30/04/2009

PROCICLAR - INAUGURAÇÃO DAS NOVAS INSTALAÇÕES


A PROCICLAR, conhecida loja de bicicletas em Viseu e também um nome bem vincado no panorama nacional, inaugurou ontem, dia 29 de Abril as suas novas instalações. A loja Oficial da Specialized nesta cidade conta então com um novo espaço muito mais amplo, abrangente, acolhedor, eficaz e funcional, contando para o efeito com mais de 320 m2 de área comercial. O referido espaço encontra-se dividido em vários sectores, nomeadamente, o sector de recepção, sector feminino, sector de cidade, sector de estrada, sector de Montanha, Oficina e ainda uma zona de controlo e análise ao BODY GEOMETRY FIT (fit integration technology) para uma excelente adaptação da bicicleta ao ciclista. A par deste sectores existem diversas zonas com os mais diferentes tipos de componentes, acessórios e vestuário, existindo inclusive uma linha de personalização de equipamentos da marca Inverse.
A renovação da imagem passa também pela remodelação do seu site que agora está mais funcional e actualizado. Consultem toda a informação em: www.prociclar.com.pt

Eu com o Sr.Armando, o Homem por detrás deste projecto. Conhecedor profundo de todas as áreas desta modalidade.


Paulo Cardoso, a seu cargo o sector comercial e divulgação da imagem no ambiente Web.


O grande responsável pela manutenção e afinação das bikes. No sector da mecânica/Oficina, o Jorge tem a responsabilidade de manter em excelentes condições de funcionamento muitas das bikes que circulam por esses trilhos. Excelente mecânico!


O sector do BG Fit


Langster, um novo conceito para o ambiente citadino. Em jeito de imitação dos Taxis de New York, esta bike single speed está totalmente preparada para a cidade, nomeadamente para os serviços de estafeta. O próprio guiador é muito mais curto para passar entre os carros.

29/04/2009

FINALMENTE!!! WWW.AZURIBIKE.COM


Até que enfim!!!
Após quase uma semana de trabalho, links, dns, cname, frame, etc, etc, o Azuribike tem o dominio www.azuribike.com.
Pedimos desculpa desde já pela nossa ausência mas devido a inúmeros erros de configuração e de redirecionamentos foi totalmente impossível estar online.
Mais novidades se aproximam no intuito de melhor informar.
Obrigado pela vossa compreensão!

FOTOS ESPIÃO - O PROTÓTIPO DE FABIAN CANCELLARA

Eis algumas fotos do protótipo de contra-relógio que Fabian Cancellara anda a testar. De pois de tantos anos com a Cervelo, a Specialized assumiu o patrocinio da Saxobank e, de um dos melhores contra-relogistas da actualidade.


Aqui Cancellara a tirar uma foto à bike

Nesta, com o companheiro Frank Schleck

fotos por: www.theroaddiaries.com

24/04/2009

AMSTERDÃO - A CAPTAL EUROPEIA DA BICICLETA

Se eu chegar a um parque de estacionamento de um qualquer Centro Comercial, de uma estação de camionagem ou de caminhos de ferro, etc, será perfeitamente normal não encontrar local para estacionar o meu automóvel. Impensável seria, aqui em Portugal, não encontrar lugar para estacionar a minha bicicleta. Há sempre espaço para uma bicicleta, mas...há locais onde não será bem assim, encontrar um local onde encostar a bicicleta poderá complicado.
A cidade com mais utilizadores de bicicleta na Europa é Amsterdão, já conhecida como a capital europeia da bicicleta.
Não acreditam? Vejam este vídeo!

22/04/2009

NOVIDADES 2010 - RACE FACE

Um pedaleiro para o qual vale a pena olhar e....sonhar. O Race FAce next SL é francamente agradável à vista e está inclusive mais leve que o Shimanho XTR - M970 (cerca de 88 gramas), muito devido ao seu eixo em titânio. Os pratos numa nova série de alumínio 7000 irá permitir uma passagem de mudanças muito mais suave.


Destaque também para o novo Deus XC em dourado. Como tenho vindo a dizer, a Race Face prima pela estética, apresentando sempre uns acabamentos de alto nível. Até nas gamas intermédias a qualidade de construção está sempre presente. Ao nível do funcionamento, iremos esperar para saber se acompanha o impacto do aspecto geral.

Consultem o site em: www.raceface.com

NO COMMENTS - 43

21/04/2009

TRAVÕES DISCO HAYES 2010 - APRESENTAÇÃO NO SEA OTTER CLASSIC

A MARCA FAVORITA DOS LEITORES - RESULTADO

Terminou a votação para eleger a marca de bicicletas preferida dos leitores do Azuribike. Digo-vos já que a marca mais votada é merecedora desta distinção, no entanto, outras se destacaram. A SCOTT foi então a marca que mais votos obteve logo seguida pela Specialized, que não será de estranhar. Aliás, as marcas mais votadas são aquelas que mais representação têm no solo nacional e que mais se vêm nos trilhos.
Por ordem de votos:
- SCOTT;
- SPECIALIZED;
- TREK;
- LOOK,
- KTM;
- MÉRIDA;
Será estranho não vermos aqui em destaque o nome Cannondale mas poderá ser um sinal dos tempos. De estranhar também a pouca votação na marca CUBE. Talvez mais um impulso publicitário por parte do importador possa alterar este facto.
De referir ainda que à frente da Mérida esteve uma votação na opção "OUTRA", o que significa que há muita gente a preferir outras marcas que não estas na listagem e que mereceram um número de votos sginificativamente elevado.

20/04/2009

O CARBONO DA SPECIALIZED VISTO POR DENTRO

É sempre motivo de curiosidade imaginar como será o interior dos quadros de carbono, como são feitas as junções, como será a coluna de direcção, como funcionam o amortecedor e suspensão, etc. A specialized disponibilizou duas bicicletas para esse efeito. Atentem nestas imagens aos detalhes de cada um desses pormenores.
Impressionante!!!





19/04/2009

NOVIDADES PARA 2010 - SRAM, AVID E ROCK SHOX

Decorre desde o dia 16 deste mês o SEA OTTER CLASSIC, um evento onde as marcas divulgam alguns dos seus segredos para o ano seguinte. Este ano não foge à regra e, entre muitos outros fabricantes, destaco estas fotos de alguns componentes vindos do grupo SRAM:
No que diz respeito à estrada, o grupo Force sofre algumas alterações ao nível do grafismo e um pedaleiro que pouca cerca de 140 gramas em relação ao anterior e compatível com o sistema BB30. o RED permanecerá, por enquanto, igual ao ano transacto.

O nome SRAM aparece aqui um pouco desfigurado



Quanto à Rock Shox, destaca-se a nova Revelation que no ano passado tantos problemas deu. Vem agora com uma nova estrutura e um curso entre os 130mm e os 150mm. Referência ainda à nova Reba, com novos grafismos mas, sem fugir muito á imagem do ano passado. A coluna vem já adapatada ás novas medidas que começam a ganhar o seu espaço.



Quanto aos sistemas de travagem, destaque para o Avid Elixir CR que aparentemente irá susbtituir os Ultimate. Ainda a possibilidade de ter este travão na cor branca. Outra das novidades são os discos da Avid compatíveis com o sistema center lock, disponíveis em 160mm e 185mm.


FREEBIKE - EDIÇÃO Nº 7 JÁ NAS LOJAS


O nº 7 da revista gratuita dedicada ao BTT já está nas lojas e comemora neste número o seu primeiro aniversário.

Neste número a FREEBIKE tem páginas de aniversário onde é feita a retrospectiva do que foi o primeiro ano.
Mas, a FREEBIKE não pára e tem muito mais, como já habituou os seus leitores. Nesta edição tem uma reportagem da prova mais dura do mundo, o Cape Epic 2009, as 24 Horas de Coruche e a já habitual entrevista, desta vez à campeã Sandra Araújo.
Fazem ainda parte desta edição: a Taça de Portugal de XCO e DHI em Ribeira de Pena, os testes, desta vez à KTM Race LC Elite e a rubrica “Made in Portugal” onde é contada a história da OndaBike.
Para saberes quais as lojas oficias, clica AQUI

18/04/2009

AMSTEL GOLD RACE - TRANSMISSÃO EM DIRECTO


Amanhã é dia de mais uma carismática prova da Primavera. A chamada "CLÁSSICA DA CERVEJA" que teve início nos distantes anos 60. Últimos vencedores desde o ano 2000:




2000 Erik Zabel
2001 Erik Dekker
2002 Michele Bartoli
2003 Alexandre Vinokourov
2004 Davide Rebellin
2005 Danilo Di Luca
2006 Frank Schleck
2007 Stefan Schumacher
2008 Damiano Cunego
Para terem uma ideia do percurso:

Um dos muitos links através do qual poderão assistir em directo é o da CYCLING TV

Podem consultar também o site do evento em: www.amstelgoldrace.nl

16/04/2009

TRIBUTO À VITÓRA - A TREK DE CONTADOR


A TREK apresentou a nova versão da Bicicleta de Alberto Contador. Esta "prenda" designada pela marca como "um tributo à vitória" pretende reconhecer as recentes conquistas daquele que actualmente poderá ser designado de O Melhor ciclista do Mundo... em competição. A três marcas coloridas no tubo vertical referem-se às vitórias alcançadas nas três grandes Voltas, Tour, Giro e Vuelta. Ao nível da geometria e equipamento, a bicicleta continua a mesma.





Consultem a restante informação em: www.trekbikes.com

15/04/2009

POISON BIKES - UM PROJECTO INTERESSANTE

POISON -BIKES, é projecto bastante interessante que está a ser desenvolvido em Portugal baseado na venda através da internet de bicicletas e componentes a preços bastante aliciantes. À semelhança de uma outra iniciativa de género, é minimizado o percurso fábrica, importador, lojista e cliente.
O cliente faz a aquisição da bicicleta directamente da fábrica tendo ao seu alcançe uma completa personalização da bicicleta, desde a côr, grafismos e escolha de todos os componentes de acordo com as suas prioridades. Tudo isto a preços deveras interessantes, quer para as bicicletas, quer para os quadros, quer para os componentes. A marca refere mesmo "...uma filosofia muito centrada no preço, a Poison apresenta uma relação preço/qualidade inigualável...".
Este projecto permite a compra pela net de todo o material da modalidade evitando o recurso sites estrangeiros.
De referir que a POISON-BIKES é uma marca Alemã de bicicletas baseada no comércio através da Internet, tendo no entanto a vertente Portuguesa através do site: www.poison-bikes.net
Visitem este site, irão encontrar propostas interessantes no BTT, Triatlo, Dirt, Ciclismo, etc como também ao nível da variada gama de componentes.

Ficam algumas ideias interessantes que retirei deste site ao nível do BTT:
MESCALIN T+ por 2199 euros e Grupo Shimano XTR num quadro Carbono monocoque



Quadro Carbon Monocoque
Forqueta Rock Shox Reba SL Pop Loc 09
Cx de Direcção Cane Creek ZS 22 LT
Avanço Amoeba Vitra ST-M210
Guiador Amoeba Vitra ST-M210
Punhos Velo
Espigão Amoeba Vitra
Selin Selle Italia Filante Flow
Travões Shimano XTR Disc
Desviador Tra Shimano XTR
Corrente Shimano XTR
Cassete Shimano XTR
Manípulos Shimano XTR
Pedaleiro Shimano XTR 44/32/22Z
Cubos DT Swiss 370 Disc
Aros DT Swiss XR 4.2 Disc
Pneus Schwalbe Racing Ralph 26 x 2,10
Peso 10,7 kg

E605 T+ por 1799 Euros num quadro em alumínio 6061 e grupo Shimano XTR



Quadro Aluminio 6061 superlight
Forqueta Rock Shox Reba SL Pop Loc
Cx de Direcção ZS 22 LT
Avanço Amoeba Vitra
Guiador Amoeba Vitra
Punhos Velo
Espigão Amoeba Vitra
Selin Selle Italia Filante
Travões Shimano XTR Disc
Desviador Tra Shimano XTR
Corrente Shimano XTR
Cassete Shimano XTR
Manípulos Shimano XTR
Pedaleiro Shimano XTR
Cubos DT Swiss 370 Disc
Aros Dt Swiss XR 4.2 D
Pneus Schwalbe Racing Ralph
Peso 10,6 kg

Este são apenas alguns exemplos, muito mais poderão encontrar neste site em www.poison-bikes.net

13/04/2009

GEO RAID - NÃO PERCAS ESTA AVENTURA


Geo Raid trata-se de um circuito constituido por três provas de resistência em BTT, divididas por três fins-de-semana ao longo do ano, tendo duas etapas cada prova. Um dos ingredientes destas provas é o elevado grau de dificuldade ao nível físico, particularmente devido à exigente altimetria.

A primeira prova realiza-se já nos próximos dias 25 e 26 de Abril em São Pedro do Sul.
As restantes terão lugar em:
20 e 21 de Junho na Serra da Estrela;
25 e 26 de Outubro na Lousã.
Como podem reparar houve um particular cuidado na escolha dos palcos destas provas, procurando as melhores paisagens de Portugal para a prática de modalidade.

Ainda há inscrições em aberto, sendo que estas terminam no próximo dia 19 se não tiverem sido alcançado as 100 equipas. Se esse número for atingido antes, fecham então as inscrições. Neste momento existem já 85 equipas inscritas.
Podem consultar toda a informação em: www.geo-raid.com

NO COMMENTS - 41

10/04/2009

PEDALEIRO SHIMANO XT - OS CUSTOS DE MANUTENÇÃO


A Shimano é uma marca bastante abrangente no que toca a componentes para bicicletas, particularmente os grupos de transmissão. A sua gama de produtos preenche praticamente todos os sectores de exigência, desde o Tourney, o SIS, o Altus, até aos Deore XT e XTR, isto na categoria BTT. Dentro desta, o grupo que melhores críticas tem recebido na relação qualidade/peso/fiabilidade é o Deore XT. Muito próximo do irmão XTR, herda deste parte da sua tecnologia e inovação. Um dos componentes mais requisitados deste grupo é o Pedaleiro. Agradável à vista, prato exterior maquinado, peso bastante comedido, eixo integrado e tecnologia Hallowtech. Quando foi lançado no mercado, em 2008, surgiu com um preço praticamente idêntico ao seu antecessor o que fez muita gente optar por esta versão. Este preço foi ainda mais reduzido nas lojas online, quer nacionais, quer internacionais. Passado que está mais de um ano após o seu lançamento, o preço tem inflacionado significativamente, cerca de 18%. Mas, um pedaleiro não dura para sempre, tem custos de manutenção. Os pratos desgastam-se e, mais tarde ou mais cedo há que trocá-los. É neste momento que podemos ser surprendidos. Para terem uma ideia, o preço actual do prato exterior, é de cerca de 84 euros (lá está os tais 18% de aumento). Se tivermos em conta que o conjunto pedaleiro anda na ordem dos 160 euros, só o preço de um prato absorve 50% deste valor. Aqui estão os reais custos de manutenção, se tivermos de comprar o conjunto dos três pratos, verificamos que os Cranks ficam por apenas uns míseros 30 Euros. Algo aqui não está bem e, o mais provável é fazermos comparações com a concorrência.
Tanto a TRUVATIV como a RACE FACE, têm opções ao nível do Deore XT, nomeadamente o Truvativ Stylo e o Race-Face Envolve XC, este último muito agradável estéticamente e com um preço na ordem dos 190/200 euros.

Ao nível dos custos de manutenção, o conjunto dos três pratos do Race-Face é vendido por cerca de 80 Euros, ou seja, o mesmo que custa o prato exterior do XT.
Pode ter um peso superior mas um custo de manutenção muito mais reduzido.


Com um funcionamento muito idêntico ao XT está o Truvativ Stylo GXP, em alumínio adonizado, peso na ordem das 860 gramas e situado na mesma gama de preço será sem dúvida também uma opção a ter em conta, tanto mais que, segundo variadas opiniões, os pratos parecem ter uma durabilidade acima da média.

COMO FAZER O AQUECIMENTO PARA AS PROVAS

As maratonas sucedem-se a cada fim-de-semana. Muitas das vezes o pessoal já sai atrasado de casa, não havendo tempo para efectuar o respectivo aquecimento. Como contornar esse problema?
Fácil...basta verem o vídeo abaixo!!!

08/04/2009

SEVEN CYCLES - EDIÇÃO LIMITADA DE QUADRO PARA PORTUGAL

A Seven Cycles, especilista em quadros de titânio e importada para o nosso País pela BTTERRA, lançou uma série limitada de 10 quadros para Portugal. O quadro em questão é adornado com as "Quinas" de Portugal, conforme podem ver na foto.
Falando um pouco desta marca, há que destacar o que ela tem de melhor. Uma das particularidades da SEVEN é a possibilidade de construção de um quadro por medida, por forma que este se adapte à morfologia de cada cliente. Este possibilidade não se refere apenas nos tamanhos do tubos. Refere-se também à geometria, à inclusão de apoios para v-brakes ou discos, passagem dos cabos, etc. Se é exclusividade que procuras, então esta é uma marca que deves ter em conta!
Consultem o site do importador em: www.btterra.pt



Foto por btterra

NO COMMENTS - O VÍDEO

06/04/2009

NULLA - UMA BICICLETA DO FUTURO

Não está à venda, nem sequer em produção. Esta bike é apenas um protótipo, um projecto que passa por conceitos como a elegância, o design e a ergonomia. Não tem corrente ou correia, não tem raios ou algo do género, nem sequer tem eixos ou cubos nas rodas. Bradford Waugh, o seu criador, apresenta assim uma ideia original que não passa despercebida em qualquer salão da especialidade. O que mais me faz confusão é o sistema de travagem, será que tem algum???