31/05/2011

FIM-DE-SEMANA COM BRILHO PARA O AZURIBIKE


Tendo como slogan “O paraíso do BTT” a Localidade de Tábua acolheu no passado dia 29 de Maio mais uma edição da sua Maratona de BTT, organizada pelo Clube MK MÁQUINAS.

Segundo opinião da maioria dos participantes, esta foi uma das melhores organizações do ano, até à presente data. O empenho da organização permitiu aos atletas presentes usufruir de uma excelente manhã de BTT.

Esta foi também uma prova com um excelente resultado para a equipa AZURIBIKE. Fernando Gouveia impôs-se perante toda a concorrência, conseguindo o primeiro lugar do pódio na Meia-Maratona. Este resultado confirma a excelente forma em que se encontra, com muita margem ainda para mais resultados idênti­cos na presente época.


Sérgio Ramos conseguiu igualmente um excelente resultado ao garantir o sexto lugar, o que, perante o nível da concorrência traduz o empenho e dedicação deste atleta. ´

O Jovem Miguel Simões também marcou presença nesta prova que, apesar dos seus 13 anos conseguiu um fabuloso 33º Lugar.

Impressionante as capacidades deste jovem atleta.



Sob a designação de “BTT ROTA DO BACALHAU” realizou-se no dia 29 de Maio em Ílhavo uma maratona e meia-maratona de BTT com um elevado nível de qualidade organizacional. Um grande evento com a participação de cerca de um milhar de atletas.
Esta iniciativa do ROTARY CLUB DE ILHAVO visava o apoio financeiro e material para a OBRA DA CRIANÇA.

A equipa AZURIBIKE MANGUALDE TEAM esteve presente com 4 elementos que tiveram um participação com muito bri­lho.

Ana Luísa conseguiu o 3º Lugar na categoria de femininos com­petindo com dezenas de outras atletas na sua categoria.

Mais um fim-de-semana brilhante para a Equipa que cresce a cada momento.

27/05/2011

FALECEU MANUEL FERREIRA

As más notícias teimam em não abandonar o mundo do ciclismo.
Manuel Ferreira, um dos mais antigos atletas federados, conhecido de muitos no mundo da competição, faleceu vítima de acidente.
Aparentemente, ao tentar desviar-se um um veículo tractor, embateu num árvore, não resistindo aos ferimentos.
Uma notícia trágica que custa a aceitar.

25/05/2011

ENCONTRO NACIONAL DE ESCOLAS DE CICLISMO EM MANGUALDE


Pelo segundo ano consecutivo, Mangualde recebe o encontro nacional de escolas de ciclismo.
A Câmara Municipal de Mangualde assinou um acordo de cooperação com a Federação Portuguesa de Ciclismo no sentido da organização do referido encontro que se realiza nos dias 23 e 24 de Julho em Mangualde, em que são esperados cerca de 500 atletas.
Mangualde vai receber todas as escolas de formação de ciclismo do país, numa das mais importantes provas do calendário de competições jovens da Federação Portuguesa de Ciclismo.

23/05/2011

XAVIER TONDO MORRE EM ACIDENTE

2011 não está a ser um ano fácil para os ciclistas.
Mais uma notícia dramática no Mundo do Ciclismo.
De forma acidental, na garagem de sua casa, Xavier Tondo sofreu um acidente que se revelou fatal.
Notícia Rádio Renascença:

"Xavier Tondo, ciclista espanhol da Movistar, equipa onde actua o português Rui Costa, faleceu esta segunda-feira, aos 33 anos. Segundo a Guarda Civil espanhola, Tondo foi esmagado pelo seu carro contra a porta automática da garagem do complexo de apartamentos da Serra Nevada, onde estava concentrado com a equipa.


Em Portugal, Xavier Tondo integrou a Barbot-Gaia, em 2004, e a LA Alumínios-MSS, em 2007/2008, equipa pela qual venceu a edição de 2007 da Volta a Portugal. No palmarés do espanhol está também uma vitória no Troféu Joaquim Agostinho, também ao serviço da LA Alumínios-MSS (2007), e na Volta ao Alentejo (2005), na extinta Catalunya-Ángel Mir.


Tondo assinou, esta temporada, pela equipa espanhola Movistar, tendo vencido a Volta a Castela e Leão.


Também este ano, Xavier Tondo denunciou e ajudou a desmantelar uma rede de tráfico de substâncias dopantes. Em Dezembro de 2010, Tondo terá recebido um e-mail em que lhe ofereciam várias substâncias dopantes a baixo custo. O ciclista denunciou o sucedido à polícia que, por sua vez, iniciou uma investigação que culminou na “Operação Cursa”."

21/05/2011

WILIER ROSSO RUBINO - MONTAGEM PERSONALIZADA

Conseguir uma bicicleta competitiva, com uma boa relação qualidade preço pode parecer difícil. Hoje em dia as marcas apresentam inúmeras soluções, com diversos tipos de montagem, sendo que em muitas delas recorrem a componentes da própria marca, como é o caso do avanço, guiador e espigão de selim. Quando se procuram bicicletas com componentes fiáveis, que não compromentem a prestação, o preço é assume valores um pouco elevados.
A montagem que vos apresento procurou juntar componentes bastante fiáveis, com uma atenção especial no peso, alguns mesmo, na linha topo de gama.
Tendo como base o quadro da Wilier, o Rosso Rubino que pesa cerca de 1500 gramas, o resultado final é bastante estimulante. Fazendo uso de componentes como a suspensão Rock-Shox Reba, Pedaleio Shimano XT, manípulos de mudança Sram X.0, Desviadores Sram X.9, perfiéricos FSA e Woodman, Travões hidráulicos Clarks, pneus Continental Race King e Mountain King, Selim Selle San Marco e rodas RCZ, a bicicleta alcançou o peso de 10,260 Kg sem pedais.
Por pouco mais de 1000 Euros, esta é a prova de que com paciência e imaginação é possível conseguir uma bicicleta pronta para os trilhos, fiável, leve, segura e competitiva.
A montagem foi efectuada por Nuno Santos.

18/05/2011

TREK MADONE 6.9 SSL POR SHEPARD FAIREY

A parceria da Trek com Shepard Fairey não é nova. Esta colaboração está relacionada com a decoração, design e pintura das bicicletas Madone com que a equipa corre nas diferentes provas.
Com o objectivo da participação no Tour da Califórnia - 2011, foi criado o design que se apresenta.
Trata-se de uma pintura "feita à mão" na fábrica da Trek com sede em Waterloo.
A estética apresentada pretende transmitir uma ideia de velocidade, energia e mobilidade.




16/05/2011

AZURIBIKE NO XCO INTERNACIONAL - SEIA 2011

Este foi mais um fim-de-semana em grande para os atletas AZURIBIKE MANGUALDE TEAM.
Realizou-se na Cidade de Seia O XCO International com participação de diversos atletas, nacionais e estrangeiros.
A equipa Azuribike tem vindo a acompanhar atletas mais jovens que começam a dar as primeiras pedaladas a sério no mundo da competição.
O treinador Joaquim Patrício tem efectuado um excelente trabalho neste acompanhamento cuidado e meticuloso.
Miguelito de apenas 8 anos efectuou a sua participação no escalão Iniciados com uma meritória classificação. A "garra" deste jovem atleta está bem patente nas fotos abaixo publicadas.

Brilhante a participação de Miguel Simões que alcançou o primeiro lugar na categoria de Juvenis, Zona A. Tendo de lidar com uma má partida conseguiu controlar a corrida, conquistando posições a cada volta, garantindo uma margem confortável na última volta que resultou neste brilhante resultado.
A capacidade lutadora ficou bem patende nesta prova que exigiu controlo e ponderação na abordagem da corrida.

Na categoria de Cadetes, o jovem Gonçalo Santos partiu para uma exigente prova com partes do traçado que requeriam grande perícia técnica e audácia. Gonçalo conseguiu um meritório 15º Lugar, o que revela o seu grande espírito de sacrifício.


Muitos parabéns a todos, ao atletas, aos que os acompanharam, ao Treinador, ao Mecânico Nuno Santos e a toda esta grande equipa que pedala por um objectivo comum...A AMIZADE!

14/05/2011

CARRERA PHIBRA TWO R143

Esta é uma das bikes a ter em conta para quem procura uma bicicleta com um design diferente e apelativo, com linhas futuristas e incorporando tecnologia de vanguarda.
A complexa estrutura de carbono permite-lhe uma rigidez assinalável a par de uma grande obsorção de vibrações o que se traduz em conforto para o ciclista.
Acima de tudo há que destacar a forma bela e elegante deste quadro que mediante as montagens possíveis se traduz numa bicicleta atraente, leve, fiável e robusta.

Toda a informação em:
www.carrera-po
dium.it

GIRO - AGORA, É ASSIM...

O Giro de Itália sempre foi conhecido pela dureza dos percursos, pela agressividade das subidas e pelas terríveis descidas.
Sabemos que antigamente era de uma forma, que os percursos eram duros, que havia calçada, piso irregular, buracos, etc.
Agora, no século XXI, com tanta tecnologia, tanta oferta em estradas de qualidade, com uma panóplia de opções incrível, eu pergunto o porquê dos troços em terra batida.
Claro que há espectacularidade deste tipo de percursos (terra) como o afirmou Tiago Machado, mas será que havia necessidade?
Não estamos numa competição em ciclismo de estrada?
Não estaremos a confundir as coisas?
Sei que muitos gostaram desta opção em terra batida mas, quanto a mim NÃO.
Ciclismo não é ciclocross. Não tarda teremos um Paris-Roubaix incluido em todas as Voltas.
É apenas a minha opinião!

09/05/2011

Giro - Weylandt não resiste aos ferimentos...

16:20 hora maldita para o Giro. Dramática para Wouter Weilandt. 17:07 horas o helicóptero de socorro, depois de várias tentativas consegue aterrar , mas ainda assim um pouco longe do local de acidente, onde o ciclista belga continua a receber massagens cardíacas, tentando a sua reanimação.
Wouter Weilandt foi vítima de grave queda, a cerca de 25 kms da linha de chegada da etapa de hoje, numa descida bastante complicada de curvas e contracurvas e estradas estreitas. Weilandt encontrava-se a receber reanimação pelo médico da prova e o seu estado era preocupante.
Transportado para o hospital Weilandt não resistiu, sucumbindo aos graves ferimentos. O Giro e a comunidade do ciclismo estão de luto.
Weilandt tinha 26 anos e cumpria a sua quinta época como ciclista profissional. Ciclista da Leopard Treck, para onde se transferiu esta época oriundo da Quick Steep.
Notícia: Jornal Ciclismo

Leiam agora as palavras de Alberto Contador há umas semanas atrás acerca do Giro:


"Nós vimos quatro etapas - em Nevegal, Grossglockner, Monte Zoncolan e Val di Fassa. Acho que é difícil colocar em palavras, você tem que ver para acreditar ", disse Contador ao diário Marca . "É incrível. É como se fossem quatro etapas-rainha."

"O estágio do Val di Fassa, por exemplo, tem 6.500 metros de escalada.Serão cinco subidas e 230 km de corrida. Eu não tenho certeza, mas o máximo que já subi no Tour foi cerca de 5.000 metros. E a etapa do dia anteior, a 14ª, também terá 5.000 m de escalada, com 210 quilômetros até o final no Zoncolan ", ressaltou. "As etapas são longas, difíceis e perigosas. Tem de tudo um pouco."


"Essa descida do Monte Crostis, última escalada antes do Zoncolan, eu não sei como vamos descer isso. Eu não sei se vão pavimentar, ou se vão colocar redes nas laterais, como fazem em pistas de esqui, porque são muitos buracos. Tudo o que sei é que, mesmo em um carro, a descida coloca o seu cabelo em pé. Eu só espero que nada de ruim aconteça no dia da prova."

06/05/2011

RODAS CAMPAGNOLO BORA 2012

Aerodinâmica é o objectivo central da Campagnolo para 2012 nos ambientes de contra-relógio. As novas Bora Ultra 80, para uso exclusivo de pneus tubulares foram desenhadas e testadas em túnel de vento com o objectivo de as tornar o mais aerodinâmicas possível, mantendo a estabilidade tão necessária em mudanças súbitas e repentinas, quer de esforço ou direcção.
Possuem cubo em carbono com roalamentos de cerâmica, sendo estes lubrificados com óleo em vez da habitual massa.
Os raios foram pensados ao mais pequeno detalhe e pormenor para que as rodas respondam eficazmente.
A roda da frente tem 16 raios enquanto que a traseira tem 18 raios, ambos em aço inoxidável com secções variáveis.
Possuem sistema anti-rotacional que faz com que mantenham sempre a mesma posição.
O seu peso é de 1540 gramas (715g + 825g).
Para além dos sistemas tecnológicos, a componente estética também mereceu uma grande atenção, com a introdução da nova cor "Dark Label"que estará disponível nas Bora Ultra 80, Bora Ultra Two 50 e Bora One.
Mais informação em: www.campagnolo.com

02/05/2011

Pedro Pinheiro – Triatleta amador com alma e coração de profissional

O título deste posto traduz tudo, o amadorismo é encarado com paixão, com alma e coração.
Pedro Pinheiro dedicou e dedica muito ao triatlo. Desde há muitos anos que tem promovido esta modalidade, quer na variante de triatlo, quer na variante de duatlo. De tudo o que alcançou, tem um objectivo em mente, a presença na final mundial do circuito IRONMAN, ou seja, o IRONMAN World Championship.
Devido ao seu percurso, foi entrevistado pelo www.correrporprazer.com
Poderão consultar a entevista, bastante esclarecedora para o Mundo do Triatlo e do desporto e Geral em: ENTREVISTA A PEDRO PINHEIRO
Podem consular o seu site em: http://www.pedropinheiro.net/

1ª ETAPA UP AND DOWN 2011 - VOUZELA


Decorreu ontem, dia 01 de Maio, a primeira etapa do Campeonato UP AND DOWN do Inatel, na Localidade de Vouzela.
Esta etapa caracterizou-se sobretudo pela dureza do percurso, sendo que nos primeiros 20Km o acumuado de subida era já superior a 700m. Para além da exigência física do percurso, a componente técnica também exigiu bastante dos atletas, o que aliada às condições climatéricas que se fizeram sentir no dia, nomeadamente a ocorrência de aguaceiros, provocou inúmeras quedas, várias com a necessidade de intervenção da equipa médica dos Bombeiros.
De salientar a espectacularidade dos "single-tracks", fabulosas descidas, trilhos únicos debaixo de vegetação imensa, lugares que procurarei voltar a percorrer mas numa atitude mais descontraída e fora do ambiente de competição. Excelentes, mesmo que apesar da agressividade que alguns apresentavam nestas condições de humidade.




Foram muitas as equipas e atletas individuais presentes que transformaram esta Localidade num centro de BTT no dia 01 de Maio. Os atletas da equipa AZURIBIIKE MANGUALDE TEAM, apresentaram-se ao melhor nível, conseguindo uma excelente prestação que, apesar de alguns contratempos, quer através de quedas, falhas mecânicas e enganos, resultaram numa classificação bem conseguida.
O campeonato começa da melhor forma, com um nível de exigência muito elevado, com muitos atletas em excelente forma e com um elevado nível de motivação, contribuindo assim para a confirmação da excelência deste Campeonato.
Parabéns Vasconha BTT, parabéns Inatel, parabéns a todas as equipas e atletas presentes!
Toda a informação relacionada com esta etapa e respectivas classificações poderá ser consultada AQUI

Fotos da etapa AQUI