31/03/2009

LANCE USA O TWITTER DURANTE A PROVA.....

O twitter é mais uma forma de comunicação do novo século. Permite, através de curtas mensagens manter o contacto com os amigos, familiares, o público, etc. Neste caso, falamos de Armstrong (mais uma vez) e forma incrível como conseguiu actualizar o Twitter no dia em ocorreu o acidente em Espanha. Bem...a não ser que ele tenha três braços, como é que tal foi possivel? Claro que sabemos bem como é que foi possivel!!!
Fica um vídeo retirado do youtube com as actualizações no decorrer da prova:


Podem acompanhar todas as mensagens em: twitter.com/lancearmstrong

30/03/2009

NOVIDADES 2010 - AVID


Ainda estamos em Março, sim...mas, as novidades, rumores, boatos, etc, já circulam por aí. As marcas apressam-se a desenvolver novos produtos, a aperfeiçoar aqueles que já existem, enfim...a Lei do Mercado. Assim sendo, há já rumores acerca da Avid para 2010. Estes, circulam ao nível dos travões de disco. Actualmente, conhecemos a gama juicy 3, 5, 7, etc. Para o futuro todas estes designações desaparecem. Mantêm-se os grupos de topo, nomedamente os Avid Ultimate e os Code. Desaparecendo os juicy 3, 5 e 7, será preciso preencher esta gama. É aqui que entram os ELIXIR, que irão ser dividos em várias séries com diferentes níveis de peso, comportamento e preço.
São apenas rumores mas, onde há fumo....há fogo!
Mais uma prova de que o grupo SRAM está aí em força.

27/03/2009

TOPOLINO CARBON-CORE CX 2.0



Estas são umas rodas que não passam despercebidas. Normalmente distinguimos umas rodas pelo perfil do aro, se é alto ou raso, pelas cores e grafismos, etc. Neste caso, as Topolino distinguem-se pelos raios, aliás, serão das rodas mais facilmente identificáveis no Mundo. Mesmo numa tabela de preços as Topolino distinguem-se com facilidade. No campo do peso têm já umas rivais, as MAVIC R-SYS, cerca de 1360 gramas. No entanto, no que toca à fiabilidade e durabilidade as Mavic estão em desvantagem visto term já sido recolhidas pela marca devido a um defeito de fabrico, notícia já anteriormente publicada aqui no Azuribike.
Se repararem nas fotos o raio é uma mistura de carbono (parte central) e Kevlar (laterais). O carbono oferece rigidez e resistência enquanto que o kevlar serve para a protecção e um acréscimo de rigidez.
Continuando a analisar as fotos reparamos que os raios não fixam directamente no cubo mas sim circundam-no, residindo aqui a razão da durabilidades deste raios. Já o cubo deixa de ser apenas uma espécie de âncora para de certa forma passar a estar suspenso.
A dúvida que fica no ar é no caso de quebra de um dos raios. Provavelmente será necessário substituir todo um lado, inserindo raios novos. Será que isto é possível visto os raios estarem embutidos no cubo?
Sendo este material suficientemente rígido, também será de questionar que tipo de impacto provocará a quebra de um deles!
Quanto ao preço, se as importarem dos Estados Unidos o preço situa-se nos 1300 dólares.








Fotos PezCyclingnews

25/03/2009

RIDLEY - UMA MARCA COM O SUCESSO NO HORIZONTE


Aprecio esta marca.
Esta é a forma correcta de iniciar este artigo. Digo-o porque a Ridley cativa-me bastante, pelas suas linhas, o seu desgin mas, também pela postura do Presidente desta Empresa, Jochim Aerts que afirmou que a marca começou com o seguinte lema: "...ter as bicicletas mais rápidas do Mundo...".
Aerts, começou por ser um pintor e construtor de quadros para outras marcas até ao momento em que criou a ridley, mais concretamente no ano de 1996, praticamente há quase 13 anos. Apesar da tenra idade, esta marca é ja uma recordista de vendas, principalmente em Países como a Holanda, Bélgica ou Luxemburgo.
Modelos como o NOAH são dificeis de excluir da nossa "wish list". Os grafismos estão exclentes e as possibilidades de montagem são extensas, inclusive as cores.





Se acederem ao site da marca, podem mesmo através de uma aplicação de configurador, alterar as cores de todo o equipamento do modelo Noah. Configurador AQUI
CARACTERÍSTICAS:

Travões/Manípulos: SRAM Red
Desviador Frente: SRAM Red
Desviador Trás: SRAM Red
Cassete: SRAM Red
Pedaleiro: SRAM Red
Travões: SRAM Red
Corrente: SRAM Red
Pneus: Vredestein Fortezza
Rodas: Fulcrum R0
Selim: 4ZA Cirrus Pro
Avanço: NA
Guiador: 4ZA Nytro
Espigão Selim: NA
Forqueta: Noah R-Flow
Peso: 7,9 Kg

Mas no contra-relógio a Ridley também não passa despercebida. O modelo DEAN pesa praticamente 8 Kg e está equipado com o Campagnolo Record.
Lembram-se das bicicletas da equipa Silence-Lotto no Tour de France? Da bicicleta de Cadel Evans?
Estas bicicletas passam em testes muito rigorosos, grandes desenvolvimentos de engenharia e muito tempo em tuneis de vento para estudar a aerodinâmica ao pormenor.
Para 2010 já há desenvolvimentos nomeadamente no ciclocross, através de uma evolução do modelo X-Night o qual será contruido com materiais como o carbono/Kevlar, utilização do sistema BB30 (diâmetro do eixo pedaleiro) e terá a passagem dos cabos pelo interior dos tubos.

Convém também referir que este quadros de carbono são fabricados na Àsia na mesma fábrica que produz quadros para a Cervelo e a Scott.

24/03/2009

VICIADOS EM ADRENALINA

EVENTOS DA REGIÃO - VALE DE MADEIROS


Mais uma evento da Região a ter em conta. As amigos de Vale de Madeiros irão realizar no próximo dia 05 de Abril uma Meia Maratona de BTT. As inscrições já estão a decorrer. Para o efeito deverão consultar o Blog da Organização em: http://bttsvmb.blogspot.com

CAPE EPIC 2009


Já decorre mais uma edição do "ABSA CAPE EPIC". Realizou-se hoje a terceira etapa e no topo da classificação encontra-se Christoph Sauser que tem já uma vasta experiência nesta prova na qual participou em 2005, 2006 e 2007. Bart Brentjens também lá está e encontra-se na terceira posição. José Hermida segue na 10ª posição. Também há Portugueses! Há sempre Portugueses!!!
João elvas e Nuno Duarte de Coimbra, que apesar de tudo estão a ter um bom comportamento. Seguem na 197ª posição.

Consultem o site da prova em www.cape-epic.com/live onde terão acesso a toda a informação devidamente actualizada, fotos, vídeos, resultados, etc. Vale a pena!

BICICLETA LATERAL!!!!

Não sei o que lhe chame, se bicicleta lateral, se multidirecções se....sei lá!
Imagino é que deve provocar uma certa dor de pescoço por ir sempre a olhar para o lado!




Toda a informação em: www.sidewaysbike.com

23/03/2009

LANCE ARMSTRONG SOFRE ACIDENTE

lance armstrong sofreu ontem um acidente na primeira etapa da prova Castela/Léon. A 20 Km da meta, Lance caiu juntamente com outros 12 atletas. Esta era a sua segunda participação em provas europeias este ano. Recorde-se que no Milan/San Remo terminou a cerca de 8 minutos do vencedor, Mark Cavendish.
Ainda pouco se sabe mas, supõe-se que Lance tenha fracturado a coluna na zona cervical. Esta informação ainda não está confirmada.

CORRECÇÃO!
Lance fracturou apenas a clavícula (direita). A cervical está intacta.
Vejam o vídeo imediatamente a seguir ao acidente AQUI

22/03/2009

SAPATOS BIOMAC Y3 - UM LUXO


Encontramos no mercado sapatos para todos os gostos e carteiras. Uns mais apelativos esteticamente, outros mais leves, outros mais caros ou baratos, mas por vezes encontramos artigos que merecem uma atenção especial. Falando no adjectivo "especial", podemos associá-lo à marca que vos apresento, a BIOMAC. Existem duas versões deste sapato, para estrada e para triatlo. Iremos falar neste artigo na versão triatlo, tanto mais, porque é uma modalidade em pleno crescimento e, segundo responsáveis da Federação, será num espaço de cerca de oito a dez anos, uma das modalidades mais praticadas em Portugal. Há já alguns anos que venho a acompanhar esta franca evolução do triatlo no nosso País e é certo que os materiais e componentes utilizados por estes atletas estão cada vez mais evoluidos e efecientes.
Os Biomac Y3 não são uns sapatos quaisquer, nada têm de vulgar. Logo à partida o seu preço, mais de 550 Euros!
Mas quais as caracetrísticas do produto que fazem incrementar o preço para este valor?
Uma delas é o facto de serem construidos à mão, um País onde a mão de obra não é muito barata, a ALEMANHA. Nota-se perfeitamente que é inteiramente feito à mão, pois os acabamentos são irregulares, não existindo uma perfeição milimétrica como em artigos de produção em série. São também realmente muito leves, cerca de 150 gramas cada um no tamanho 42 o que os coloca entre os mais leves do Mundo. Têm a particularidade de serem personalizados de acordo com a fisionomia do pé de cada atleta. Podem inclusive serem reconstruídos o que na prática faz com que estes sejam uns sapatos para toda uma vida. Outra das particularidades, é de que são desprovidos de tudo o que não é necessário, só têm o que é absolutamente essencial. O resultado, uns sapatos leves, personalizaveis, fiáveis e exclusivos.



Podem consultar o site da marca em: www.biomac.biz

Dica de Angelo Santos

21/03/2009

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fonte: http://flyfishyellowstone.blogspot.com/

TRANSMISSÃO DIRECTO MILAN - SAN REMO

ACTUALIZAÇÃO
Mark Cavendish vence em San Remo.




Deixo-vos um link para a transmissão em directo da clássica MILAN - SAN REMO. Funcionará a partir das 15H00.

para visualizarem a transmissão, cliquem AQUI

A cycling TV, também irá transmitir a prova a partir das 13H30, no entanto não sei se o link funcionará. Para assistirem na Cycling TV, cliquem AQUI

20/03/2009

MILAN - SAN REMO / 2009


É já amanhã que tem lugar uma clássica da primavera. O Milan - San Remo deste ano tem ingredientes aliciantes:

- Este é o 100º aniversário da corrida;
- A primeira competição de Armstrong na Europa desde a sua retirada em 2005;
- Allesandro Ballan e Fabian Cancellara não irão participar por questões de saúde;
- Franck Schleck também não irá participar por ter tido um acidente enquanto treinava;
- Tom Boonen é um possível candidato, assim como Mark Cavendish.
Podem consultar o site da prova AQUI mas...em italiano!

Vencedores anteriores:
1907: Lucien Petit-Breton (F), Bianchi
1908: Cyrille Van Hauwaert (B), Alcyon-Dunlop
1909: Luigi Ganna (I), Atala
1910: Eugene Christophe (F), Alcyon-Dunlop
1911: Gustave Garrigou (F), Alcyon-Dunlop
1912: Henri Pellissier (F), Alcyon-Dunlop
1913: Odiel Defraeye (B), Alcyon
1914: Ugo Agostoni (I), Bianchi
1915: Ezio Corlaita (I), Dei
1917: Gaetano Belloni (I), Bianchi
1918: Costante Girardengo (I), Bianchi
1919: Angelo Cremo (I), Stucchi
1920: Gaetano Belloni (I), Bianchi
1921: Costante Girardengo (I), Stucchi-Pirelli
1922: Giovanni Brunero (I), Legnano
1923: Costante Girardengo (I), Maino
1924: Pietro Linari (I), Legnano
1925: Costante Girardengo (I), Wolsit
1926: Costante Girardengo (I), Wolsit
1927: Pietro Chesi (I), Artar
1928: Costante Girardengo (I), Maino
1929: Alfredo Binda (I), Legnano
1930: Michele Mara (I), Bianchi
1931: Alfredo Binda (I), Legnano
1932: Alfredo Bovet (I), Bianchi
1933: Learco Guerra (I), Maino-Clèment
1934: Joseph Demuysère (B), Ganna
1935: Giuseppe Olmo (I), Bianchi
1936: Angelo Varetto (I), Gloria
1937: Cesare Del Cancia (I), Ganna
1938: Giuseppe Olmo (I), Bianchi
1939: Gino Bartali (I), Legnano
1940: Gino Bartali (I), Legnano
1941: Pierino Favalli (I), Legnano
1942: Adolfo Leoni (I), Bianchi
1943: Cino Cinelli (I), Bianchi
1946: Fausto Coppi (I), Bianchi
1947: Gino Bartali (I), Legnano
1948: Fausto Coppi (I), Bianchi
1949: Fausto Coppi (I), Bianchi-Ursus
1950: Gino Bartali (I), Bartali-Gardiol
1951: Louison Bobet (F), Bottecchia-Ursus
1952: Loretto Petrucci (I), Bianchi
1953: Loretto Petrucci (I), Bianchi-Pirelli
1954: Rik Van Steenbergen (B), Girardengo
1955: Germain Derijcke (B), Alcyon-Dunlop
1956: Fred DeBruyne (B), Mercier-BP
1957: Miguel Poblet (Sp), Ignis-Doniselli
1958: Rik Van Looy (B), Faema-Guerra
1959: Miguel Poblet (Sp), Ignis-Frejus
1960: René Privat (F), Mercier-BP
1961: Raymond Poulidor (F), Mercier-BP
1962: Emil Daems (B), Philco
1963: Joseph Groussard (F), Pelforth-Sauvage
1964: Tom Simpson (GB), Peugeot-BP
1965: Arie den Hartog (Ned), Ford-Gitane
1966: Eddy Merckx (B), Peugeot-BP-Michelin
1967: Eddy Merckx (B), Peugeot-BP-Michelin
1968: Rudi Altig (G), Salvarani
1969: Eddy Merckx (B), Faema
1970: Michele Dancelli (I), Molteni
1971: Eddy Merckx (B), Molteni
1972: Eddy Merckx (B), Molteni
1973: Roger De Vlaeminck (B), Brooklyn
1974: Felice Gimondi (I), Bianchi-Campagnolo
1975: Eddy Merckx (B), Molteni
1976: Eddy Merckx (B), Molteni
1977: Jan Raas (Ned), Frisol-Gazelle
1978: Roger De Vlaeminck (B), Sanson
1979: Roger De Vlaeminck (B), Gis Gelati
1980: Pierino Gavazzi (I), Magniflex Olmo
1981: Alfons DeWolf (B), Vermeer-Thijs-Gios
1982: Marc Gomez (F), Wolber
1983: Giuseppe Saronni (I), Del Tongo
1984: Francesco Moser (I), Gis Gelati-LucTuc
1985: Hennie Kuiper (Ned), Verandalux-Dries
1986: Sean Kelly (Irl), Kas-Mavic
1987: Erich Mächler (Swi), Carrera
1988: Laurent Fignon (F), Systèm U
1989: Laurent Fignon (F), Systmè U
1990: Gianni Bugno (I), Château d'Ax
1991: Claudio Chiappucci (I), Carrera
1992: Sean Kelly (Irl), Festina
1993: Maurizio Fondriest (I), Lampre
1994: Giorgio Furlan (I), Gewiss Ballan
1995: Laurent Jalabert (F), ONCE
1996: Gabriele Colombo (I), Gewiss Playbus
1997: Erik Zabel (G), Telekom
1998: Erik Zabel (G), Telekom
1999: Andrei Tchmil (B), Lotto
2000: Erik Zabel (G), Telekom
2001: Erik Zabel (G), Telekom
2002: Mario Cipollini (I), Acqua & Sapone
2003: Paolo Bettini (I), Quick Step-Davitamon
2004: Oscar Freire (Sp), Rabobank
2005: Alessandro Petacchi (I), Fassa Bortolo
2006: Filippo Pozzato (I), Quick Step-Innergetic
2007: Oscar Freire (Sp), Rabobank
2008: Fabian Cancellara (Swi), Team CSC

19/03/2009

EZI - AEROGRAFIA



Já terão concerteza reparado no link na coluna do lado esquerdo "ezi-aerografia". Certamente muitos já consultaram a referida página, no entanto, convém dar destaque a este tipo de iniciativa. A Ezi- Aerografia é um serviço dedicado à pintura especializada de bicicletas e componentes relacionados. Se tiverem um quadro que precise de uma nova pintura, ou simplemente para um grafismo personalizado, este é o local ideal. Pintura de capacetes, suspensões, etc. Aconselho a darem uma vista de olhos aprofundada à EZI - AEROGRAFIA e verificarem alguns dos serviços já realizados, dos quais estão publicadas várias fotos.


DIA DO PAI - UMA HISTÓRIA VERDADEIRA

Neste dia publico este artigo com base num email que recebi.

Uma história verdadeira


Um dia o filho pergunta ao pai:

"Papa, vens correr comigo a maratona?"


O pai responde que sim, e ambos correm a primeira maratona juntos.
Um outro dia, volta a perguntar ao pai se quer voltar a correr a maratona com ele, ao que o pai responde novamente que sim.
Correm novamente os dois.
Certo dia, o filho pergunta ao pai:


"papa, queres correr comigo o Ironman?(O Ironman é o mais difícil...exige nadar 4 km, andar de bicicleta 180 km e correr 42 )
E o pai diz que sim.
Isto é tudo muito simples...até que se vejam estas imagens...fantástico!



17/03/2009

HUTCHINSON TORO - UM TUBELESS SUPERLEVE


A Hutchinson lançou uma nova versão do pneu de Cross Country TORO. Trata-se de um pneu tubeless com um peso de apenas 530 gramas, de baixo perfil, reforçado lateralmente mas, segundo a marca, com aderência mais que suficiente. A comprovar isto mesmo está o facto de ter sido testado pela equipa Oficial da Orbea, inclusivamente o Campeão Olímpico, Julien Absalon.

PEDAIS TIME ATAC XS - EDIÇÃO JULIEN ABSALON

São realmente bonitos e, até eficazes mas com um peso e preço pouco aliciantes.
Peso: 350 gramas o par;
Preço: Cerca de 200 euros.
Consultem a página do artigo em www.timesport.fr

16/03/2009

LA PIERRE PASSPORT - UMA SUSPENSÃO TOTAL PORTÁTIL

Problemas em viajar e tranportar a bike?
A La Pierre resolve o teu problema. Com a PASSPORT, podes literalmente empacotar a bike e seguir viagem descansado. Com um peso de 11,8Kg esta bike foi idealizada para ser facilmente desmontável. O Kit trás um saco próprio para o efeito, protegendo-a dos impactos próprios em qualquer sistema de transporte, quer avião, comboio ou barco.



Quadro: ALU 7005 DB, sistema VP4 FOLDING TECHNOLOGY
Amortecedor: LP AIR/HUILE SPECIAL, curso 25 MM
Suspensão: FOX 32 FRL 100
CxDirecção: RITCHEY LOGIC
Pedaleiro: SHIMANO FCM 540
Avanço: PASSEPORT 3D 100 MM
Espigão do selim: LP XC PRO, 7075 3D FORGED, 31.6X350
Guiador: LP XR PRO RIZER AL2014DB 25X640 31.8
Desviador frente: SHIMANO DEORE
Desviador tras: SHIMANO XT
Travões: AVID SINGLE DIGIT 7
Manípulos: SHIMANO LX
selim: LP PFF LITE
Rodas: MAVIC CROSSRIDE
Pneus: MICHELIN XC DRY2 26X2.00
Peso : 11.8 KG
Tamanhos: 41 - 46 - 51 - 56

Toda a informação em: www.cycles-lapierre.fr

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15/03/2009

MAXXIS CUP INTERNACIONAL - GOUVEIA

Gouveia foi este fim de semana, o palco de abertura das competições internacionais de DownHill. Mais uma vez, a "Princesa da Serra" voltou a receber centenas de visitantes, para de perto admirarem a audácia de muitos bravos, particularmente de Gee Atherton, o seu irmão Dan Atherton, Cedric Gracia, Ivan Oulego, Pasqual Canals, Ben Reid, toda a equipa da Trek International, Fabien Barel a equipa Mondraker, Mickael Paskal da MSC e muitos, muitos outros . Ao Azuribike não foi possível fazer um acompanhamento prolongado da prova, no entanto, hoje consegui ainda deslocar-me ao local e presenciar alguns momentos alucinantes, como o de um atleta que na chegada resolve fazer um salto bonito, colocando a bike de lado, acabando por cair mal. A roda da frente ficou totalmente torcida. Felizmente o rapaz ficou bem. Um pormenor que falhou foi a máquina fotográfica, pois ficou esquecida em casa. Valeu uma busca no desenfreada no tablier do carro onde ainda encontrei uma espécie de máquina digital oferecida numa qualquer promoção que ainda permitiu tirar algumas fotos, ainda que de má qualidade. Não irei fazer o resumo dos tempos nem das classificações pois para isso outros sites o farão de uma forma excelente, nomedamente o www.bttstarbiker.com.
Ficam então estas fotos:


Pormenor interessante logo à chegada, aquecimento no rolo com capacete integral na cabeça!!!

É certo que estamos a falar na variante mais extrema do BTT, mas também é possível vermos componentes de estrada nestes cavalos de batalha, como é o caso desta bike com desviador traseiro Shimano Dura Ace de caixa curta e cassete de estrada. Como é tudo a descer, não há necessidade de outro tipo de relações, nem desviadores de caixa longa!!!


14/03/2009

SRAM XX OU AVID ELIXIR???

Foram divulgadas há relativamente pouco tempo algumas fotos do novo grupo de 10 velocidades da SRAM. Muita expectativa tinha sido criada à volta deste projecto, aliás, ainda existe muita expectativa acerca do virá para o mercado. Um dos pontos que merece a nossa atenção é a semelhança das manetes de travão deste grupo com as do Avid ELIXIR. Comparadas as fotos, as parecenças são óbvias. Reparem que até nas manetes do "XX" aparece o logotipo da Avid. Claro que esta marca faz parte do grupo SRAM, mas não será demasiado forçado colocar no mercado dois produtos com tantas semelhanças?


SRAM X.0 COLORIDO - EDIÇÃO ESPECIAL


Mais tarde ou mais cedo estas possibilidades iriam aparecer no mercado. Começou com as suspensões, depois os travões de disco a combinar com as cores da bike e agora a SRAM lança uma edição especial do Grupo X.0 com a particularidade de podermos escolher o material a condizer com a nossa bicicleta. Confesso que aquele laranja......!
É a Lei do mercado a ditar as regras.

12/03/2009

FACTOR R1 - A BICICLETA MAIS AVANÇADA DO MUNDO


É anunciada como a bicicleta mais avançada do Mundo. Uma fasquia demasiado alta, a meu ver. Um dos seus cartões de visita, que atesta a sua extrema qualidade de construção é o facto de ter sido desenvolvida por engenheiros da empresa BERU com grande experiência na Fórmula 1. Quando se fala em Engenharia Aerespacial, NASA ou Fórmula 1 é o suficiente para credibilizar qualquer projecto.
O quadro é construído em carbono com acabamento metálico e construído à medida de cada comprador. Vem equipada com travões de disco de cerâmica e um sistema integrado que permite avaliar os níveis de respiração e batimentos cardíacos. Outro dos pormenores é a presença de um sistema de GPS.
Logo ao primeiro olhar, reparamos que o quadro possui uma geometria que faz lembrar os antigos quadros de estrada de alta performance, pois tem umas escoras superiores muito reduzidas e uma completa ausência de slooping. Isto traduz que o conforto não será muito privilegiado, até porque a roda traseira está mesmo por baixo do selim, fazendo lembrar as bicicletas de contra-relógio, ou mesmo as inconfundíveis BMC.
De realçar pormenores como o tudo do selim que é duplo, a forma e colocação da forqueta, a colocação do disco dianteiro no lado direito da roda e a ausência de cabos no exterior.
Pesa cerca 7Kg e custará mais de 20 00 euros!!!
Resta-me questionar que tipo de bicicleta será esta. De competição em estrada? Contra-relógio? De treino? Passeio?






Podem consultar o site da BERU AQUI
O site da Factor AQUI

Dica de Rogério Leite