05/05/2010

UP AND DOWN 2010 - 1ª ETAPA MANGUALDE

Está à porta a 1ª Etapa do Campeonato do Inatel Up Down 2010 que se realiza em Mangualde.
Fica uma curta descrição dos percursos que, a meu ver são exigentes do ponto de vista técnico pois são muitos os trilhos com muita pedra solta. Atenção aos pneus com demasiada pressão!

O percurso, após a saída do centro da cidade de Mangualde, inicia-se percorrendo o centro da mesma pela rua Azurara da Beira em direcção ás traseiras das Piscinas Municipais, entrando em terra em direcção a Almeidinha, num troço bastante rápido, segue para Mourilhe, atenção á descida na aproximação a esta, desce bastante. Entrada num troço muito divertido, até atravessar a ribeira. Prepara para iniciar a subida por volta do km 8/9 até ao ponto mais alto da etapa ao km 18/19 aonde se encontra a 1ªZA (Posto de Vigia) tendo pelo meio várias descidas, pontos de interesse (esplêndida vista sobre o Vale do Mondego/ Vale de Ludares). Desce-se, num estradão rápido, até aos Matados, sempre com amplas vistas sobre terras da raia fronteiriça, passando pela localidade de Matados cruza-se a N16, junto da Sra. da Boa viagem em direcção á povoação de Chãs de Tavares. Após uma pequena subida, vamos entrar num troço rápido e bastante rolante em direcção á 2ªZA, que se encontra em Quintela de Azurara por volta do km35, tendo feito a passagem pela Corvaceira. Inicia-se a descida para os "Moinhos do Coval" entrando em parte do percurso pedestre "Trilhos de Ludares", iniciando a subida para Sto André, aonde estará a ser feita a separação da meia maratona e maratona. A meia maratona virará á esquerda com direcção quinta da Raposeira/Mangualde entrando pelo caminho Chão da Estrada/Bairro Alto, finalizando no Centro da Cidade. A maratona virará á direita, direcção escola de Sto André, centro da mesma Aldeia passando Canedo, direcção Oliveira com passagem pela Quinta da família Galvão de Melo. Inicia-se a descida vertiginosa sentido Darei. Passando pela casa de Darei, dando inicio a uma intensa subida e lindíssima com vista sobre o Rio Dão, até ao km51 que se encontra no Canedo, aonde por volta do km54 se encontrará a 3ªZA, seguindo a direcção á Área de serviço de Mangualde (A25), contornando-as com passagem pelo Canedo, passagem pela Roda seguindo para o Sto António (Capela), com passagem pela zona industrial descendo a Pinheiro de Cima, direcção Pedreles, entrando num estradão rápido, passando por Moimenta sentido Água Levada, caminho paralelo á Linha da Beira Alta e com passagem sobre a mesma, iniciando a subida para a cidade deixando para trás St Amaro de Azurara. Com passagem pelo Berço da Vila, com a Qt. dos Condes de Anadia á direita e a mata á esquerda. De salientar que permeio existiram ZA líquidos.