28/05/2012

DESLOCAÇÃO ANUAL AZURIBIKE A FÁTIMA

Foi no dia 26 de Maio que O Clube Azuribike efetuou a sua deslocação anual a Fátima em bicicleta. Uma vez mais contou com a presença de vários amigos.
18 ciclistas partiram às 06H00 da manhã com muito entusiasmo, o qual viria a ser brindado com um período de chuva na chegada a Coimbra, mas nada que alterasse o espírito alegre desta deslocação/peregrinação. Em termos mecânicos, apenas um furo e um pneu danificado. O Barroso e o Ricardo foram os afetados por estes precalços técnicos.
Após uma pausa em Ansião para um pequeno reforço alimentar, a chegada ao Santuário de Fátima, aconteceu cerca das 14H00.
Esta deslocação contou com a preciosa colaboração da amiga Ana que foi incansável no apoio logístico aos ciclistas.
O Almoço convívio e regresso a Mangualde foram efetuados conjutamente com um grande Grupo de Viseu, coordenado pelo Clube de BTT "Os Resmungões" que orientou esta parte da logística. A eles um grande obrigado!
Uma palavra de agradecimento também a José Duarte Lopes que cedeu a Viatura de Apoio para esta deslocação.
Um abraço amigo ao Rui Pedro, ao Mário e Paulo Queiriga que se juntaram a nós desta atividade!

23/05/2012

1ª ETAPA DO CAMPEONATO UP AND DOWN 2012

Realizou-se no passado dia 20 de Maio a 1ª etapa do Campeonato do Inatel - UP and Down em Mangualde.
A equipa Azuribike esteve presente e o resultado foi francamente positivo.
Com Julio Gonçalves, Gonçalo Santos e Gonçalo Regalo a liderar, conseguiram o 2º lugar da geral na classificação de Equipas. Já conhecidos pelos "3 Duques", estes jovens encontram-se extremamente motivados em alcançar os primeiros lugares nas suas categorias. Também o jovem Miguel Simões, que mesmoo após uma paragem de alguns meses, consegui impor-se na sua categoria obtendo o 2º Lugar em Cadetes:

Resumo:
- 5 classificados nos 20 primeiros da geral;
- 2º lugar Cadetes;
- 1º e 2º lugares em Juniores;
- 3º lugar em Sub23;
- 1º lugar em Vet. Fem.;
- 3º lugar em Vet.A;
- 2º lugar em Vet.B;
- 2º lugar em Equipes na Meia Maratona.

Um bom início de campeonato com boas indicações para as dificeis etapas que se aproximam!

Parabéns a todos!

17/05/2012

ENCONTRO NACIONAL DE ESCOLAS DE CICLISMO EM MANGUALDE

Notícia Camara Municipal de Mangualde:
Destacamos o reconhecimento da Camara Municipal de Mangualde do ciclismo como modalidade de referência no concelho.

"Foi assinado esta tarde, no salão nobre, o acordo de cooperação entre a Câmara Municipal de Mangualde e a Federação Portuguesa de Ciclismo no âmbito do Encontro Nacional de Escolas de Ciclismo que se realizará nos dias 21 e 22 de julho em Mangualde. Para a assinatura do referido protocolo estiveram presentes o Presidente da autarquia mangualdense, João Azevedo, e Diretor de Ciclismo de Iniciação da Federação Portuguesa de Ciclismo, Carlos Miguel Barroso.


No encontro, que fomenta a prática das vertentes Estrada e BTT, são esperados cerca de 500 atletas. Mangualde vai receber todas as escolas de formação de ciclismo do país, naquela que é a mais importante prova do calendário de competições jovens da Federação Portuguesa de Ciclismo.

Mais uma vez a Câmara Municipal demonstra uma clara aposta no Desporto, ao promover e desenvolver o ciclismo - modalidade de referência no concelho. A autarquia valoriza a componente de formação dos jovens atletas. Recorda-se que este encontro realiza-se pela terceira vez consecutiva em Mangualde, sempre com resultados excelentes de participação.

15/05/2012

AZURIBIKE - XCM MEDA 2012

Aproveitando o intervalo entre provas da taça de Portugal em XCO, 3 atletas Azuribike deslocaram-se no passado dia 13 de Maio à Localidade da Meda, a fim de participarem numa prova de XCM.
Os treinos intensos, a experiência da Taça de Portugal e o espírito de sacrificio trouxeram resultados, com Júlio Gonçalves a alcançar o 4º lugar da Geral e 1º lugar em Júniores. Sérgio Ramos e Carlos Damião terminaram logo atrás na 5ª e 7ª posição. Parabéns aos atletas por mais uma excelente participação.

07/05/2012

AZURIBIKE NO VISEU BIG SHOP

Teve lugar nos dias 05 e 06 de Maio o evento VISEU BIG SHOP, o qual pretende dar início ao campeonato de BTT UP AND DOWN, realizado pelo INATEL.
Este evento, contou com a realização de diversas atividades ao longo de dois dias, com especial relevo para a realização de um duatlo de BTT, encontro de Escolinhas, Aulas de Cycling, Workshops, Apresentação Oficial das Equipas que irão participar no referido campeonato, e a realização de uma meia Maratona de BTT.
O Clube Azuribike esteve presente em todas estas atividades.
Na manhã de 05 de Maio, três atletas participaram no Duatlo de BTT, tendo Ana Correia alcançado o 2º Lugar do pódio na categoria de femininos. Gonçalo Namorado e José Moreira tiveram também uma boa prestação alcançando os primeiros 20 lugares da geral.
O Clube Azuribike faz uma grande aposta nas crianças e nos jovens, pelo que foi a Entidade Oficial responsável neste evento pela realização da Escolinha de BTT. Durante os dias 05 e 06 de Maio, diversas crianças realizaram uma pista de BTT com objetivo de melhorar o equilíbrio e o controlo da bicicleta perante diversos obstáculos. Foi também neste fim-de-semana que a pequena Inês aprendeu a andar de bicicleta.
Realizou-se um workshop no âmbito da especificidade desta modalidade apresentado pelo Professor Joaquim Patrício, Treinador e Diretor Desportivo do Clube Azuribike, o qual contou com a assistência significativa. Foram abordados pormenores muito importantes no âmbito da metodologia do treino que em muito contribuíram para um melhor conhecimento da forma de abordar a competição em BTT/ciclismo.
Pelas 21H30 do dia 05 teve lugar a cerimónia de apresentação das equipas que irão participar no campeonato UP and Down 2012. Serão seis meses de competição percorrendo vários Concelhos do Distrito de Viseu. Estiveram presentes nesta cerimónia 17 equipas.
A equipa Azuribike conta com 30 Atletas inscritos comparecendo nesta cerimónia com grande alegria e entusiasmo, tendo sido a equipa presente com o maio número de atletas.
Na manhã do dia 06 de Maio realizou-se uma Meia Maratona de BTT, muito exigente ao nível físico. Os atletas Azuribike estiverem presentes, com Bárbara Azevedo a conseguir o 2º Lugar da Geral Femininos e Júlio Gonçalves a conseguir um 8º Lugar da Geral Masculinos, após um engano no percurso que anulou uma melhor classificação. Gonçalo Regalo e Gonçalo Santos conseguiram classificar-se no grupo dos primeiros 15. Estiveram também presentes Miguel Amori, que viria a sofrer uma queda violenta, felizmente sem consequências graves, Hugo Caiado, Ana Correia, Nelson Almeida, Sérgio Ramos, Carlos Damião e Ricardo Sousa.
Esta foi uma participação em força do Clube Azuribike que contou com o empenho e dedicação de todos os elementos, demonstrando a vontade em contribuir de forma significativa para o desenvolvimento do desporto na Região.
A Direção do Clube agradece a todos a forma empenhada como encararam este evento, bem como o apoio dos seus patrocinadores, familiares e amigos.

01/05/2012

VAMOS ORGANIZAR, MAS...

ORGANIZAR, PROMOVER, DIVULGAR,ENSINAR, AJUDAR, COMPETIR, CONTRIBUIR!

Estes são termos que isoladamente indicam, significados distintos, porém, associados traduzem a função de um Clube.
Esta função deriva da sua área de atividade que, poderá sempre ser associada a qualquer tipo de entidade, desde que se insira nos pressupostos dos objetivos da sua criação.
Tanto um clube de futebol, como um Clube de esgrima poderão seguir os termos em causa, contudo, não será muito usual, ou mesmo correto verificarmos um Clube de Futsal organizar um campeonato de esgrima. Não faz sentido!
Da mesma forma, também não será vulgar verificarem um Clube de BTT organizar um torneio de natação. Obviamente que o poderia fazer mas….não se insere na sua área de atividade.
Por este fato, existem os estatutos de Clubes e Associações que, definem os moldes que a atividade de uma entidade se irá concretizar.
O que nós assistimos actualmente por esse País fora é um conjunto enorme de INICIATIVAS, dos mais variados quadrantes do sistema associativo.
O BTT está na moda, logo, há que aproveitar a onda e tudo o que daí possa derivar.
Na maior parte das vezes, os organizadores, apenas são movidos por interesses económicos e financeiros relegando para segundo plano o interesse dos praticantes da modalidade, quer no aspeto da prática de um salutar desporto, quer na divulgação do património cultural, arquitectónico, paisagístico, gastronómico, etc.que o nosso País tem para oferecer, quer na oferta de dignas condições (trilhos bonitos e bem sinalizados, banhos e refeição).
Há no entanto que considerar que existem sistemas associativos especificamente criados para o efeito, que têm como missão exatamente os objetivos acima indicados, dentro desta área de atividade, ou seja, o ciclismo e o BTT nas suas diversas variantes.
Se um grupo de danças de salão pretende organizar um evento de BTT/ciclismo, (com base nos termos ORGANIZAR, PROMOVER,DIVULGAR, ENSINAR, AJUDAR, COMPETIR, CONTRIBUIR), deverá para o efeito contactar uma entidade competente para o AJUDAR nessa mesma organização. Se assim for, a qualidade da organização será obviamente superior pois o conhecimento e a experiência nesta área é francamente superior. Quem participar sairá satisfeito, voltará, publicitará e a INICIATIVA crescerá no bom sentido.
Se assim não for, continuaremos a verificar fitas nos percursos durante semanas ou meses após a realização do evento.
Se assim não for, as garrafas de água e outros tipos de lixos, continuarão no terreno por tempo indeterminado.
Se assim não for, cada vez será mais difícil, ou mesmo impossível, usufruir de trilhos e paisagens em parques naturais e redes natura.
Se assim não for iremos ter muita quantidade mas pouca qualidade.
Existem neste nosso País eventos de grande relevo, organizações que se dedicam à sua preparação durante meses para que tudo esteja ao melhor nível.
Temos à nossa volta grandes exemplos disso mesmo, que deverão merecer toda a nossa atenção, pois traduzem todo o empenho e dedicação perante os objetivos já referidos.
Não estará em causa se outras entidades deverão ou não dedicar-se ou não à organização destes eventos. Estará em causa o fato de haver ou não uma outra entidade competente para CONTRIBUIR com o seu auxílio e conhecimento nessa mesma organização.

Vamos
ORGANIZAR, PROMOVER,DIVULGAR, ENSINAR, AJUDAR, COMPETIR, CONTRIBUIR
mas...dentro da nossa área de atividade!

V BTT DEMO - MOIMENTA DA BEIRA

No passado dia 29 de Abril, o Clube Azuribike deslocou-se à Localidade de Moimenta da Beira a fim de participar no "V BTT DEMO".
As condições climatéricas que se fizeram sentir foram desagradáveis para a prática de BTT, pois a chuva, o vento e o frio dificultaram bastante a prestação e o bem estar dos atletas.
Ainda assim, face a estas dificuldades, Bárbara Azevedo viria a ganhar na categoria de femininos na Meia-Maratona.
Júlio Silva garantiu o excelente 3º lugar na categoria masculinos /Meia Maratona.
Mais uma prova com uma participação massiva dos atletas do Clube,onde demonstraram o bom momento de forma que atravessam.
Parabéns a todos!




Chain Reaction Cycles Website. Europe's Largest Online Bike Store