31/07/2008

POLÍCIA AGRIDE CICLISTA - EM NEW YORK

Um polícia Norte-Americano, sem razão aparente atira para fora da estrada um ciclista. O Polícia em questão, afirma que o ciclista estava a perturbar o trânsito, provocando a paragem ou mudança de direcção repentina de diversas viaturas. A realidade pode ser vista no vídeo abaixo que, após ter sido colocado no youtube fez com que o Agente "Patrick Pogan" ficasse sem o distintivo policial e sem a sua arma até conclusão de um inquérito interno. As imagens falam por si!

Parece que o ciclista continua preso sob suspeita de condição perigosa!!!

EUROS, DOLARES E BICICLETAS


Tenho pouco de economista, mas como cidadão e como consumidor tenho o direito e o dever de questionar o comportamento do mercado, sim, porque estando numa economia de mercado, o preço varia consoante a relação entre a oferta e a procura de determinado produto. No nosso caso, o produto é a bicicleta, seus componentes e todo o resto que lhe está associado. Ora bem, então a minha dúvida prende-se com o facto de a conjuntura internacional estar a favorecer o Euro em alguns aspectos. Um deles é o facto de estar mais forte em relação ao dóllar, o que faz com que para comprarmos um produto proveniente dos Estados Unidos, tenhamos de despender menos euros, o que favorece as importações. Pelo contrário, sendo o euro mais caro, as exportações saem prejudicadas, visto terem de despender mais dólares para comprar um produto. Esta é a análise que faço do mercado enquanto leigo em matéria de economia. Agora faço então a seguinte pergunta, se nós (importador) precisamos de despender menos euros para comprar uma bike fabricada nos States, tal como a specialized, cannondale, santa cruz, etc, porque será que o preço delas no mercado nacional continua a subir? Será que é a mesma questão do petróleo? Será que há por aí uma refinaria que faz elevar o preço final do produto, neste caso a bike? Será que algum de vocês que seja mais entendido nesta matéria pode esclarecer o pessoal? Acho que é legítimo eu fazer esta pergunta tendo em conta que cada euro vale um dólar e meio e as bikes lá fora não aumentaram tanto assim de preço nos últimos tempos. Há alguém que saiba explicar?

30/07/2008

O TUNNING EM QUADROS KUOTA

O desporto em si é motivante, benéfico e saudável. Mas a forma como encaramos a nossa máquina, o modo como a equipamos podem torná-la na nossa pedra preciosa. De facto são muitas as preciosidades que andam por aí. É preciso muita critatividade e uma carteira desafogada, mas o gosto e a paixão criam exemplos como os que podem ver abaixo. Parece uma cobra coral, sem dúvida, mas os gostos não se discutem.


Podem consultar toda a informação em: www.pezcyclingnews.com

29/07/2008

MSC 2009

As imagens que eu tanto esperava. Já tinha dado a entender que sou adepto desta marca, principalmente no que toca ao peso dos quadros. Curiosamente a marca não tem grande popularidade no nosso País, ao contrário do País vizinho, principalmente por falta de publicidade e estratégias de marketing. No entanto, sei que há muitos adeptos por aí. Mas vamos ao que interessa:
Já são conhecidos os quadros em carbono da MSC para 2009. O tão esperado MSC WCR CARBON surge com um peso de 1142 gramas, no tamanho M. O MSC KONCEP CARBON, não faz por menos, o mais leve quadro suspensão total em carbono no mercado, são apenas 1370 gramas. Ainda por cima são estéticamente bem conseguidos.
Só vos digo isto: EU QUERO UM!!!



A tabela de preços para 2009 também já foi disponibilizada pela marca.

Podem consultar toda a informação e a restante gama em www.mscbikes.com

PORTUGAL NA VERTICAL


Ligar Viana do Castelo a Sagres. Foi este o objectivo a que Pedro Alves se propôs atingir. Pois bem, o objectivo foi atingido no passado fim-de-semana. Foram cerca de 600 Km, em sistema Non-Stop. É dificil de imaginar o que será pedalar tantos quilómetros seguidos, mas foi conseguido. Na história do ciclismo nacional ficará este momento de abnegação, espírito de sacrifício, concentração, dedicação e audácia. Jà aqui tinha anunciado há uns meses atrás este iniciativa, mas para aqueles que não tiveram conhecimento podem consultar o Blog: http://adinamicadopedal.blogspot.com/
Aqui encontrarão toda a informação relacionada com o cuidado planeamento e preparação para este desafio. Que sirva de motivação para os nossos pequenos desafios que encontramos durante o ano!

28/07/2008

TREK 2009 - SUSPENSÃO TOTAL

Por motivos vários, uma das minhas opções para um futuro próximo, passa pela aquisição de uma suspensão total. A Saúde acima de tudo, e quando esta está em jogo há que tomar opções. A razão desta nota introdutória está associada a divulgação das fotografias dos próximos modelos de suspensão total da TREK para o próximo ano, ou seja, havendo intenção de largar as rígidas, há que ter em conta todas as opções de mercado. Estas, são sem dúvida boas opções. A marca irá colocar no mercado, com alterações significativas no processo de construção com vista a reduzir o peso e aumentar a rigidez, tanto as Fuel-Ex como as Top-Fuel. NO que diz respeito às Top-Fuel, a Trek anunciou uma redução de peso de relevo, qualquer coisa como menos 431 gramas no quadro, que com amortecedor pesa apenas 2027 gramas. A top Fuel 9.9SSl pesará apenas 9,5Kg. É obra! Podem reparar que o espigão de selim é integrado. Quanto a mim, é este pormenor que falta à nova Epic da Specialized. A versão de alumínio também está bem conseguida. Será mais uma hipótese a considerar no vasto leque de ofertas de mercado, sendo que esta tem o selo de qualidade garantido. Vejam as fotos.





O modelo de alumínio está muito bem conseguido.

O modelo feminino

Fotos Geoff Waugh

CARLOS SASTRE VENCE O TOUR

foto afp/getty images
Digamos que este é o prémio carreira para Sastre. Nascido a 22 de Abril de 1975, Carlos Sastre vê aos 33 anos reconhcecido o seu valor na mais importante prova de estrada do calendário mundial. Além da vitória final. inscreve também o seu nome no mítico Alpe d'Huez.
ÚLtimas Equipas Representadas:

1997: ONCE
1998-2000: ONCE-Deutsche Bank
2001: ONCE-Eroski-Würth
2002: Team CSC-Tiscali
2003-2007: Team CSC
2008: Team CSC-Saxo Bank

COMO MELHORAR A TRAVAGEM


Os mecânicos da BarloWorld, no intuito de melhorarem a travagem em tempo de chuva, simplesmete riscaram à mão os aros Mavic. Não sei se resulta, tudo aponta que sim, mas até doi só de olhar para os aros. O sistema de travagem até pode ser mais potente ms, com uma superficie de contacto com o solo tão pequena, o mais natural é provocar o bloqueio da roda, com as consequências que daí possam resultar em tempo de chuva!

27/07/2008

DUATLO CIDADE DE MANGUALDE

Decorreu ontem, dia 26 de Julho, o Duatlo - Cidade de Mangualde. A organização a cargo da Federação Portuguesa de Triatlo, em parceria com a Câmara Municipal de Mangualde, trouxeram a terras de Azurara inúmeros participantes, provenientes dos mais diversos pontos do País, transformando a Avenida Principal num impressionante cenário de competição. Alguns atletas Mangualdenses também participaram, não deixando escapar esta oportunidade única de estar entre os melhores do Duatlo e Triatlo Nacional.



Podem consultar algumas fotos do evento AQUI

TIME RXR

A equipa da TELECOM tem na sua "arrecadação" uma nova bicicleta. À primeira vista parece uma mistura de uma bike de estrada com uma bike de contra-relógio. As formas aerodinâmicas demonstram isso mesmo, nomeadamente ao nível do espigão do selim, que é integrado. De destacar também o perfil triangular dos tubos e as formas das uniões que fazem lembrar qualquer coisa, como os quadros "LOOK". Este quadro é também mais pesado que aquele que a equipa tem utilizado (VXRS), pesando mais 85 gramas, (VXRS - 915 gramas, RXR 1000 gramas). O facto de ter sido ainda pouco utilizado deve ter a ver com o facto de a equipa o querer testar um pouco mais a fundo. Quanto a preços, bem....qualquer coisa como 3999€, com forqueta, caixa de direcção e o sistema de aperto do selim.


Fotos James Huang

25/07/2008

SÍTIO ERRADO, HORA ERRADA

É no que dá tentar imitar um veículo de quatro rodas!

BIKE BABE - A VERDADEIRA

OS COMENTÁRIOS DEIXO-OS PARA VOÇÊS...

BFF Block Party LA 2008 from rossangeles on Vimeo.

FINAL INFELIZ

Nunca saberemos qual era a intenção desta pobre ave.
Será estava a tentar andar na roda do ciclista evitando assim cansar-se em demasia?
Será que era uma ave radical, viciada em adrenalina tentando atravessar por entre os raios com a roda em andamento?
Ou será que apenas estava a fazer o seu voo de treino normal quando foi surpreendida por este veículo de duas rodas?
Um final infeliz para este passarinho que se tivesse encontrado umas rodas em carbono de apenas quatro braços, teria tido outra sorte!

QUICKSTEP REFORÇADA COM SYLVAIN CHAVANEL

AFP/Getty Images
Anda por aí um grande turbilhão de notícias e pré-notícias no universo ciclistico. A Cofidis já veio dizer que não irá renovar a sua licença do Pro-Tour para o próximo ano. À semelhança da equipa Francesa, mais 17 equipas também mostram essa intenção. Com renovações ou não, o facto é que a Cofidis está a deixar saír os seus corredores. Sylvain Chavanel, o mais que conhecido ciclista Françês irá transferir-se para a Quicksetp no próximo ano, num contrato de dois anos. Aos 29 anos, chavanel procura grandes sucessos. Esta procura é notória na edição do Tour deste ano, na qual já foi protagonista de várias fugas, mas que na prática teve resultados pouco positivos, em termos de classificação. Poderíamos especular um pouco acerca do facto de a posição de Tom Boonen estar fragilizada com a questão do consumo de cocaína e a equipa estar já a reforçar-se para 2009, mas isso são mesmo só especulações. Mas Chavanel não será o único a transferir-se para a equipa Belga, os seu colega de equipa, Kevin De Weert seguirá os mesmos passos. Outro ciclista a abandonar a Cofifis é Nick Nuyens, que seguirá para a Rabobank.

Biografia Wikipédia

24/07/2008

SAUNIER DUVAL ABANDONA O CICLISMO


Uma empresa quando se associa a uma equipa de competição, fá-lo por razões de marketing e publicidade na maioria das situações. Pretende com isso obter dividendos da imagem de seriedade, competitividade, rigor e respeitabilidade que a elevada exposição da equipa patrocinada possa transmitir no mundo da competição. Claro está que com situações como as que têm marcado o ciclismo fazem com que muitas empresas abandonem simplesmente o apoio a esta modalidade, no sentido de manterem uma imagem limpa da sua marca. Foi caso da Phonak (caso de Floyd Landis). Neste Tour as coisas estão a ficar feias. Começou com a Barloworld e agora é a Saunier Duval que veio a público informar que irá retirar o apoio à equipa de ciclismo, no rescaldo do escândalo que tem como protagonista Ricardo Riccò que acusou o uso de EPO. A Scott USA, firma que fornece as bicicletas à equipa, já veio também informar que irá ser então o patrocinador principal para o próximo ano, a não ser que apareça outra empresa que se associe a este projecto. Fica desta forma garantida a manutenção deste conjunto de profissionais do ciclismo para o próximo ano.

LA PIERRE 2009 - VERTENTE DOWNHILL

Este é um modelo criado com a colaboração de Nicolas Vouilloz e a equipa de Downhill da La Pierre. Designa-se de DH-920 e demorou cerca de dois anos até chegar a este resultado final. Apresenta um peso de 17, 2Kg.

A Froggy. O porquê deste nome é uma incógnita. Terá dois modelos a 318 com 16,9 Kg e a 518 com 15,7 Kg.


La Pierre Spicy que contará com três modelos: Spicy 316, Spicy 516 e Spicy 916. Os pesos variam entre os 12,2 Kg e os 14,3 Kg. A 916 contará com amortecimento FOX, componentes XTR e travões Fórmula R1.



Este é o modelo Zesty, que terá quatro tipos diferentes de equipamento: Zesty 314, Zesty 514, Zesty 714 e Zesty 914. Os pesos variam entre os 11, 1Kg e os 12, 8Kg.

23/07/2008

CARLOS SASTRE FINALMENTE!


Carlos Sastre venceu hoje no Alpe d'Huez e consegue a primeira camisola amarela da sua carreira. Subir daquela maneira só mesmo para os melhores. Esperemos é que não haja surpresas nos próximos dias. Lance Armstrong quando se retirou indicou este homem como o próximo ciclista a vencer o Tour. Como nós sabemos, as coisas não correram muito bem nos últimos dois anos a Sastre, mas o valor está lá e não há dúvida de que Armstrong não se enganou. Foram mais de dois minutos que conquistou naõ só a Cadel Evans mas também a Schleck, valverde, Menchov, etc. Será que já temos vencedor? Ainda faltam muitos quilómetros e um contra-relógio. Muita coisa pode acontecer! Para já tem a mais directa concorrência a mais de um minuto. Veremos se a consegue manter.


AFP/Getty Images

ALPE D'HUEZ - DUREZA QUE BASTE


Esta será na minha opinião a etapa que irá ditar o nome do vencedor da Volta à França - 2008. Serão 210 Km de pura montanha, com passagem num dos pontos emblemáticos e históricos desta competição. Foi há 29 anos atrás que um Português venceu no Alpe d'Huez. Joaquim Agostinho em 1979 era o orgulho de Portugal. O nome "Tinô" , como era conhecido entre os gauleses, ficará para sempre gravado na história do Tour. A curva 17 tem uma placa com o seu nome como forma de reconhecimento do seu valor e do seu contributo para o ciclismo. Neste curto vídeo podem ver a abnegação e a entrega ao esforço.

22/07/2008

A QUEDA DE AUGUSTYN - 16º ETAPA DO TOUR

As etapas de montanha são sem dúvida espectaculares. Ver os ciclistas a levar ao extremo o sacrifício de ultrapassar subidas que só de olhar para elas assustam, fazem com que a espectacularidade de cada etapa aumente significativamente. Mas que a descer as coisas também asusstam isso é sem dúvida uma verdade. Ao ver a etapa de hoje até me encolhia, tal era a velocidade a que eles pedalavam. Até havia quem referisse que os rolamentos deveriam estar a pegar fogo! Lembro-me de ter lido nalgum lado que Eddie Merckx, nos seus tempos áureos, aproveitava estas descidas, onde circulava a cerca de 100Km/hora para recuperar o tempo perdido nas subidas. Quando se leva longe demais o sangue frio podem acontecer situações como a de hoje, em que Augustyn saiu da estrada e só não foi pior porque...porque...!!! Vejam o Vídeo!

VENTO MALANDRO

É por estas e por outras que agoram usam equipamento de ciclismo. O vento, o vento...

www.copenhagencyclechic.com

IMAGENS DO TOUR

PORMENORES DO TOUR - ROBBIE MCEWEN

Esta grande competição tem sido uma montra enorme no que toca a pormenores de relevo. As particularidades destacam-se quer nas bicicletas, quer nos acessórios, quer nos corredores. Fiquem então com mais este pormenor de Robbie McEwen. Conhecido pela força explosiva que aplica em cada chegada ao sprint vê agora essa característica patente em autocolante, o Rocket Robbie. Claro que nesta edição o foguete esteve um pouco apagado, mas a fama ninguém a retira!




21/07/2008

O PRAZER DO BTT

MARZOCCHI VENDIDA AOS AMERICANOS


A marzocchi, empresa italiana dedicada à construção e comercialização de suspensões para as Motas e Bicicletas está prestes dar um novo rumo ao seu futuro. Esta conhecida empresa, fundada em 1949 (4 anos após o fim da II Guerra Mundial) por Guglielmo and Stefano Marzocchi, há quase 60 anos que se dedica à contrução de componentes para as Motas e há cerca de 18 que orientou esforços no sentido de também fornecer aos praticantes do Mountain Bike materiais robustos e fiáveis. No entanto, a mundialização da economia e o capitalismo, fazem com que muitas empresas tenham de encontrar soluções adequadas para permanecerem no competitivo mercado mundial de forma sustentada. A Marzocchi parece ser mais uma. Depois da revolução de aquisições que se viu com a SRAM, ROCK SHOX, AVID e até mesmo a CANNONDALE, eis que se fala de mais uma aquisição de relevo. Ainda estão em fase preliminar, mas tudo aponta para que em Setembro o acordo já esteja definido. A empresa em questão é a TENNECO, que tem sede no EUA, nomeadamente em Illinois. A marzocchi pretende assim usufruir do elevado suporte financeiro que a Tenneco representa e assim continuar a representar uma significatva cota de mercado, apostando claramente na inovação.

20/07/2008

OSCAR PEREIRO - QUEDA VIOLENTA

O vencedor do Tour de 2006, sofreu hoje, no decorrer da 15ª etapa da volta à França, uma queda violentíssima. A localidade de Prato Nevoso ficará na memória do corredor pelos piores motivos. Pereiro detinha a 15ª posição a cerca de 6 minutos de Cadel Evans. O acidente foi de tal maneira grave tendo provado fracturas múltiplas que com base nas vagas informações de momento, apontam para fractura total do braço esquerdo e fractura na zona cervical, entre outras. São notícias destas que custam sempre a publicar. Conhecemos o prazer de pedalar e infelizmente alguns de nós também conhecem o "desprazer" das quedas. Foram bastantes os acidentes que marcaram esta competição ao longo dos anos. Infelizmente alguns foram graves demais. Esperemos que Oscar Pereiro recupere e que para o próximo ano o vejamos com a mesma combatividade que o caracteriza.



MARK CAVENDISH ABANDONA O TOUR


Mark Cavendish, sprinter Inglés ao serviço do Team Columbia, abandona o tour após ter vencido em quatro etapas. a razão invocada pelo corredor foi o extremo cansaço que sente depois de nas últimas semanas ter trabalhado imenso. Claro que a 60 pontos da camisola verde torna-se mais fácil tomar esta decisão, ao mesmo tempo que se prevê uma preparação para os Olímpicos que estão já aí à porta. Resumindo, não tendo hipóteses na camisola verde e tendo o seu trabalho como sprinter já feito (4 vitórias) há que tentar a sorte nos Olímpicos. É que os próximos jogos são só daqui a quatro anos!

MARZOCCHI CORSA

Já faz algum tempo que aqui falei da gama marzocchi para 2009. As imagens publicadas resultaram da apresentação realizada no "Sea Otter Classic". Neste Post pode ver a gama Corsa A Series, com vista ao mundo do Cross Country, formada por três modelos. Se bem que as outras marcas apostam claramente na redução de peso, na Marzocchi as coisas não são bem assim. Todos sabemos que a marca do "M" Vermelho está claramente associada a qualidades como a robustez e a fiabilidade. Há inclusive atletas experientes que defendem que só existem duas marcas, a FOX e a MARZOCCHI. Esta será uma afirmação radical, mas demonstra que primam pela qualidade. Sendo então suspensões robustas, o peso fica sempre compremetido. Para 2009 a topo de gama, a Corsa Cento (100) Apresenta diversas regulações, à semelhança do ano passado, está mais rigida em cerca de 25%, mas o peso centra-se nas 1590 gramas, que com o bloqueio no guiador alcança 1690 gramas. Não será por aqui que vai competir com a Manitou ou a rock Shox, mas quanto a mim, que também tenho uma Marzocchi, há características mais importantes que o peso. Fica aqui um quadro exemplificativo das características de cada uma delas.



18/07/2008

VERY LIGHT

Este é o verdadeiro significado de "very light". O ciclista em questão, a avaliar pela quantidade e diversidade de objectos luminosos, deve ser um habitante de Las Vegas.

MAVIC 2009

SLR - O topo de gama da Mavic para BTT. Têm um peso anuciado de 1755 gramas, sendo que são 690 gr para a da frente e 820 gr para a de trás, no sistema center lock.

CROSSMAX SX - Um peso de 1755 gramas

CROSSLINE - Um peso de 2055 gramas

DEEMAX - Um peso de 2160 gramas

DEETRAKS - Um peso de 2255 gramas

CROSSMAX ST DISCUm modelo de gama superior mas, robusto, com um peso anunciado de 1635 gamas.


CROSSRIDE - O modelo económico da Mavic de XC para 2009, sofreu poucas alterações. Pouparam cerca de 40 gramas. Na versão V-Brakes o peso será de 1940 gramas e na versão Disco será de 1905 gramas.