muitos outros já à partida. Porquê? Pelo simples facto de ser campeão olímpico com o ciclista Samuel Sanchez que conquistou a primeira medalha de ouro para a Espanha em ciclismo de estrada. Tudo prata da casa então, tanto o ciclista da Euskatel obviamente e a bicicleta orbea, fabricada também em espanha. Este é o motivo para já mais mediático mas, este quadro tem muitas inovações. A mais significativa designa-se por "size specific nerve", uma tecnologia desenvolvida pela orbea que consite numa espécie de "nervo" que percorre e une toda a estrutura do quadro. Isto permite que que todos os quadros, independentemente do tamanho, tenham a mesma relação peso/rigidez.
Está diponível nos tamanhos 48,51,54,57 e 60. No tamanho mais pequeno (54) tem um peso apenas de 875 gramas que, em conjunto com a forqueta totaliza 1290 gramas. Acho que estes números vão impressionar a Scott e a KTM que andam em luta renhida pelo menor peso. É preciso fazer notar que não baste ser leve, tem de ser rígido e fiável e o melhor cartão de visita que este quadro tem é o de ser campeão olímpico além de ser 20% mais rigido que o seu antecessor.
Para além das questões técnicas temos ainda o factor estético e o seu desenho futurista encanta. Claro que os gostos não se discutem mas.....têm de reconhcer que é bastante agradável à vista!


Dica de Angelo Santos

Sem comentários:

Chain Reaction Cycles Website. Europe's Largest Online Bike Store