Estava ansioso por ver o design de cada bike CUBE para 2012.
Admirem cada uma delas.
Toda a informação acerca de cada um dos modelos poderá ser consultada no site da marca em:www2.cube.eu/en/cube-bikes/
31/08/2011
30/08/2011
NA VOLA A ESPANHA
Lá está, uma vez mais o público interfere numa etapa de ciclismo.
Foi na volta a Espanha quando um miúdo resolve atravessar a estrada para apanhar um simples bidon.
O resultado foi uma viagem para o Hospital, quer para o miúdo, quer para o ciclista, neste caso, Kurt Asle Arvensen.
Vamos lá ter respeito e atenção!!!
Foi na volta a Espanha quando um miúdo resolve atravessar a estrada para apanhar um simples bidon.
O resultado foi uma viagem para o Hospital, quer para o miúdo, quer para o ciclista, neste caso, Kurt Asle Arvensen.
Vamos lá ter respeito e atenção!!!
PNEUS SPECIALIZED ROUBAIX PRO
Este artigo pretende dar a conhecer um teste efectuado aos novos pneus de estrada da Specialized, nomeadamente os PARIX ROUBAIX PRO 700X23/25.
A Specialized Portugal disponibilizou para teste um conjunto destes pneus no sentido de avaliar o seu comportamento e desempenho.
Logo à partida o seu nome deixa antever o fim a que se destina. Neste caso a designação "Roubaix" remete-nos para a mítica prova "Paris-Roubaix" e as várias secções de pavé/paralelo que os ciclistas têm de percorrer com elevado sacríficio.
Para efectuar o teste, resolvi primeiro montá-los numa bicicleta com quadro de alumínio e posteriormente numa com quadro em carbono para avaliar as diferenças de comportamento e transmissão de vibrações.
Uma das particularidades é a medida apresentada, 700X23/25, ou seja, normalmente encontramos num pneu de estrada a medida 20, ou 23 ou 25. Neste caso, o roubaix engloba a medida 23 e 25. A medida 23 é encontrada na superfície de rodagem enquando que a medida 25 se reflecte na banda lateral, obtendo assim um pneu mais "redondo", maior volume de ar e consequentemente, mais confortável.
Logo nos primeiros kilómetros a sua função salta à vista, o CONFORTO.
Sinceramente, estes pneus são mesmo confortáveis. Tinha montados nesta Bicicleta os Michelin Pro 3 Race que estão no topo das minhas preferências em estrada, que sendo pneus confortáveis são igualmente rápidos, precisos e bastante competitivos. Comparativamente com estes, os Roubaix são mais confortáveis mas, muito menos competitivos. Nota-se a aderência constante não sendo assim tão rolantes quanto o desejável, no entanto, a sua missão será a de garantir o conforto e segurança. Volto a referir, estes são pneus mesmo confortáveis, e a aderência em curva é excelente. Fizeram vários kilómetros até à data, tendo percorrido uma deslocação a Fátima, a subida à Torre na Serra da Estrela, diversos tipos de percursos e pavimentos. São pneus duráveis, tendo inclusive a indicação de desgaste através de orifícios na camada de rodagem.
Não são muito leves, porém o seu composto de borracha é macio e aderente. Não foram testados em condições de chuva, no entanto, avaliando o padrão de rodagem da borracha e algumas semelhanças com o Vittoria Diamante Pro, certamente terá uma boa prestação neste campo.
Findo este teste, foram montados num quadro de Carbono e avaliados por outro ciclista que rapidamente referiu a mesma sensação, a de excelente conforto. Ainda se encontram em este, porém, podemos já afirmar que este pneu se destina àqueles que preferem o conforto e segurança, em detrimento das prestações competitivas. É seguro e previsível. Perde pontos no campo do peso.
Mais notícias em breve!
A Specialized Portugal disponibilizou para teste um conjunto destes pneus no sentido de avaliar o seu comportamento e desempenho.
Logo à partida o seu nome deixa antever o fim a que se destina. Neste caso a designação "Roubaix" remete-nos para a mítica prova "Paris-Roubaix" e as várias secções de pavé/paralelo que os ciclistas têm de percorrer com elevado sacríficio.
Para efectuar o teste, resolvi primeiro montá-los numa bicicleta com quadro de alumínio e posteriormente numa com quadro em carbono para avaliar as diferenças de comportamento e transmissão de vibrações.
Uma das particularidades é a medida apresentada, 700X23/25, ou seja, normalmente encontramos num pneu de estrada a medida 20, ou 23 ou 25. Neste caso, o roubaix engloba a medida 23 e 25. A medida 23 é encontrada na superfície de rodagem enquando que a medida 25 se reflecte na banda lateral, obtendo assim um pneu mais "redondo", maior volume de ar e consequentemente, mais confortável.
Logo nos primeiros kilómetros a sua função salta à vista, o CONFORTO.
Sinceramente, estes pneus são mesmo confortáveis. Tinha montados nesta Bicicleta os Michelin Pro 3 Race que estão no topo das minhas preferências em estrada, que sendo pneus confortáveis são igualmente rápidos, precisos e bastante competitivos. Comparativamente com estes, os Roubaix são mais confortáveis mas, muito menos competitivos. Nota-se a aderência constante não sendo assim tão rolantes quanto o desejável, no entanto, a sua missão será a de garantir o conforto e segurança. Volto a referir, estes são pneus mesmo confortáveis, e a aderência em curva é excelente. Fizeram vários kilómetros até à data, tendo percorrido uma deslocação a Fátima, a subida à Torre na Serra da Estrela, diversos tipos de percursos e pavimentos. São pneus duráveis, tendo inclusive a indicação de desgaste através de orifícios na camada de rodagem.
Não são muito leves, porém o seu composto de borracha é macio e aderente. Não foram testados em condições de chuva, no entanto, avaliando o padrão de rodagem da borracha e algumas semelhanças com o Vittoria Diamante Pro, certamente terá uma boa prestação neste campo.
Findo este teste, foram montados num quadro de Carbono e avaliados por outro ciclista que rapidamente referiu a mesma sensação, a de excelente conforto. Ainda se encontram em este, porém, podemos já afirmar que este pneu se destina àqueles que preferem o conforto e segurança, em detrimento das prestações competitivas. É seguro e previsível. Perde pontos no campo do peso.
Mais notícias em breve!
25/08/2011
VÍDEO DOS TRILHOS DO CEIREIRO - BESELGA
Porque a Associação Beselguense merece por tudo o que tem feito pelo BTT na Região.
Um marco cujos trihos percorremos há cerca de uma década.
Um marco cujos trihos percorremos há cerca de uma década.
O know‐how KTM adquirido por longos anos de competição foi essencial no desenvolvimento do novo Myroon. O centro pedaleiro é sempre alvo de grandes estudos e investigação, pois é o “coração” do quadro, onde toda a energia,
toda potência e todos os segredos se concentram. A KTM deu um passo em frente, reformulou as regras tradicionais, criou novas e inovou onde nenhuma outra marca se atreveu a mexer: no coração, onde é mais difícil.
DESIGN
O design do novo quadro Myroon foi inspirado no tónus musculado de atletas com boa preparação física e alta performance: o quadro possui formas muito musculadas, extremamente robustas e definidas, num equilíbrio estético marcante e moderno.
NOVO CENTRO PEDALEIRO – O CORAÇÃO DO QUADRO
- A localização do centro pedaleiro foi tecnologicamente revisto com um único objectivo: concentração máxima da ergonomia física na cadência do pedalar. O novo Myroon possui foco total na incidência do pedalar, aumentando a performance e rendimento físico face a qualquer modelo convencional alguma vez testado.
- O sistema de rolamentos press‐fit integrados no centro pedaleiro reduz a torção dos tubos inferiores e o consumo hostil de potência física por parte de elementos mecânicos. Os rolamentos são aplicados sob pressão directamente no quadro, reduzindo ainda mais o peso.
- Os estudos bio‐mecânicos KTM demonstram que o rendimento físico é aumentado, a nova localização do centro pedaleiro recebe e transmite a energia de modo muito mais concentrado sobre o eixo
pedaleiro. O feed‐back dos testes realizados no terreno com pilotos de competição foram excepcionais!
EIXO TRASEIRO 142 MM
O novo quadro Myroon é desenvolvido para um eixo de roda traseira de 142mm. Na montagem da roda traseira, a KTM usa o sistema de eixo de fixação directa ultra‐rígido DT‐Swiss iRWS (12mm; 12x1,75). O sistema de aperto do eixo é efectuado pelo lado esquerdo e aparafusado sobre o drop‐out do desviador traseiro. Fácil colocação da roda traseira e maior rigidez na estabilização de todo o sistema de transmissão e travagem, permitindo uma redução das zonas de stress entre 10 a 15%.
ESCORAS DO TRIÂNGULO TRASEIRO
Nunca um quadro de competição teve tanta robustez e estabilidade integral de todo o sistema de transmissão e travagem: o triângulo traseiro Monostay com escoras Wishbone e eixo de 12mm garantem conexão e excepcional da roda traseira e todo o sistema de transmissão, convertendo toda a energia e potência da pedalada em pura velocidade instantânea!
CARBONO MONOCOQUE
O carbono é actualmente um dos materiais com maior desenvolvimento tecnológico nas bicicletas. Leve, robusto e fascinante. Para proteger o quadro de carbono de alta qualidade dos impactos de pedras no quadro,
a KTM integrou um elastómero micro‐injectado nas áreas sensíveis (tubo diagonal e escora da transmissão) adicionando ainda uma chapa de inox junto ao centro pedaleiro para evitar percalços provocados pela corrente.
CAIXA DE DIRECÇÃO CÓNICA
O conjunto da caixa de direcção de 1.5" fixado na parte inferior e 1.1/8" no topo do tubo de direcção transfere as forças de andamento suavemente para o quadro. O uso de medidas cónicas aumenta a rigidez e estabilidade da direcção do quadro, optimizando a sensibilidade e funcionamento da suspensão.
PASSAGEM INTERNA DE CABOS
Aparência completamente dissimulada com menos pontos de atrito dos cabos com o quadro. Os espirais Bowden asseguram um perfeito funcionamento da transmissão e resistência a sujidade.
DROPOUT E DISCO POSTMOUT
O drop‐out integrado 3D em carbono e montagem de disco postmout minimizam o peso, têm estabilidade total de funcionamento e isenção de vibrações.
FIXAÇÃO DIRECTA DO DESVIADOR DIANTEIRO
O desviador dianteiro fixa directa no quadro. Este tipo de fixação garante excelente funcionamento na comutação de velocidades devido à maior estabilidade do desviador e melhor rolamento.
GEOMETRIA 26’’ vs 29’’
Mais velocidade, menos esforço. O quadro de 29´´ polegadas possui as mesmas características do quadro 26´´,com os ângulos desenvolvidos para competição:
- Ângulo de direcção ligeiramente menor (71,5º)
- Escora encurtada (440mm)
- Ângulo da escora do espigão optimizada para diferentes dimensões de pneus
- Altura do centro pedaleiro igual a 26’’
FILOSOFIA NATURAL
Os novos desafios, eventos e provas de endurance – última tendência desportiva – são o palco natural para a Myroon brilhar: a redescoberta ergonomia e posição de condução mantêm o atleta fisicamente mais folgado
para resistir à violência física das provas, ampliando a sua performance para novos limites e distâncias.
11/08/2011
SPECIALIZED MACLAREN VENGE
É anunciada como a bicicleta de estrada mais rápida do Mundo.
A parceria entre os Mundos da Fórmula 1 do do ciclismo, nomeadamente a McLaren e a Specialized orignou a produção deste modelo.
A Specialized Venge estará disponível a partir de Setembro mas, apenas por encomenda.
Trata-se de uma edição limitada, cujo preço alcança os 14,999€. Sendo um artigo exclusivo, grande parte dos componentes são feitos "à mão", como é o caso do quadro e os travões.
Aliando leveza, rigidez e aerodinâmica, a nova Venge combina a experiência da Specialized no mundo do ciclismo, à experiência da Mclaren na F1 e criou uma nova fórmula, que permitiu obter um modelo único em termos em termos de design e de engenharia aerodinâmica.
Toda a informação e fotos poderá ser consultada em: www.venge.specialized.com
A parceria entre os Mundos da Fórmula 1 do do ciclismo, nomeadamente a McLaren e a Specialized orignou a produção deste modelo.
A Specialized Venge estará disponível a partir de Setembro mas, apenas por encomenda.
Trata-se de uma edição limitada, cujo preço alcança os 14,999€. Sendo um artigo exclusivo, grande parte dos componentes são feitos "à mão", como é o caso do quadro e os travões.
Aliando leveza, rigidez e aerodinâmica, a nova Venge combina a experiência da Specialized no mundo do ciclismo, à experiência da Mclaren na F1 e criou uma nova fórmula, que permitiu obter um modelo único em termos em termos de design e de engenharia aerodinâmica.
Toda a informação e fotos poderá ser consultada em: www.venge.specialized.com
02/08/2011
30/07/2011
MONDRAKER 2012
As novidades para 2012 já andam por aí. Muitas delas serão apresentadas no Eurobike já no final do mês de Agosto.
Antecipando-se um pouco, a Mondraker decidiu surpreender-nos com algo simplesmente inovador. A sua arma de competição em XC, a Podium, sofreu uma reestruturação fantástica. Provavelmente haverá quem não goste do estilo, ou da agressividade das linhas, porém, ninguém ficará indiferente a esta Bike em qualquer circuito de competição em XC. Para além do impacto visual, está também a componente técnica. O Avanço praticamente passa a fazer parte do quadro. A integraçao deste componente faz com que a posição na bicicleta seja a mais indicada para Cross-Country, nomeadamente no ataque às subidas. Outro grande feito é o facto de o quadro em Tamanho L e já com pintura completa ficar abaixo de 1Kg. Impressionante, aumentando ainda a sua rigidez. Uma nova técnica de fabrico com a patente ainda pendente, designada de IST irá prever a limitação do ângulo de viragem permitindo assim a preservação do quadro naquela zona.
Ficam então algumas fotos desta nova Podium:
Antecipando-se um pouco, a Mondraker decidiu surpreender-nos com algo simplesmente inovador. A sua arma de competição em XC, a Podium, sofreu uma reestruturação fantástica. Provavelmente haverá quem não goste do estilo, ou da agressividade das linhas, porém, ninguém ficará indiferente a esta Bike em qualquer circuito de competição em XC. Para além do impacto visual, está também a componente técnica. O Avanço praticamente passa a fazer parte do quadro. A integraçao deste componente faz com que a posição na bicicleta seja a mais indicada para Cross-Country, nomeadamente no ataque às subidas. Outro grande feito é o facto de o quadro em Tamanho L e já com pintura completa ficar abaixo de 1Kg. Impressionante, aumentando ainda a sua rigidez. Uma nova técnica de fabrico com a patente ainda pendente, designada de IST irá prever a limitação do ângulo de viragem permitindo assim a preservação do quadro naquela zona.
Ficam então algumas fotos desta nova Podium:
27/07/2011
25/07/2011
RESCALDO DO ENCONTRO NACIONAL DE ESCOLAS DE CICLISMO
Terminou ontem, dia 14 de Julho, o Encontro Nacional de Escolas de Ciclismo que decorreu na Cidade de Mangualde. As cores das muitas equipas/escolas presentes trouxeram ainda mais vida a esta Cidade que cada vez mais se destaca no panorama nacional.
Foram dois dias cheios de adrenalina, emoção, competição e amizade. Os "pequeninos" apesar da inocência própria da sua idade, demonstravam algum nervosismo antes de entrar em prova, porém, rapidamente essa sensação desaparecia, dando lugar à alegria e ao entusiasmo. Este fim-de-semana pertenceu às categorias de Benjamins, Iniciados, Infantis e Juvenis que lutaram bastante pela melhor classifcação. De destacar o espirito de sacrifício já patente nestas idades e a vontade de vencer. Na categoria de Juvenis, e na variante de BTT, o ritmo imposto foi impressionante. Ficou patente o excelente trabalho das equipas de treinadores, directores desportivos e os próprios pais que fazem com que cada vez mais crianças e jovens pratiquem este belo desporto. O Clube Azuribike Mangualde Team esteve presente com as categorias de benjamins, iniciados e Juvenis, tendo tendo alnaçado o 3º Lugar do Pódio na categoria de Juvenis com a excelente prestação de Miguel Simões.
Esta foi também a primeira participação num encontro Nacional de Leandro Gomes, Miguel Silva e Ricardo Gomes que se aplicaram bastante nos treinos de na competição, tendo dado o seu melhor, sempre com o objectivo da melhor prestação.
Obrigado a todos eles.Tudo este trabalho só é possível com trabalho profundo e apoios, sendo estes de carácter financeiro ou logístico. As Entidades, Instituições e Empresas apoioantes deverão continuar a apostar neste jovens pois serão estes os "pódios do futuro".
Obrigado a todos!
Foram dois dias cheios de adrenalina, emoção, competição e amizade. Os "pequeninos" apesar da inocência própria da sua idade, demonstravam algum nervosismo antes de entrar em prova, porém, rapidamente essa sensação desaparecia, dando lugar à alegria e ao entusiasmo. Este fim-de-semana pertenceu às categorias de Benjamins, Iniciados, Infantis e Juvenis que lutaram bastante pela melhor classifcação. De destacar o espirito de sacrifício já patente nestas idades e a vontade de vencer. Na categoria de Juvenis, e na variante de BTT, o ritmo imposto foi impressionante. Ficou patente o excelente trabalho das equipas de treinadores, directores desportivos e os próprios pais que fazem com que cada vez mais crianças e jovens pratiquem este belo desporto. O Clube Azuribike Mangualde Team esteve presente com as categorias de benjamins, iniciados e Juvenis, tendo tendo alnaçado o 3º Lugar do Pódio na categoria de Juvenis com a excelente prestação de Miguel Simões.
Esta foi também a primeira participação num encontro Nacional de Leandro Gomes, Miguel Silva e Ricardo Gomes que se aplicaram bastante nos treinos de na competição, tendo dado o seu melhor, sempre com o objectivo da melhor prestação.
Obrigado a todos eles.Tudo este trabalho só é possível com trabalho profundo e apoios, sendo estes de carácter financeiro ou logístico. As Entidades, Instituições e Empresas apoioantes deverão continuar a apostar neste jovens pois serão estes os "pódios do futuro".
Obrigado a todos!
21/07/2011
CICLISTAS RECUPERAM DO ESFORÇO A 160º NEGATIVOS NO TOUR DE FRANCE
NOTÍCIA "JORNAL PÚBLICO":
"Aguentar temperaturas entre os -150º C e os -170º C (ou até um pouco mais) durante dois ou três minutos faz parte da rotina diária de alguns ciclistas durante a Volta à França.
Todas as manhãs e todas as noites, antes e depois das etapas, os atletas das equipas francesas FDJ e AG2R-La Mondiale - pelo menos estes - passam pela cabina que os expõe a temperaturas negativas extremas, uma prática que tem como objectivo ajudar e acelerar a recuperação do esforço.
Massagens, banhos turcos, alongamentos ou natação são algumas técnicas que os desportistas utilizam para ultrapassar mais rapidamente os esforços extremos. Assim como os banhos de gelo (numa banheira ou num tanque com água e muito gelo), de uso muito disseminado, que são ultrapassados em eficácia por esta versão mais moderna de crioterapia.
Este método, que começa a ser usado em vários desportos pelos atletas ou clubes que têm dinheiro para investir neste equipamento caro, consiste em colocar os atletas num cubículo, aberto em cima, que proporciona um "banho" de frio seco produzido por azoto líquido. As temperaturas negativas associadas a este processo são muito superiores em relação às conseguidas com um banho de gelo e por causa disso têm uma eficácia maior."
Poderão consultar a notícia completa em: www.desporto.publico.pt
"Aguentar temperaturas entre os -150º C e os -170º C (ou até um pouco mais) durante dois ou três minutos faz parte da rotina diária de alguns ciclistas durante a Volta à França.
Todas as manhãs e todas as noites, antes e depois das etapas, os atletas das equipas francesas FDJ e AG2R-La Mondiale - pelo menos estes - passam pela cabina que os expõe a temperaturas negativas extremas, uma prática que tem como objectivo ajudar e acelerar a recuperação do esforço.
Massagens, banhos turcos, alongamentos ou natação são algumas técnicas que os desportistas utilizam para ultrapassar mais rapidamente os esforços extremos. Assim como os banhos de gelo (numa banheira ou num tanque com água e muito gelo), de uso muito disseminado, que são ultrapassados em eficácia por esta versão mais moderna de crioterapia.
Este método, que começa a ser usado em vários desportos pelos atletas ou clubes que têm dinheiro para investir neste equipamento caro, consiste em colocar os atletas num cubículo, aberto em cima, que proporciona um "banho" de frio seco produzido por azoto líquido. As temperaturas negativas associadas a este processo são muito superiores em relação às conseguidas com um banho de gelo e por causa disso têm uma eficácia maior."
Poderão consultar a notícia completa em: www.desporto.publico.pt
19/07/2011
OS PEQUENOS AZURIBIKERS EM TREINO
Os pequenos "Linces" do Clube AZURIBIKE efectuam os seus treinos afincadamente, tendo em vista a participação no Encontro Nacional de Escolas de Ciclismo a realizar nos próximos dias 23 e 24 de Julho em Mangualde.
Os treinos centram-se na componente da destreza técnica, tendo os atletas para o efeito que ultrapassar diversos obstáculos, evitando qualquer penalização de tempo.Os pequenos atletas Azuribike compreendem as categorias Benjamins, Iniciados, Juvenis e Cadetes.
Esta clara aposta visa a promoção e o desenvolvimento deste desporto nas camadas mais jovens, potenciando assim a evolução destes jovens como atletas, mas também o convívio e o desporto como forma de vida suadável.
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