31/08/2011

CUBE BIKES 2012

Estava ansioso por ver o design de cada bike CUBE para 2012.
Admirem cada uma delas.
Toda a informação acerca de cada um dos modelos poderá ser consultada no site da marca em:www2.cube.eu/en/cube-bikes/








30/08/2011

QUEM É A CICLISTA?


NA VOLA A ESPANHA

Lá está, uma vez mais o público interfere numa etapa de ciclismo.
Foi na volta a Espanha quando um miúdo resolve atravessar a estrada para apanhar um simples bidon.
O resultado foi uma viagem para o Hospital, quer para o miúdo, quer para o ciclista, neste caso, Kurt Asle Arvensen.
Vamos lá ter respeito e atenção!!!

PNEUS SPECIALIZED ROUBAIX PRO

Este artigo pretende dar a conhecer um teste efectuado aos novos pneus de estrada da Specialized, nomeadamente os PARIX ROUBAIX PRO 700X23/25.
A Specialized Portugal disponibilizou para teste um conjunto destes pneus no sentido de avaliar o seu comportamento e desempenho.
Logo à partida o seu nome deixa antever o fim a que se destina. Neste caso a designação "Roubaix" remete-nos para a mítica prova "Paris-Roubaix" e as várias secções de pavé/paralelo que os ciclistas têm de percorrer com elevado sacríficio.
Para efectuar o teste, resolvi primeiro montá-los numa bicicleta com quadro de alumínio e posteriormente numa com quadro em carbono para avaliar as diferenças de comportamento e transmissão de vibrações.
Uma das particularidades é a medida apresentada, 700X23/25, ou seja, normalmente encontramos num pneu de estrada a medida 20, ou 23 ou 25. Neste caso, o roubaix engloba a medida 23 e 25. A medida 23 é encontrada na superfície de rodagem enquando que a medida 25 se reflecte na banda lateral, obtendo assim um pneu mais "redondo", maior volume de ar e consequentemente, mais confortável.
Logo nos primeiros kilómetros a sua função salta à vista, o CONFORTO.
Sinceramente, estes pneus são mesmo confortáveis. Tinha montados nesta Bicicleta os Michelin Pro 3 Race que estão no topo das minhas preferências em estrada, que sendo pneus confortáveis são igualmente rápidos, precisos e bastante competitivos. Comparativamente com estes, os Roubaix são mais confortáveis mas, muito menos competitivos. Nota-se a aderência constante não sendo assim tão rolantes quanto o desejável, no entanto, a sua missão será a de garantir o conforto e segurança. Volto a referir, estes são pneus mesmo confortáveis, e a aderência em curva é excelente. Fizeram vários kilómetros até à data, tendo percorrido uma deslocação a Fátima, a subida à Torre na Serra da Estrela, diversos tipos de percursos e pavimentos. São pneus duráveis, tendo inclusive a indicação de desgaste através de orifícios na camada de rodagem.
Não são muito leves, porém o seu composto de borracha é macio e aderente. Não foram testados em condições de chuva, no entanto, avaliando o padrão de rodagem da borracha e algumas semelhanças com o Vittoria Diamante Pro, certamente terá uma boa prestação neste campo.
Findo este teste, foram montados num quadro de Carbono e avaliados por outro ciclista que rapidamente referiu a mesma sensação, a de excelente conforto. Ainda se encontram em este, porém, podemos já afirmar que este pneu se destina àqueles que preferem o conforto e segurança, em detrimento das prestações competitivas. É seguro e previsível. Perde pontos no campo do peso.
Mais notícias em breve!

25/08/2011

VÍDEO DOS TRILHOS DO CEIREIRO - BESELGA

Porque a Associação Beselguense merece por tudo o que tem feito pelo BTT na Região.
Um marco cujos trihos percorremos há cerca de uma década.


PRESS-RELEASE KTM


O know‐how KTM adquirido por longos anos de competição foi essencial no desenvolvimento do novo Myroon. O centro pedaleiro é sempre alvo de grandes estudos e investigação, pois é o “coração” do quadro, onde toda a energia,
toda potência e todos os segredos se concentram. A KTM deu um passo em frente, reformulou as regras tradicionais, criou novas e inovou onde nenhuma outra marca se atreveu a mexer: no coração, onde é mais difícil.
DESIGN
O design do novo quadro Myroon foi inspirado no tónus musculado de atletas com boa preparação física e alta performance: o quadro possui formas muito musculadas, extremamente robustas e definidas, num equilíbrio estético marcante e moderno.
NOVO CENTRO PEDALEIRO – O CORAÇÃO DO QUADRO
- A localização do centro pedaleiro foi tecnologicamente revisto com um único objectivo: concentração máxima da ergonomia física na cadência do pedalar. O novo Myroon possui foco total na incidência do pedalar, aumentando a performance e rendimento físico face a qualquer modelo convencional alguma vez testado.
- O sistema de rolamentos press‐fit integrados no centro pedaleiro reduz a torção dos tubos inferiores e o consumo hostil de potência física por parte de elementos mecânicos. Os rolamentos são aplicados sob pressão directamente no quadro, reduzindo ainda mais o peso.
- Os estudos bio‐mecânicos KTM demonstram que o rendimento físico é aumentado, a nova localização do centro pedaleiro recebe e transmite a energia de modo muito mais concentrado sobre o eixo
pedaleiro. O feed‐back dos testes realizados no terreno com pilotos de competição foram excepcionais!
EIXO TRASEIRO 142 MM
O novo quadro Myroon é desenvolvido para um eixo de roda traseira de 142mm. Na montagem da roda traseira, a KTM usa o sistema de eixo de fixação directa ultra‐rígido DT‐Swiss iRWS (12mm; 12x1,75). O sistema de aperto do eixo é efectuado pelo lado esquerdo e aparafusado sobre o drop‐out do desviador traseiro. Fácil colocação da roda traseira e maior rigidez na estabilização de todo o sistema de transmissão e travagem, permitindo uma redução das zonas de stress entre 10 a 15%.
ESCORAS DO TRIÂNGULO TRASEIRO
Nunca um quadro de competição teve tanta robustez e estabilidade integral de todo o sistema de transmissão e travagem: o triângulo traseiro Monostay com escoras Wishbone e eixo de 12mm garantem conexão e excepcional da roda traseira e todo o sistema de transmissão, convertendo toda a energia e potência da pedalada em pura velocidade instantânea!
CARBONO MONOCOQUE
O carbono é actualmente um dos materiais com maior desenvolvimento tecnológico nas bicicletas. Leve, robusto e fascinante. Para proteger o quadro de carbono de alta qualidade dos impactos de pedras no quadro,
a KTM integrou um elastómero micro‐injectado nas áreas sensíveis (tubo diagonal e escora da transmissão) adicionando ainda uma chapa de inox junto ao centro pedaleiro para evitar percalços provocados pela corrente.
CAIXA DE DIRECÇÃO CÓNICA
O conjunto da caixa de direcção de 1.5" fixado na parte inferior e 1.1/8" no topo do tubo de direcção transfere as forças de andamento suavemente para o quadro. O uso de medidas cónicas aumenta a rigidez e estabilidade da direcção do quadro, optimizando a sensibilidade e funcionamento da suspensão.
PASSAGEM INTERNA DE CABOS
Aparência completamente dissimulada com menos pontos de atrito dos cabos com o quadro. Os espirais Bowden asseguram um perfeito funcionamento da transmissão e resistência a sujidade.
DROPOUT E DISCO POSTMOUT
O drop‐out integrado 3D em carbono e montagem de disco postmout minimizam o peso, têm estabilidade total de funcionamento e isenção de vibrações.
FIXAÇÃO DIRECTA DO DESVIADOR DIANTEIRO
O desviador dianteiro fixa directa no quadro. Este tipo de fixação garante excelente funcionamento na comutação de velocidades devido à maior estabilidade do desviador e melhor rolamento.
GEOMETRIA 26’’ vs 29’’
Mais velocidade, menos esforço. O quadro de 29´´ polegadas possui as mesmas características do quadro 26´´,com os ângulos desenvolvidos para competição:
- Ângulo de direcção ligeiramente menor (71,5º)
- Escora encurtada (440mm)
- Ângulo da escora do espigão optimizada para diferentes dimensões de pneus
- Altura do centro pedaleiro igual a 26’’
FILOSOFIA NATURAL
Os novos desafios, eventos e provas de endurance – última tendência desportiva – são o palco natural para a Myroon brilhar: a redescoberta ergonomia e posição de condução mantêm o atleta fisicamente mais folgado
para resistir à violência física das provas, ampliando a sua performance para novos limites e distâncias.

AZURIBIKE NA LIVE BEACH - PRAIA ARTIFICIAL DE MANGUALDE


11/08/2011

SPECIALIZED MACLAREN VENGE

É anunciada como a bicicleta de estrada mais rápida do Mundo.
A parceria entre os Mundos da Fórmula 1 do do ciclismo, nomeadamente a McLaren e a Specialized orignou a produção deste modelo.
A Specialized Venge estará disponível a partir de Setembro mas, apenas por encomenda.
Trata-se de uma edição limitada, cujo preço alcança os 14,999€. Sendo um artigo exclusivo, grande parte dos componentes são feitos "à mão", como é o caso do quadro e os travões.
Aliando leveza, rigidez e aerodinâmica, a nova Venge combina a experiência da Specialized no mundo do ciclismo, à experiência da Mclaren na F1 e criou uma nova fórmula, que permitiu obter um modelo único em termos em termos de design e de engenharia aerodinâmica.
Toda a informação e fotos poderá ser consultada em: www.venge.specialized.com