20/06/2008

VÄTTERNRUNDAN - 15000 A PEDALAR

Acontece todos os anos, no segundo sábado do mês de Junho na súecia. Trata-se de uma das maiores concentrações de ciclistas. O percurso com cerca de 300 Km, desenvolve-se ao longo do lago Vätern, o segundo maior da Suécia. Ocorreram este ano ao evento 15 945 participantes, sendo que terminaram 15 025. Com tanta gente tinha de haver uma organização cuidada, pelo que partiam divididos em grupos de 50 a cada dois minutos. Isto porque se partissem todos ao mesmo tempo teríamos uma situação igual a Portalegre, em que os últimos só conseguem partir meia hora depois. Sendo orientado a todos os géneros e tipos de ciclistas, há também aqueles que fazem desta uma prova às suas capacidades em que os primeiros conseguem terminar o percurso em cerca de sete horas e meia.





19/06/2008

CAMPAGNOLO SUPER RECORD

Já aqui tinha sido noticiado o facto de a Campagnolo ter desenvolvido uma cassete de 11 velocidades. Pois bem, a notícia confirma-se e, já há imagens do grupo topo de gama para estrada, denomidado de "SUPER RECORD". O sistema de 11 velocidades irá estar disponível também nos grupos Record e Chorus. As relações variam entre 11 - 13 e 11 - 25, ou 12 - 25 e 12 - 27 Dentes. Como forma de comemoração dos seus 75 anos, surge esta maravilha. Reparem que no desviador traseiro não é só a caixa que é em carbono, o corpo foi também desenvolvido neste material. Da mesma forma os restantes componentes são em carbono, inclusive o desviador da frente. A corrente, como era de desconfiar, é mais estreita, cerca de 0,4 mm, mas a marca defende que é 20% mais resistente, graças ao tipo de alumínio empregue. Os rolamentos do desviador traseiro são em cerâmica.
Quanto a preços........é melhor aguardar!!!










18/06/2008

SCOTT 2009

Anda por aí um rebuliço em termos de novidades para 2009. As marcas cada vez mais cedo anunciam os seus intentos para o ano seguinte. Sendo assim a SCOTT também não escapa à moda. Já circulam por muitos sitios imagens dos novos modelos para 2009. De facto, de novo não têm muito, muito menos revolucionário. Apresentam sim, sinais de inovação. É o caso da Genius Carbon. Neste tipo de bicicletas, (all moutain) as marcas centram-se em dois pontos, por um lado o peso, por outro o curso, ou seja, umas apostam em conjuntos com um peso reduzido e outras exaltam o longo curso que as bicicletas conseguem, quer à frente, quer atrás. A Scott, consegue juntar os dois factores, um peso na ordem dos 10 Kg e curso de 150mm à frente e trás. Nada mal!



Um amortecedor com um aspecto deveras "high tech". Com um peso de 419 gramas mais 1840 gramas do quadro, totalizam 2250 gramas. Ainda não sei o peso do Rock Shox Monarch, mas penso que é mais leve.


Numa altura em que o branco domina, será que querem dar início a uma nova era?

Gostaria de a ver ao vivo para ver se me cativa um pouco mais

OLHARES SOBRE O CAMPEONATO DO MUNDO - BTT

Os Atletas de alta competição sujeitam-se a tudo o que signifique melhorar as suas prestações. Falo ao nível da mecânica e dos materiais, embora e, infelizmente alguns entrem por outros caminhos pouco correctos. O palco do Campeonato do Mundo é portanto o melhor local para decobrirmos alguns segredos. Para 2009 ainda estão reservadas muitas surpresas. Uma delas será a "Speciallized Epic". Não se sabe muita coisa mas, apesar de estar toda coberta com um pano consegue-se ver na imagem uma suspensão de cor vermelha com uma coroa em carbono FACT e sobredimensionada.





17/06/2008

CALENDÁRIO UCI PARA 2009 - BTT

Já se conhece o calendário BTT da UCI para 2009:

April 11-12: Round 1 (XC/DH/4X), Pietermaritzburg, South Africa
April 25-26: Round 2 (XC), Offenburg, Germany
May 2-3: Round 2 (4X) / 3 (XC), Houffalize, Belgium
May 9-10: Round 2 (DH), Location TBD
May 16-17: Round 3 (DH/4X), Vallnord, Andorra
May 23-24: Round 4 (XC), Madrid, Spain
June 6-7: Round 4 (DH/4X), Fort William, Great Britain
June 20-21: Round 5 (DH/4X), Maribor, Slovenia
July 25-26: Round 5 (XC) / 6 (DH/4X), Mont-Sainte-Anne, Canada
August 1-2: Round 6 (XC) / 7 (DH/4X), Location TBD
September 12-13: Round 7 (XC), Champery, Switzerland
September 19-20: Round 8 (XC/DHI/4X), Schladming, Austria

BMC SLX 01

Não sei se já tiveram a oportunidade de ver uma BMC ao vivo. Para quem teve esse privilégio reconhece que esta marca prima pela originalidade.
Recordam-se daquele emblemático tudo de direcção?
Reparem neste quadro para 2009. Trata-se de um projecto final, resultante da combinação de alumínio 7005 de tripla espessura com carbono de alto módulo. Agora a forma e o local onde este materiais foram empregues é que nos deixa curiosos. Se repararem, o tudo diagonal e as escoras inferios são em alumínio, enquanto que na união ao tubo de direcção (zona de grande esforço) é feito em carbono. Naturalmente, este não é um quadro recordista em termos de peso, alcançando cerca de 1400 gramas. No entanto, não deixa de ser original! Chamam-lhe o "aluminium trident".


15/06/2008

ULLRICH VAI ESCREVER UM LIVRO


Todos estão recordados do escândalo da operação "Puerto" (porto cá par a gente). O ciclismo foi abalado por um esquema de doping ao mais alto nível. Um dos nomes envolvidos, nomeadamente como um dos principais consumidores de substância ilegais foi o de Jan Ullrich. O Ciclista em questão, vencedor da Volta à França em 1997 e mais cinco segundos lugares, sempre se afirmou inocente. Ora, para tentar limpar o seu nome e quem sabe, do ciclismo em geral, Ullrich anunciou que vai escrever um livro para dar a conhecer a sua versão dos factos. O processo judicial, encerrou há dois meses, mediante o pagamente de uma elevada multa, cuja quantia foi entregue na sua maior parte, a instiuições de caridade. Vamos aguardar pelo que terá a contar.

14/06/2008

FAT CYCLIST - UM CASO DA VIDA


Neste universo dos "velo-blogs" encontra-se muita gente que, por variados motivos se dedicam à escrita em blog relatando diversos assuntos. Navegando por aí, acabei por descobrir um caso sério da vida. Alguns de voçês, possivelmente já ouviram falar do "fat cyclist". Trata-se de um Blog orientado por uma pessoa com uma personalidade fantástica, tendo por alcunha "fatty".
Fazendo da boa disposição e do humor um sentido para a sua vida, há no entanto um assunto bem sério a que ele se dedica. Trata-se do cancro da sua mulher de nome "susan".
Para fazer face às despesas decorrentes do tratamento, (só para terem uma ideia, susan tem o cérebro cheio de tumores), fatty criou um jersey para comercializar. Este jersey é já conhecido pelo mundo Web como o "Fat Cyclist Jersey".
Uma das personalidades que já se associou a esta causa foi LANCE ARMSTRONG através da "Lance Armstrong Foundation. Está em curso neste momento um género de concurso para aqueles que quiserem ajudar. Será sorteada uma bicicleta de estrada entre todos os que derem donativos para o livestrong Challenge. Bastam apenas 5 dolares para se habilitarem ao sorteio da bicileta e ajudarem numa causa que faz todo o sentido.
Para consultarem o blog de fatty vão a: www.fatcyclist.com

2ª Etapa do GPI CTT Correios


A 2ª Etapa do GPI CTT teve a sua chegada ontem na cidade de Seia. Sendo aqui tão perto resolvi acompanhar de perto a etapa e reportar o que por lá se passou. É sempre uma festa quando nos deixamos envolver por tudo o que uma prova de ciclismo significa. Há o convívio do grupo em que estamos inseridos, há o encontro com colegas de pedaladas, há conversas com os nomes sonantes do ciclismo nacional e momentos de diálogo com os ciclistas.



Decidi ver a passagem dos corredores no Alto de LORIGA, uma pequena Localidade no seio da Serra da Estrela, com uma paisagem espectacular. Aqui os corredores tinham de ultrapassar inclinações superiores a 14%.
Aqui passao o grupo da fuga que viria mais tarde a ser alcançado

Na perseguição ao grupo da frente seguem nomes como Zé Azevedo, Tiago Machado e Hugo Sabido

No local da chegada havia muita animação. As meninas dos CTT fartaram-se de dar brindes

Aqui com o Marco Chagas em cima de um muro a tentarmos avistar os primeiros ciclistas

À chegada, Jiménez e Nuno Ribeiro. O português viria a ficar em segundo na etapa mas assumia a liderança na geral

Por fim, à conversa com Hugo Sabido. Um corredor que prima pela simpatia, humildade e simplicidade.

13/06/2008

TREK ELÉCTRICA

Não será bem assim. A verdade é que como demonstra a foto, é possível transformar qualquer bike para um sistema eléctrico. Algumas empresas estão a desenvolver Kits de montagem, que incluem motor e baterias. É o caso da BIONX, uma firma Canadiana que desenvolveu um motor que se adapta no cubo e um sistema de bateria. O resultado final é o que podemos ver. Há no entanto no mercado já diversas opções de muitas marcas no que diz respeito a bicicletas eléctricas e, tendo em conta a conjuntura nacional e internacional referente aos combustíveis, esta não será uma ideia a descartar!




11/06/2008

O CAMPAGNOLO ELECTRÓNICO

Longe vão os dias que quando ficávamos com o carro empanado no meio da estrada qualquer chave de fendas resolvia o problema. Abria-se o capot, limpava-se a tampa do distribuidor, verificava-se os platinados, mexia-se no carburador (até se podia tirar e voltar a colocar) regulava-se o gigleur, enfim...era tudo muito simples. Depois veio a tecnologia e agora se não fazemos a revisão aos Kilómetros correctos o carro simplesmente para. É só electrónica por todos os lados.



Como se não bastasse nos carros há que meter a electrónica também nas bicicletas. Agora reparem, se é normal levarmos um daqueles Mini-conjuntos de ferramenta no bolso do jersey (muito úteis por acaso)imaginem no futuro! Até portátil convém trazer.



Obviamente que estou a ser irónico, mas a verdade é que tanto a shimano (já aqui abordada neste Blog) como a Campagnolo estão a desenvolver os seus grupos na vertente electrónica. Se tem vantagens? É possível! Se tem contras? Bem, eu acho que muitos!


Mas atentem nestas imagens para melhor ficarem a conhecer a variante electrónica de um dos grupos da Campagnolo.
O computador

O desviador com o que me parecem ser parafusos em titânio

Reparem como um porta bidons também pode servir de bateria

A pequena saliência na borracha é o comutador das mudanças

10/06/2008

TOM BOONEN ACUSOU COCAÍNA

Incrível! Cada dia que passa o ciclismo é assolado por notícias sempre pelos piores motivos. O nome de Tom Boonen anda novamente na "baila". Desta vez imaginem, acusou num controlo fora da competição o consumo de cocaína. Não será suspenso desportivamente visto que foi fora de competição mas, isto é realmente muito grave, quer para ele, quer para a Quick Step. Situações de escândalo já começam a ser regulares com Boonen. Ultimamente já viu a sua carta de condução ser apreendida duas vezes, acusou 1 grama de alcool a mais no sangue e circulava a cerca de 180 Km/hora num local onde o limite era apenas de 90 Km/h. Foi inclusive acusado por um ciclista de cyclo cross de ser o ser fornecedor de cocaína.
Mas o que é que anda na cabeça destes tipos???
A pressão é assim tanta???



09/06/2008

ORBEA ORCA - 2009

Elas começam a aparecer. Outra das novidades é o modelo "Orca" da orbea para 2009. Fibra de Carbono mais apurada, mais estreita, elementos e componentes em carbono que do antecedente eram de alumínio, novo dropout,etc. No final, conseguem-se cerca de 90 gramas a menos que a sua antecessora. A redução de peso parece ser pouca mas a estética está ao melhor nível. Reparem que o SRAM RED aparece cada vez mais nas beldades de topo para 2009. A marca esta a impor-se e de que maneira!





BICICLETA A JACTO


Isto vê-se de tudo!
Há por indivíduos totalmente virados para o radicalismo. De tal forma que usando uma tecnologia do início do século passado, quando um Sueco(Martin Winberg) inventou o chamado "Pulse jet Engine". Este tecnologia caracterizava-se pela sua simplicidade, baixo custo de produção, relativamente baixo consumo de combustível e extremamente ruidoso. Agora no Século XXI, alguém resolve adaptar isto a uma bicicleta. O resultado é uma "Bicicleta a Jacto".
Mas uma imagem vale mais que mil palavras.
Espreitem este Vídeo!

Chain Reaction Cycles Website. Europe's Largest Online Bike Store